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Smart Vision EQ: Mobilidade eléctrica e autónoma do futuro

By on 2 Setembro, 2017

Smart Vision EQ

O smart vision EQ fortwo é uma nova visão de um transporte público local com mobilidade urbana e individualizada, elevada flexibilidade e total eficiência: este protótipo autónomo recolhe os passageiros diretamente no local por eles escolhido. As novas opções de individualização ajudam os utilizadores a reconhecer que é o “seu” veículo: através da grelha frontal e das grandes superfícies projetadas na lateral, o smart vision EQ fortwo permite uma individualização do veículo sem precedentes, ideal para a partilha de automóveis. Este protótipo é o primeiro veículo do grupo Daimler a dar o passo lógico de dispensar um volante e os pedais.

O smart vision EQ fortwo é, também, um automóvel que combina os campos individuais de tecnologia e experiência que formam a estratégia empresarial da CASE e que oferecem aos utilizadores citadinos um acesso intuitivo à mobilidade individual. A sigla CASE significa os pilares estratégicos da conetividade (Connected), da condução autónoma (Autonomous), da utilização flexível (Shared & Services) e dos sistemas motrizes elétricos (Electric).

Está prevista a produção de mais de dez novos automóveis elétricos pela divisão automóvel da Mercedes-Benz até ao ano de 2022, desde o pequeno smart ao grande SUV. A smart deu o seu primeiro passo em 2007, com o smart de motorização elétrica e hoje todos os seus modelos são oferecidos opcionalmente com motorização elétrica.

Shared

o smart vision EQ fortwo é uma nova visão da partilha de automóveis. Como a transformação do “tráfego urbano” em “fluxo citadino” no futuro, não só trará benefícios aos utilizadores, como também ao público em geral, as autoridades citadinas e municipais são também um grupoalvo da smart no que respeita aos conceitos de car-sharing. No presente, é alugado um veículo car2go algures no mundo a cada 1,4 segundos.

Atualmente a car2go tem mais de 2,6 milhões de clientes em todo o mundo – um número que está sempre a crescer. Os estudos mais recentes preveem que o número de utilizadores das plataformas de car-sharing em todo o mundo terá quintuplicado em 2025, atingindo um valor de 36,7 milhões. Um dos fatores que tornam a car2go tão popular é a espontaneidade e a flexibilidade da partilha livre de automóveis. O veículo não tem de ser recolhido ou devolvido num local específico. Em vez disso, pode ser alugado e deixado em qualquer uma das zonas “base” (home) designadas.

Autonomous

O protótipo smart vision EQ fortwo de motorização elétrica demonstra como a condução autónoma pode tornar o car sharing do futuro ainda mais conveniente, simples e economicamente eficiente. Graças ao conceito de “swarm intelligence” (inteligência coletiva) e à condução autónoma. O smart vision EQ fortwo vem anunciar uma nova era na partilha de automóveis: os utilizadores já não têm de procurar o carro seguinte que esteja disponível – o veículo dirige-se aos passageiros e recolhe-os diretamente nas suas localizações escolhidas.

E, graças a este conceito e à previsibilidade resultante da procura, o veículo provavelmente não vai estar longe de onde é preciso, tornando as diligências de hoje, necessárias para recolher um “carro alugado”, uma coisa do passado. Os veículos interligados estão sempre na estrada. A utilização aumenta e, ao mesmo tempo, a quantidade de tráfego e o número de espaços de estacionamento necessários nas áreas urbanas diminui.

Connected

Para “chamar um smart vision EQ fortwo basta usar um dispositivo móvel de comunicações. As novas opções de individualização ajudam os utilizadores a reconhecer que é o “seu” veículo: através da grelha à frente (dimensões: 44 polegadas/105 x 40 cm e das grandes superfícies projetadas dos lados, o smart vision EQ fortwo permite a personalização do veículo. Os grupos de LEDs no lugar dos faróis refletem um aspeto clássico (de desportivo a neutro) ou assumem o formato de olhos, o que permite uma comunicação mais “humanizada” com o veículo.

Os farolins traseiros também podem ter um aspeto convencional ou oferecer informações detalhadas – por exemplo, alertas ou informações de trânsito. À frente, a grelha do radiador serve para dar um toque pessoal e para comunicar com os outros utilizadores da estrada (por exemplo, para dar informações aos peões que atravessam a estrada). As portas deste protótipo estão revestidas por uma película que pode ser ativada conforme necessário. Se o veículo não estiver ocupado, podem ser apresentadas informações sobre eventos locais, previsões do tempo, notícias ou as horas. A grelha preta do smart indica se o veículo está ocupado por um ou por dois passageiros.

Quem pretender, pode usar a função de partilha 1+1 para entrar em contacto com utilizadores potencialmente interessados. Os eventuais passageiros são sugeridos com base nos seus perfis e planos de viagem atuais memorizados e podem ser aceites ou rejeitados. Quando estiverem dois passageiros a bordo, o mostrador grande no interior mostra os interesses comuns aos dois, tais como concertos a que foram recentemente ou os desportos que ambos praticam. O tempo extra que se ganha como resultado de viajar num veículo de condução autónoma pode ser usado para conversar e interagir.

Electric

O smart vision EQ fortwo possui uma bateria recarregável de iões de lítio com 30 kWh de capacidade. Quando não está em utilização, o veículo dirige-se de forma independente a uma estação de carga para recarregar a bateria. Em alternativa, os carros podem “atracar” de forma indutiva à rede elétrica, carregar eletricidade para a rede e atuarem como “bateria coletiva”, aliviando a pressão da rede elétrica. Aqui, a smart desempenha um papel fundamental na formulação de uma nova revolução energética.

Estilo de vida urbano do futuro

O smart vision EQ fortwo (comprimento/largura/altura: 2.69/1.720/1.535 mm) é um veículo moderno de dois lugares e, tal como todos os modelos smart, oferece o máximo de espaço numa carroçaria diminuta. O veículo comunica através da sua grelha frontal e dos grupos de LEDs, que substituem os faróis e os farolins. Os vidros laterais são cobertos por uma película especial, com informações que podem ser projetadas do interior.

A área frontal do habitáculo apresenta um mostrador de preto destinado à atividade de interface com o utilizador.

Exterior: proporções caraterísticas de um smart, um novo conceito de portas

O exterior é como uma peça de joalharia, com um recetáculo que circunda simbolicamente a pedra preciosa. Com um design de “caixa e meia”, as cavas das rodas pronunciadas e musculadas e as curtas distâncias entre os eixos das rodas e as extremidades dos para-choques, à frente e atrás, tornam as proporções deste protótipo tipicamente smart.

O novo conceito das portas é uma caraterística distintiva. Para poupar espaço, as duas portas rodam em pivot, como asas sobre o eixo traseiro, facilitando ao acesso e criando uma arquitetura fascinante. O conceito das portas também permite reduzir o perigo de colisões com ciclistas e com peões. Os elementos tridimensionais rosa-dourado nas rodas e no difusor são uma alusão à motorização elétrica e criam uma ponte com o padrão de design EQ. Os vidros laterais têm um aspeto hexagonal cónico.

O design claro e futurista do exterior é reforçado pelas superfícies brancas metalizadas e pelos vidros escurecidos. Numa forma contemporânea e tecnológica, o smart “brinca” com as cores no exterior através de um grande número de exibições gráficas.

Interior: espaço generoso, arrumação inteligente

O esquema cromático do smart vision EQ fortwo possui um aspeto fresco e futurista, combinado com toques quentes de rosa-dourado. Este protótipo é o primeiro veículo do grupo Daimler a dar o passo lógico de dispensar um volante e os pedais. As funções do veículo são controladas por um dispositivo móvel pessoal ou por comandos de voz, num arranjo intuitivo, conveniente e higiénico. Ao dispensar os elementos de controlo convencionais, o habitáculo parece ser ainda mais espaçoso. O tablier é substituído por um ecrã (58,5 x 15, 6 cm) rodeado por uma moldura em rosadourado. Os bordos exteriores apresentam dois mostradores de menores dimensões (quatro polegadas), que podem ser usados pelo smart vision EQ fortwo, por exemplo, para dizer “Bem-vindo”.

Estofados com uma nova e inovadora pele sintética, os bancos de cor branca são fáceis de limpar e, portanto, totalmente compatíveis com o conceito de “partilha”. Os bancos tipo “lounge” oferecem espaço para até dois passageiros. Caso necessário, o apoio de braço central retrátil cria uma separação entre os ocupantes ou serve como compartimento de arrumação. O interior branco cria uma impressão generosa de espaço. Por outro lado, há opções inteligentes de arrumação disponíveis no piso e debaixo dos bancos. A bagagem e os acessórios pessoais podem ser fixos por faixas em borracha azul.

O grande número de superfícies digitais, tanto dentro como fora, oferecem um novo nível de comunicação entre o ser humano e o automóvel, no que respeita a todos os aspetos da condução autónoma e à partilha de automóveis. As cores do veículo e os ecrãs adaptam-se aos seus clientes, oferecendo um “santuário” privado na confusão da cidade. Assim, o utilizador tem também a possibilidade de personalizar o veículo e adaptálo às suas necessidades.

Acerca da CASE

CASE – estas letras estão a moldar o futuro da mobilidade. Esta sigla CASE significa os pilares estratégicos da ligação em rede (Connected), da condução autónoma (Autonomous), da utilização flexível (Shared & Services) e dos sistemas motrizes elétricos (Electric). Os quatro domínios da CASE são parte integral da estratégia empresarial da Daimler AG. O objetivo é definir os moldes de uma mobilidade intuitiva para os nossos clientes, através dos tópicos estratégicos da CASE.

Hoje em dia, a divisão automóvel da Mercedes-Benz já tem um papel preponderante nestas quatro áreas. Por exemplo, todas as atividades na área da conetividade estão focadas na marca digital Mercedes me, que dá aos clientes acesso a uma gama extensa e personalizada de serviços disponíveis através de aplicações, website ou diretamente o automóvel.

No caminho para a obtenção de uma mobilidade autónoma, há vários anos que a Mercedes-Benz tem sido um dos principais impulsionadores do desenvolvimento, tendo repetidamente definido os padrões neste domínio.

Para isso, os engenheiros da Mercedes-Benz usam um conceito denominado “sensor fusion” (fusão de sensores). Este conceito combina e analisa de forma inteligente os dados dos diferentes sensores, sejam câmaras, sensores de ultrassons ou radares. Com o protótipo smart vision EQ fortwo, a marca smart vem também demonstrar como poderá ser a condução de um veículo sem volante e sem pedais, no futuro.

A Mercedes-Benz, como empresa inventora do automóvel, já tem um papel fundamental no campo da partilha e dos serviços (Sharing & Services). Os serviços de mobilidade já usados por mais de 14,5 milhões de pessoas abrangem a partilha livre de veículos (car2go), o car-sharing privado “peer-to-peer” entre utilizadores (Croove), a aplicação para chamar um táxi (mytaxi) e a plataforma de mobilidade (moovel).

A Mercedes-Benz tem uma abordagem completa no que respeita à eletrificação das motorizações dos seus veículos. Para além da família de veículos da marca EQ, a Mercedes-Benz também tem em desenvolvimento um ecossistema holístico que, juntamente com o próprio veículo, também abrange uma oferta compreensiva de mobilidade elétrica. Isto abrange serviços inteligentes e unidades de armazenamento de energia para clientes privados e comerciais, tecnologias de carregamento de baterias e reciclagem sustentada.

No caminho para uma condução sem emissões, a Daimler segue sistematicamente uma estratégia de “três vias” no que respeita às motorizações, a fim de conseguir implementar a máxima compatibilidade ambiental em todas as classes de veículos (incluindo veículos comerciais e carrinhas) – com uma mistura inteligente dos mais recentes motores de combustão e eletrificação parcial por meio das tecnologias de 48 volts, veículos híbridos personalizados de ligação à rede elétrica EQ Power e veículos elétricos de baterias ou com motorização a células de combustível.

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