Stellantis investe em níquel e de cobalto para baterias
A Stellantis N.V. e Alliance Nickel Ltd (anteriormente GME Resources) (ASX: AXN, Alliance) anunciaram a assinatura de um contrato vinculativo para o fornecimento de 170 mil toneladas de sulfato de níquel e de 12 mil toneladas de sulfato de cobalto durante um período inicial de cinco anos. Representa cerca de 40% da produção anual estimada do Projeto NiWest Nickel-Cobalt, na Austrália Ocidental. Os preços para o níquel e para o cobalto estão vinculados aos índices de preços.
Por outro lado, a Stellantis fez um acordo de aquisição de novas ações da Alliance Nickel no valor de € 9,2 milhões, assegurando-lhe uma participação total de 11,5% e o direito de nomear um Diretor para o Conselho de Administração da Alliance: “Os compromissos do plano ‘Dare Forward 2030’ e as nossas diretrizes rumo à liderança no domínio da descarbonização industrial são construídos com base na garantia do fornecimento de matérias-primas para os nossos veículos elétricos a bateria”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A parceria com a Alliance Nickel é um elemento importante do nosso plano para proporcionar uma mobilidade limpa, segura e acessível para todos em todo o mundo.”
“Os contratos vinculativos com a Stellantis, um dos principais e mais visionários construtores de veículos do mundo, permitirão transformar o futuro da Alliance. Eles validam a nossa estratégia de desenvolvimento para o Projeto NiWest Nickel-Cobalt e abrem novas opções fundamentais de financiamento, assegurando-nos um cliente e investidor de primeiro nível”, referiu Paul Kopejtka, Managing Director e CEO da Alliance. “Esperamos desfrutar de uma longa parceria com a Stellantis, enquanto continuamos a executar a nossa estratégia para nos tornarmos no novo fornecedor australiano para o mercado global de sulfato de cobalto e de níquel de qualidade premium para baterias. Trata-se, sem dúvida, de uma operação do tipo ‘We Win Together’ para ambas as empresas”.
Os contratos vinculativos de aquisição e a obtenção de ações solidificam a parceria entre a Stellantis e a Alliance Nickel, iniciada em outubro de 2022 através de um memorando de entendimento não-vinculativo para o fornecimento de materiais para baterias de veículos elétricos.
Os fundos procedentes da compra de ações serão aplicados no financiamento do Estudo de Viabilidade Definitivo do projeto NiWest e nos trabalhos de design de engenharia previstos para o último trimestre de 2023.
Como parte do plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis tem como objetivo que 100% das vendas de automóveis de passageiros na Europa e que 50% de vendas de automóveis de passageiros e camiões ligeiros nos EUA, sejam BEV até ao final da década. A Stellantis pretende reduzir as emissões de CO2 em metade até 2030, face às métricas de 2021, e alcançar uma neutralidade carbónica líquida até 2038, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.
A execução dos acordos vinculativos de compra garantida e de subscrição de ações está sujeita às condições habituais de encerramento das operações, incluindo as aprovações regulamentares.
A Stellantis está a estruturar uma lista de parceiros importantes para garantir a estabilidade no fornecimento de materiais fundamentais para o seu futuro eletrificado. Para além da Alliance Nickel, a Stellantis tem parcerias com a McEwen Copper, Terrafame, Vulcan Energy, Element 25 e a Controlled Thermal Resources.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários