State of the ArTT: o Audi TT faz 25 anos
O Audi TT, um desportivo de produção de duas portas e descapotável, nasceu em 1998, cumpriu este ano um quarto de século. O primeiro vislumbre do seu design foi na primavera de 1994 no Centro de Design do Grupo Volkswagen na Califórnia. Foi apresentado pela primeira vez como um concept car no Salão Automóvel de Frankfurt de 1995. Tudo o é história, inclusive o nome: é inspirado na tradição de sucesso da NSU na corrida de motociclos britânica Isle of Man TT. Mas também pode ser atribuído à frase Tecnologia e Tradição.
O Audi TT entrou para a história do design quando a série foi lançada há 25 anos. Um quarto de século depois, a Audi Tradition celebra o icónico automóvel desportivo na sua exposição “State of the ArTT”. Os visitantes podem ver a mostra única de 24 de julho a 24 de setembro no museu móvel da Audi em Ingolstadt.
Há um veículo que tem de ser mostrado entre os antepassados do TT: o automóvel de exposição de 1995. A Audi apresentou o estudo na IAA em Frankfurt, em setembro desse ano. E imediatamente a opinião pública foi unânime: o automóvel devia entrar em produção em série – exatamente como está!
Assim, no final de 1995, foi tomada a decisão de construir o Audi TT Coupé e, em 1998, começou a produção. Torsten Wenzel, o designer de exteriores da Audi que ajudou a converter o projeto para a produção em série, recorda: “Para nós, o maior elogio foi quando a imprensa especializada constatou que pouco tinha mudado do estudo para o modelo de série, embora tivéssemos, naturalmente, de adaptar vários detalhes devido às especificações técnicas para a versão de série, incluindo as proporções.” Para Wenzel, que tem o seu próprio TT de primeira geração, o TT permanece inalterado hoje em dia, “uma escultura para conduzir, com as mais belasformas e linhas”.
O Audi TT foi uma inovação com um nome tradicional
O fabricante de automóveis de Ingolstadt desviou-se deliberadamente das convenções habituais da Audi quando deu nome ao novo automóvel desportivo na altura: O nome do modelo “TT” é uma reminiscência do lendário Tourist Trophy na Ilha de Man, um dos mais antigos e espectaculares eventos de desportos motorizados do mundo e onde a NSU e a DKW alcançaram grande sucesso com as suas motos. Com o NSU TT, o fabricante de automóveis sediado em Neckarsulm já tinha estabelecido uma ligação com o êxito da marca em desportos motorizados na ilha, na década de 1960. A marca dos quatro anéis utilizou então esta dupla referência para dar o nome ao Audi TT. O curador Stefan Felber: “Também estamos a mostrar alguns modelos especiais desta parte da história do TT na nossa exposição de verão”. Por exemplo, a NSU Rennfox de 1954, a mota que venceu o TT Ulster e que deu o nome aos posteriores modelos NSU Quickly TT e NSU Prinz TT. Através desta linhagem, é também, em última análise, um antecessor do Audi TT, um modelo que foi tão revolucionário como determinante para a marca.
State of the ArTT – o Audi TT faz 25 anos
24 de julho a 24 de setembro no museu móvel da Audi; reservas e preços dos bilhetes online
Além de exposições sobre a história do nome “TT”, a exposição de verão sobre a história do próprio Audi TT apresenta também vários estudos e coupés das três gerações, como o Audi TT quattro sport de 2005, o Audi TTS Pikes Peak “Shelly” de 2009, o Audi TT ultra quattro concept, de 2013, e o vencedor da Taça Audi TT de 2017.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários