Stellantis: Investimento de 50 mil milhões de euros em eletrificação nos próximos 10 anos
A Stellantis planeia investir mais de 50 mil milhões de euros ao longo da próxima década em eletrificação, como parte do seu plano “Dare Forward 2030”. O objetivo é alcançar, até 2030, uma proporção de 100% de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) em automóveis de passageiros na Europa e de 50% em automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros a bateria nos EUA.
Para atingir essas metas de vendas, a empresa está assegurando cerca de 400 GWh de capacidade de bateria, incluindo o suporte de seis fábricas de baterias localizadas na América do Norte e na Europa. Um dos próximos investimentos será Szentgotthard, na Hungria, a partir do final de 2026. O investimento de 103 milhões de euros em Szentgotthard, montante que inclui incentivos e contribuições do governo húngaro, é o exemplo mais recente do empenho da Stellantis em transformar as instalações existentes para o seu futuro eletrificado. A empresa recorreu às unidades de Tremery-Metz, França, e Kokomo, no Estado do Indiana, nos EUA, para a produção de EDMs (módulos de propulsão elétrica – Electric Drive Modules). Além disso, o complexo industrial de Mirafiori, em Itália, está a aumentar, em 2024, a produção de transmissões eletrificadas de dupla embraiagem (eDCT) de nova geração para veículos híbridos e híbridos plug-in da Stellantis.
Atualmente, a fábrica de Szentgotthard fabrica motores de combustão interna de 1,2 litros turbo, de três cilindros, e blocos de 1,6 litros, de quatro cilindros, utilizados em diversos veículos das marcas da Stellantis. Os funcionários da Stellantis receberão formação especializada para satisfazer os requisitos de maquinação e montagem da produção dos EDM.
Mudança já sentida em Portugal
As mudanças também se faz sentir em Portugal. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, anunciou que a fábrica de Mangualde iniciará a produção de carros elétricos já em 2024. Inicialmente, a empresa havia indicado que a fabricação de furgões totalmente elétricos das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot começaria somente em 2025, mas a decisão foi de antecipar a data. A fábrica da Stellantis no país vai produzir modelos Citroën ë-Berlingo, Peugeot e-Partner, Opel Combo-e e Fiat e-Doblò, nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros. “Mangualde é a melhor fábrica na Europa em qualidade e em custo. Está no pódio entre 90 fábricas na Europa”, adiantou Carlos Tavares
0 comentários