Skoda e os SUV: Três milhões “and counting…”
Numa história que começou em 2009 com o Yeti, a Škoda celebra agora a produção do seu SUV “três milhões”, um Škoda Kodiaq Sportline preto, que saiu da linha de produção na fábrica de Kvasiny. Depois da marca checa ter entrado pela primeira vez no segmento dos SUV com o Škoda Yeti em 2009, os veículos tornaram-se rapidamente parte integrante do portfólio do fabricante automóvel checo.
Ao longo da sua bem-sucedida campanha SUV, a Škoda apresentou as séries Kodiaq, Karoq e Kamiq, bem como o seu primeiro modelo SUV totalmente elétrico baseado em MEB, o Enyaq. Impulsionados pelo sucesso do Kushaq na Índia, os SUVs agora representam quase metade das entregas globais da Škoda.
Andreas Dick, Membro do Conselho de Produção e Logística da Škoda Auto,afirma: “Produzir três milhões de SUV desde 2009 é uma conquista fantástica para toda a nossa equipa. Este marco destaca a evolução das preferências dos nossos clientes e a nossa flexibilidade na satisfação das suas necessidades. Hoje, quase 50% dos veículos que entregamos são SUVs. A nossa missão é clara: estamos totalmente empenhados em eletrificar a nossa gama de SUV e adaptar as nossas instalações de produção. Desafio aceite!”
Na República Checa, a Škoda fabrica o Kamiq, o Enyaq e o Enyaq Coupé nas instalações de MladáBoleslav, enquanto o Karoq e o Kodiaq saem da linha de produção em Kvasiny. Além disso, o fabricante produz os seus modelos SUV na China, Índia, Ucrânia e Eslováquia.
The Yeti: o primeiro modelo SUV da Škoda
Em 2009, a Škoda Auto lançou aquela que era então a sua quinta série de modelos – o Yeti. O primeiro SUV do fabricante checo, era compacto e ostentava características típicas de SUV, com uma posição elevada e espaço, complementados por recursos SimplyClever, como bancos traseiros VarioFlex. Com mais de 684.000 unidades produzidas, a produção do Yeti terminou em 2018. O seu sucesso lançou as bases para a abrangente campanha de SUV da Škoda.
O Kodiaq: Pioneiro na campanha SUV e antecipação da próxima geração
O Kodiaq foi lançado mundialmente em setembro de 2016. O Kodiaq RS, apresentado no outono de 2018, foi o primeiro SUV da família desportiva Škoda RS. Até à data, foram produzidas mais de 841.000 unidades daquele que é o maior SUV da marca. Nas próximas semanas, a Škoda está pronta para revelar a segunda geração do Kodiaq, que contará com uma variante híbrida plug-in com uma autonomia elétrica superior a 100 quilómetros.
Škoda Karoq: Acelerar a campanha dos SUV
Em 2017, a Škoda apresentou o Karoq como o segundo modelo da sua gama de SUV. Este modelo compacto rapidamente se tornou uma pedra angular do portfólio atual da Škoda, com mais de 705.000 unidades produzidas. Em 2021, o Karoq estava disponível em 60 países e ocupava o terceiro lugar em termos de entregas totais, depois do Octavia mais vendido e do SUV de cidade:Kamiq. A atualização de 2022, introduziu uma linguagem de design mais refinada e incorporou materiais sustentáveis.
Škoda Kamiq: A entrada no segmento de SUV’s urbanos
Com o Kamiq, a Škoda adicionou à sua gama uma série de SUV no segmento de SUV’s urbanos que se encontrava em rápido crescimento. Desde o seu lançamento em 2019, saíram da linha de produção mais de 537.000 unidades do Kamiq, incluindo o Kamiq GT na China. Este sucesso posicionou-o como o SUV mais vendido da Škoda em 2021 e 2022. Em agosto, a Škoda apresentou versões atualizadas do Kamiq, com melhorias no design, segurança e conetividade.
O Enyaq e o Enyaq Coupé: A era elétrica num SUV
Em setembro de 2020, a Škoda Auto marcou um momento crucial na sua estratégia de mobilidade elétrica ao lançar o Enyaq, o seu primeiro modelo de produção baseado na plataforma modular de elétrica (MEB) do Grupo Volkswagen. Em janeiro de 2022, o Enyaq Coupé foi apresentado, ostentando um design emotivo, estética esportiva e um interior espaçoso. Até à data, mais de 166.000 unidades do Enyaq e Enyaq Coupé foram produzidas na fábrica de Mladá Boleslav.
O Kushaq: Made in India para a Índia
Apresentado em 2021, o ŠkodaKushaq é o primeiro modelo fabricado localmente pela marca na Índia. Com cerca de 64.000 unidades produzidas desde o seu lançamento, o Kushaq sublinha o compromisso da Škoda com o mercado indiano. Aproveitando as sinergias existentes para mercados dinâmicos em crescimento, os primeiros veículos Kushaq da fábrica de Pune serão exportados para o Vietname como unidades CKD (Completely Knocked Down), com montagem final prevista para montagem a partir do segundo semestre de 2024.
Trekka: o precursor da Škoda
O versátil Trekka, apresentado em 1966, é o precursor dos atuais modelos SUV da Škoda. Desenvolvido em colaboração com um importador local da Škoda e outras empresas sediadas na Nova Zelândia, foi distinguido como o primeiro veículo totalmente concebido e fabricado na Nova Zelândia. Foram enviados para montagem na Nova Zelândia kits técnicos de Mladá Boleslav, incluindo motores e transmissões. Em 1972, a fábrica Ōtāhuhu tinha produzido cerca de 3.000 unidades do Trekka
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários