Skoda Kodiaq chega a Portugal em 2017
A Skoda vai lançar no mercado um novo SUV médio, o Kodiaq, que vem ocupar o lugar do Yeti. O nome Kodiaq é derivado do kodiak, subespécie do urso castanho, de dimensões consideráveis, que habita no Alaska. O novo modelo da marca checa representa uma grande evolução em relação ao seu antecessor, nomeadamente no que diz respeito ao aproveitamento do espaço interior, mas também nas capacidades dinâmicas em estradas com menos aderência. A chegada ao mercado nacional está prevista para o primeiro trimestre de 2017.
Em particular, o Kodiaq vê o comprimento crescer para quase 4,70 metros e a distância entre eixos para quase 2,80 metros, o que lhe permite escolher entre a melhor bagageira do segmento ou montar uma terceira fila de bancos (opcional). Na versão de cinco lugares, o principal mais-valia é a bagageira, que oferece um volume de 720 litros, que pode crescer para mais de 2000 litros com os bancos rebatidos. Quanto aos passageiros, a Skoda promete um espaço interior amplo para ombros e pernas, especialmente nos bancos traseiros.
Entre os novos equipamentos de segurança e auxílio à condução, espalhados entre o equipamento de série e a lista de opcionais, o destaque vai para o novo sistema de assistência de parqueamento com visualização a 360 graus (Area View), assistência de controlo do reboque (Tow ASsist), sensores para deteção de peões e de automóveis parqueados, cruise control adaptativo, e radares para assistir com a mudança de faixa e o ângulo morto. Para o público, o sistema SmartLink permite conectar a smartphones com sistemas Apple, Android, MirrorLink e SmartGate.
Quanto a motores, o Skoda Kodiaq está disponível com blocos 1.4 TSI de 125 ou 150 cv ou, no topo, um 2.0 TSI de 180 cv, que será menos interessante para o público nacional. A Diesel, as opções são o 2.0 TDI com 150 ou 190 cv, oferecendo consumos médios na casa dos 5 litros aos 100 km. O 2.0 TSI e o 2.0 TDI de 190 cv estão disponíveis de série com tração integral permanente e caixa DSG, que são opcionais no 1.4 TSI e 2.0 TDI de 150 cv. O motor de 125 cv tem apenas tração dianteira e caixa manual.
No chassis, o Kodiaq inclui travões com discos de grandes dimensões, controlo de estabilidade com bloqueio eletrónico do diferencial e, em opção, suspensão hidráulica com quatro modos selecionáveis de afinação bem como controlo de tração. Com estes sistemas, o Kodiaq é mais eficaz do que um carro semelhante em estradas de terra.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários