Stellantis acaba de revelar os resultados da Fiat em todo o mundo
A Fiat mantém-se como a marca mais vendida do Grupo Stellantis, com um valor global de vendas impressionante e com uma quota de mercado acima dos 20% em mercados como o Brasil, por exemplo.
A presença da Fiat no mercado europeu está mais ou menos dedicada ao 500 e ao Tipo, pelo que não é das marcas que mais vemos no nosso dia-a-dia. Mas o comunicado da Stellantis em que nos mostra as vendas globais da marca italiana, revela porque é que a preocupação com isso até pode não ser assim tão grande. Para começar, podemos já dizer que a Fiat continua a ser a marca mais vendida da Stellantis em todo o mundo, e líder em mercados como o Brasil, Itália e Turquia. E em termos de números, são mais de 1,2 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.
Olivier François, CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, afirma: “A FIAT confirmou mais uma vez o seu sucesso global, contribuindo substancialmente para os resultados do Grupo. Em termos de volume, a FIAT é a marca líder na Stellantis com mais de 1,2 milhões de unidades registadas em 2022, incluindo os veículos FIAT, Abarth e Fiat Professional. Somos o líder absoluto do mercado no Brasil, Itália e Turquia, e estamos a acelerar rumo a um futuro sustentável com o novo 500 elétrico, modelo que registou quase 120 mil unidades vendidas em 2022 desde o seu lançamento. E graças às sinergias incorporadas no Grupo Stellantis, em 2023 a FIAT continuará a oferecer soluções socialmente relevantes, apresentando quatro novos produtos”.
Na Europa, a FIAT tem sido sempre líder no mercado dos automóveis citadinos. Num contexto de crescente atenção às questões ambientais, o Novo 500 – ícone elétrico da FIAT – registou no ano passado mais de 66.000 unidades vendidas, num total de 120.000 exemplares comercializados a nível mundial desde o seu lançamento. Este incrível sucesso faz do Novo 500 o elétrico mais vendido no mercado italiano, segundo classificado em Espanha e terceiro na Alemanha. Além disso, é o terceiro BEV mais vendido nos 10 maiores mercados europeus e é o veículo elétrico mais vendido do Grupo Stellantis. No segmento dos automóveis citadinos, é também digno de nota o desempenho dos Fiat 500 e Panda, os dois ícones – o primeiro e o segundo classificados no segmento, respetivamente – alcançaram em conjunto uma quota de mercado de 43,8% durante o ano, reafirmando a liderança europeia da FIAT. Por último, a marca foi igualmente a primeira classificada em Itália com uma quota de mercado de 15,1%.
A FIAT é, de longe, a marca mais vendida na América do Sul, com uma quota de mercado de 13,6%, sendo também líder absoluta no Brasil, o mercado mais importante para a marca. Em 2022 registou mais de 430.000 unidades vendidas, bem como uma quota de 21,9%, o seu melhor desempenho anual e o melhor de qualquer marca na última década. Estes resultados extraordinários foram alcançados devido aos modelos que conquistaram os corações dos brasileiros nos diferentes segmentos: 24,7% de quota entre os pequenos automóveis, quase 50% no segmento das pick-up e 37,1% na categoria dos furgões. E, pelo segundo ano consecutivo, o Fiat Strada foi o veículo mais vendido, tal como o Fiat Toro foi a pick-up de segmento C mais comprada no país. A berlina Cronos tem tido igualmente um bom desempenho, com um crescimento de 49% relativamente a 2021, bem como o SUV compacto Pulse, que ultrapassou os 50 mil exemplares comercializados no ano.
O desempenho na região MEA é notável, especialmente no mercado turco, onde a FIAT, pelo quarto ano consecutivo, foi a marca mais vendida, representando 18,7% da quota de mercado. A estrela absoluta foi definitivamente o Fiat Tipo, modelo que garantiu o título de carro mais vendido no país, reunindo mais de 50% da preferência dos clientes no seu segmento.
0 comentários