Stellantis assina acordo com a Element 25 reforçando a produção de baterias
A Stellantis acaba de divulgar a assinatura de um acordo vinculativo entre o Grupo e a Element 25 Limited, destinado a reforçar a cadeia de abastecimento de sulfato de manganésio destinado à produção de baterias para automóveis elétricos.
O Grupo Stellantis e a Element 25 Limited anunciaram há dias a assinatura de um acordo vinculativo para que a Element 25 forneça à Stellantis sulfato de manganésio monoidratado de elevado teor de pureza para baterias de veículos elétricos (EV). O acordo a cinco anos aponta para que os fornecimentos arranquem em 2026, num volume total de 45.000 toneladas e inclui opções para a extensão quer dos prazos de fornecimento, quer dos volumes.
A Element 25 irá fornecer o material a partir do seu projeto “Butcherbird”, na Austrália Ocidental, e planeia construir uma instalação de processamento nos Estados Unidos. A Stellantis irá fazer um investimento de capital na Element 25.
“O nosso compromisso de conseguir zero emissões líquidas de carbono inclui a criação de uma cadeia de fornecimento inteligente, que nos permita satisfazer a procura dos nossos clientes por veículos elétricos”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Os veículos elétricos que proporcionam uma experiência inovadora ao cliente em termos de propulsão, conectividade e conveniência são fulcrais para o nosso plano ‘Dare Forward 2030’ que defende uma mobilidade segura, limpa e acessível.”
O acordo com a Element 25 reforça a estratégia de eletrificação da Stellantis, que passa por garantir o fornecimento substancial de matérias-primas para a produção de veículos elétricos a bateria (BEV). O manganésio é um elemento estabilizador chave no cátodo das baterias EV.
Como parte do seu plano estratégico “Dare Forward 2030”, a Stellantis anunciou o seu objetivo de garantir que, até 2030, 100% dos automóveis de passageiros vendidos na Europa e 50% dos automóveis de passageiros e camiões ligeiros vendidos nos EUA sejam elétricos. A Stellantis liderará a luta da indústria contra as mudanças climáticas, alcançando zero emissões líquidas de carbono até 2038, com uma redução de 50% até 2030.
A Stellantis planeia investir mais de 30 mil milhões de euros até 2025 na eletrificação e desenvolvimento de software, enquanto pretende continuar a ser 30% mais eficiente do que a indústria no que diz respeito ao total de gastos Capex e I&D face às receitas.
“O suporte da Stellantis ao projeto de sulfato de manganésio de elevado grau de pureza, da Element 25, traduz-se num apoio fantástico de um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo e valida os nossos planos para nos tornarmos num fornecedor de materiais para baterias a longo prazo de referência a nível mundial, para satisfazer a crescente procura global”, referiu Justin Brown, Managing Director da Element 25. “Estamos totalmente alinhados com as metas de descarbonização e de eletrificação da Stellantis, que se encontram entre as mais ambiciosas do setor e, com este acordo, também nos comprometemos a alcançar objetivos neutros em termos de emissões de carbono.”
O cumprimento dos termos do acordo por ambas as partes está condicionado à conclusão satisfatória das diligências técnicas e a um estudo de viabilidade.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários