Škoda Superb: Nova geração já disponível a partir dos 41 800€
Škoda: Novo centro de simulação inaugurado na Chéquia

Škoda Superb Estate: Nova geração com mais espaço, mais estilo e mais tecnologia

By on 11 Março, 2024

A Škoda apresentou a nova Superb Estate, que entra agora numa nova geração, com dimensões aumentadas, um design evoluído de forma inteligente e tecnologias avançadas. Com seis variantes de motorização, incluindo um híbrido plug-in com uma autonomia elétrica de mais de 100 km e um 1.5 TSI com tecnologia mild-hybrid, oferece uma eficiência melhorada.

A história do Škoda Superb remonta à década de 1930, com o lançamento do Škoda 640 Superb, que apresentava inovações como uma avançada estrutura tubular e um sistema elétrico de 12 volts. Reavivado em 2001, o moderno Superb tornou-se o principal modelo com motores térmicos da marca, oferecendo características como os faróis bi-xénon e a transmissão automática Tiptronic. A segunda geração, introduzida em 2008, expandiu-se para incluir tração integral opcional e uma espaçosa variante Estate. A terceira geração, lançada em 2015, ostentava tecnologias de ponta como o chassis adaptativo DCC e o controlo climático tri-zona, tornando-se a geração Superb mais vendida até à data. A atualização de 2019 introduziu o modelo híbrido plug-in Superb iV, continuando o legado de sucesso com mais de 1.600.000 modelos Superb construídos em todo o mundo.

A nova Superb Estate destaca-se pela sua grelha de radiador octogonal distinta e pelos faróis LED Matrix beam de design apurado, com o inovador elemento de design Crystallinium. As luzes traseiras LED opcionais oferecem indicadores animados com uma função “Coming/Leaving Home”, de série nas versões SE L e L&K. Os pormenores exteriores em Unique Dark Chrome, incluindo um novo logótipo 2D no capot e a inscrição na porta da bagageira, acrescentam atratividade visual. Com um coeficiente de resistência aerodinâmica de cd 0,25, é a carrinha mais aerodinâmica de sempre da Škoda, conseguida através de uma afinação fina do design da carroçaria e de ajustes específicos, resultando numa redução de 15% no coeficiente de resistência aerodinâmica e melhorando a aparência distinta do modelo.

O interior da Superb Estate apresenta um ecrã de infoentretenimento de 13 polegadas e uma consola central simplificada, com a alavanca selectora agora na coluna de direção. Pela primeira vez, está disponível um head-up display como opção. O veículo está equipado com o Škoda Smart Dials e o assistente de voz Laura, ao qual se juntará brevemente o ChatGPT, oferecendo um controlo perfeito de várias funções do veículo e do sistema de informação e lazer. As novas funcionalidades incluem o carregamento rápido sem fios de 15 watts e a ventilação simultânea do smartphone, juntamente com bancos Ergo, que são amigos das costas, com dez almofadas de massagem controladas pneumaticamente. Além disso, a Superb Estate oferece uma capacidade de arrumação melhorada de 690 litros, mais 30 litros do que o seu antecessor, e maior espaço para a cabeça.

Os seis grupos motopropulsores modernos e eficientes incluem também um híbrido plug-in de nova geração, presente na Superb Estate iV. O motor 1.5 TSI combina-se com um motor elétrico para proporcionar uma potência do sistema de 150 kW (204 cv) e oferece agora uma autonomia eléctrica de mais de 62 milhas no ciclo WLTP. Para além disso, o 1.5 TSI também está disponível com tecnologia mild-hybrid – uma novidade para o Superb. Além disso, existem também dois outros motores a gasolina, bem como duas unidades a gasóleo. As respetivas variantes de topo (265 cv e 193 cv) vêm equipadas de série com tração integral. O novo Controlo Dinâmico do Chassis (DCC Plus) combina conforto e dinâmica de condução, enquanto os faróis LED Matrix beam de segunda geração proporcionam uma iluminação ainda melhor da estrada à frente.

Motor Potência Torque Transmissão Tração PHEV
1.5 TSI iV 204 PS 350 Nm 6 velocidades DSG Dianteira Gasolina
1.5 TSI mHEV 150 PS 250 Nm 7 velocidades DSG Dianteira
2.0 TSI 204 PS 320 Nm 7 velocidades DSG Dianteira
2.0 TSI 265 PS 400 Nm 7 velocidades DSG Integral
2.0 TDI 150 PS 360 Nm 7 velocidades DSG Dianteira
2.0 TDI 193 PS 400 Nm 7 velocidades DSG Integral

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)