Škoda 1100 OHC Coupé é uma das histórias de restauro mais fantásticas da marca
Com o objetivo de assinalar os 120 anos da Škoda Motorsport, a marca conseguiu ter finalmente pronto um projeto que já andava a organizar há alguns anos.
O Škoda 1100 OHC Coupé foi um dos modelos usados em competição no início dos anos 60, mas a sua história começou bastante antes disso. Inicialmente, os dois modelos da Škoda eram também dois 1100 OHC, mas com uma carroçaria aberta. Sendo que estes dois modelos ainda hoje existem, um no Museu da marca em Mladá Boleslav e outro é usado pela Škoda do Reino Unido em diversos eventos.
Mas para continuidade à presença deste modelo na competição, os responsáveis da marca criaram dois Coupé a seguir aos Roadster. Já contavam com uma estrutura rígida ultraleve, em vez de uma estrutura tubular, e já incluía suspensões independentes com triângulos sobrepostos no eixo dianteiro e uma solução multibraços com barra de torsão atrás.
O motor era um Spartak de 1.100cc com 92 cavalos, um valor fantástico se tivermos em conta que este modelo pesava pouco mais de meia tonelada. Conseguia alcançar os 200 km/h de velocidade máxima e não se portaram mal nas competições em que entraram.
Apesar disto, a sua utilização em provas decorreu apenas entre 1960 e 1962 uma vez que, devido a alterações nos regulamentos, deixaram de poder ser utilizados e uns anos mais tarde acabaram mesmo por ser vendidos a clientes particulares. Tanto um modelo como o outro, infelizmente, acabaram por ser destruídos em acidentes, com o segundo a ficar envolto em chamas.
Décadas mais tarde, a Škoda conseguiu finalmente juntar componentes necessários para voltar a fazer nascer um destes modelos, com componentes provenientes das duas unidades destruídas em acidentes e que estiveram perdidas no tempo, com um motor exposto numa escola e outros componentes nas coleções de privados.
O projeto de restauro do Škoda 1100 OHC foi levado a cabo pelos mesmos técnicos que tinham trabalhado com o Roadster e que também puderam contar com toda a documentação original, preservada pelo museu da Škoda.
Quanto a componentes, o motor e a grande maioria dos componentes tiveram origem na primeira unidade do Coupé original, enquanto o eixo posterior com a caixa de velocidades integrada, veio do segundo. Mais tarde, de um colecionador particular, foi também conseguida a estrutura em alumínio de um deles (cortada em três pedaços), um eixo dianteiro completo e diversos outros componentes. Faltava apenas a carroçaria.
Para esse ponto, os responsáveis da Škoda contaram com a ajuda do departamento de criação de protótipos da própria Škoda que, através de desenhos e esboços em 2D, conseguiram criar um modelo tridimensional, que serviu de base para a criação de uma nova carroçaria, precisamente de acordo com o modelo original. Além disso, houve também outros componentes que tiveram de ser criados de raiz, tais como o depósito de combustível e um radiador.
O resultado final é um dos trabalhos mais fantásticos de restauro e um dos melhores contributos para o acervo da história de mais de 120 anos da ŠKODA Motorsport. E como uma imagem vale mais que mil palavras, o melhor é terminarmos mesmo com a galeria de imagens e com o vídeo divulgado pela marca sobre este modelo.
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