Skoda 4×4: segurança e prazer de condução
Com o atual portefólio de quatro modelos de tração integral, a ŠKODA é uma das marcas mais antigas a propor veículos com tecnologia de tração às quatro rodas. Os primeiros sistemas de transmissão multi-eixo foram testados em Mladá Boleslav, já no final da década de 1930. A história de sucesso 4×4, cujo primeiro capítulo foi escrito com o ŠKODA OCTAVIA BREAK 4×4, começou em 1999.
Desde então, a ŠKODA AUTO produziu um total de mais de 700.000 veículos com tração integral. O interesse por este tipo de veículos da ŠKODA é tão elevado, que o fabricante checo adicionou três outros modelos à sua oferta 4×4 nos últimos três anos, ficando a gama composta pelo KAROQ, OCTAVIA, KODIAQ e SUPERB.
“Ao longo da ofensiva de novos modelos, a ŠKODA AUTO tem vindo a desenvolver a sua capacidade na vertente dos 4×4, estabelecendo-se como uma marca de tração integral. Um exemplo elucidativo: o modelo de quatro rodas motrizes mais vendido na Suíça, no segmento dos familiares, é o ŠKODA OCTAVIA”, destaca o CEO da Marca, Bernhard Maier. “Em 2017, produzimos mais de 127.000 veículos 4×4 em todo o mundo, o que significa que os nossos modelos de tração integral desempenham um papel crucial no sucesso da ŠKODA. Agora, estamos a expandir a nossa presença 4×4 nas gamas de modelos SUV”.
Entre o lançamento no mercado do primeiro modelo de tração integral da ŠKODA – o OCTAVIA BREAK 4×4 –, em 1999, e o final de 2017, a ŠKODA entregou mais de 700.000 veículos 4×4 aos clientes. Só no ano passado, foram comercializadas mais de 127.000 unidades em todo o mundo, entre versões do YETI, KAROQ, OCTAVIA, KODIAQ e SUPERB. O carro de ralis da ŠKODA, também com tração integral, comemorou em 2017 o ano mais bem-sucedido na história de 117 anos da Marca. Na última temporada, o ŠKODA FABIA R5 ganhou o Campeonato Mundial de Ralis na categoria WRC 2, juntamente com outros sucessos em campeonatos inter-regionais e nacionais. A dupla Pontus Tidemand/Jonas Andersson (SE/SE) fez parte da equipa oficial no Campeonato Mundial de Ralis 2017 de WRC 2. Além disso, a ŠKODA Motorsport ganhou o título na categoria WRC 2.
Todos os atuais modelos 4×4 estão equipados com tecnologia de tração integral com base na última geração da embraiagem eletrónica multidisco.
O sistema de tração integral funciona de forma eletrónica, precisa e rápida. A unidade de controle calcula de forma contínua a distribuição ideal de binário entre o eixo dianteiro e traseiro. A perda de tração é, portanto, praticamente eliminada.
As primeiras tentativas de desenvolver um sistema de suspensão multibraços foram realizadas no final dos anos 30 do século passado. A ŠKODA construiu vários protótipos de um autocarro com três eixos, onde os dois eixos traseiros eram motrizes. Mas esses projetos nunca chegaram à fase de produção.
Em seguida, surgiu o type 903, um veículo militar. O exército checo convidou diversas empresas para concorrer para a construção de um veículo para as altas patentes utilizarem em campo, e a ŠKODA concorreu com o 903. O primeiro protótipo do veículo foi construído em 1936. Inspirado pelo ŠKODA 650, tinha um motor de seis cilindros e 3 litros, com uma potência de 60 cv. A força motriz era repartida entre os dois eixos traseiros deste projeto de três eixos.
Posicionamento no mercado dos modelos ŠKODA 4×4
- A ŠKODA oferece quatro modelos de tração integral, num total de 13 versões
- Mais de 700.000 veículos ŠKODA com tração às quatro rodas foram vendidos desde 1999
- KODIAQ: o modelo de tração integral mais popular no portefólio 4×4 da ŠKODA
A ŠKODA está presente nos segmentos de mercado mais importantes e oferece uma ampla gama de versões 4×4, com a maior proporção a caber ao SUV KODIAQ – 60% das variantes têm tração integral. Um total de 13 versões de diferentes modelos ŠKODA estão atualmente disponíveis com tração às quatro rodas.
A ŠKODA não é um construtor recém-chegado ao segmento dos modelos com tração integral, sendo que a sua experiência e conhecimento especializado de quase duas décadas na produção deste tipo de modelos é evidente no seu atual portefólio. A história de sucesso dos modernos veículos 4×4 da ŠKODA começou em 1999, com o ŠKODA OCTAVIA BREAK 4×4. Três anos depois, o ŠKODA OCTAVIA também passou a contar com uma versão com esta tecnologia, oferecendo excelente tração, dinamismo e segurança de condução. As segundas gerações do OCTAVIA e do SUPERB 4×4 foram lançadas em 2008. O portefólio de tração integral foi ampliado com os modelos SUPERB BREAK 4×4 e YETI 4×4, em 2009. A ŠKODA oferece atualmente a tração às quatro rodas em quatro das suas sete gamas, num total de 13 variantes
- Skoda Octavia 4×4
- Skoda Octavia Break 4×4
- Skoda Octavia Scout 4×4
- Skoda Octavia RS 4×4
- Skoda Octavia Break RS 4×4
- Skoda Karoq 4×4
- Skoda Kodiaq 4×4
- Skoda Kodiaq Scout 4×4
- Skoda Kodiaq Sportline 4×4
- Skoda Superb 4×4
- Skoda Superb Break 4×4
- Skoda Superb Sportline 4×4
- Skoda Superb Break Sportline 4×4
Graças a este portefólio excecionalmente amplo, a ŠKODA está presente em três dos principais segmentos de mercado com os seus modelos de tração integral: familiares, SUV compacto e segmento médio. Existe também outro fator de sucesso em diferentes mercados para a gama 4×4 da ŠKODA: a tração às quatro rodas pode ser combinada com motores a gasolina ou Diesel, transmissão manual ou automática, e com uma grande variedade de equipamentos.
A ŠKODA oferece atualmente o portefólio mais extenso da sua história na oferta de modelos 4×4. Esta expansão acompanha a crescente popularidade dessas versões entre os clientes. O construtor checo produziu 68 mil veículos com tração integral em 2015, número que teve um aumento significativo no ano seguinte, passando para os 79 mil. E em 2017 – pela primeira vez na sua história – a ŠKODA AUTO ultrapassou a fasquia de 127.000 unidades 4×4 produzidas, representando um aumento de 50% de um ano para o outro. Desde 1999, mais de 700.000 clientes em todo o mundo optaram por um dos modelos 4×4 da ŠKODA.
Atualmente, o KODIAQ é de longe o veículo 4×4 mais popular da ŠKODA: 60% de variantes de tração integral significa que quase 60.000 unidades produzidas em 2017 saíram da linha de montagem com tração às quatro rodas.
O sucesso da ŠKODA no segmento 4×4 acontece na sequência da sua estratégia delineada a longo prazo, que não se concentra apenas nos SUV, mas também satisfaz os clientes que desejam a segurança de condução adicional da tração integral nas gamas de modelos “clássicos” OCTAVIA e SUPERB, incluindo as suas versões Break.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários