Skoda vai construir nova fábrica na Europa
A gama de SUV da Skoda tem mostrado ser um sucesso, de tal forma que a marca checa vai construir uma nova fabrica para responder á procura.
A Skoda vendeu, em 2018, 150 mil unidades do Karoq, o primeiro ano completo de vendas. Porém, Bernhard Maier, CEO da Skoda, lembra que esse número poderia ser mais expressivo caso a capacidade de produção estivesse adequada. Segundo este responsável da Skoda, teria sido possível vender mais 100 mil unidades, tudo devido à incapacidade de produção.
Contas feitas, a Skoda vendeu 1,2 milhões de unidades em 2018 e tem como objetivo chegar aos 2 milhões de unidades até 2025, mas para isso terá de aumentar a produção, agora que juntou o Kamiq ao Karoq e ao Kodiaq, alcançando o patamar de verdadeiro “player” do mercado mundial.
Meier acredita que se não fossem os constrangimentos de produção, a Skoda conseguiria chegar aos dois milhões de unidades vendidas antes do prazo estabelecido. Enfim, como desabafa Meier, “o nosso problema é que a procura do produto é maior que a nossa capacidade de oferta.”
Para obviar esta falta de capacidade de produção, a Skoda vai construir mais uma fábrica do grupo Volkswagen, estando quatro locais em estudo, que ainda não foram revelados pela marca checa. A decisão será tomada a meio do ano.
Entretanto, a Skoda está, como outras marcas, a simplificar a gama devido às dificuldades de voltar a homologar alguns modelos debaixo do protocolo WLTP.
0 comentários