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Segurança nas estradas: 5 sistemas indispensáveis na assistência à condução

Sistemas de assistência à condução: conheça os 10 mais úteis

By on 5 Maio, 2017

A segurança é um dos pontos chave no capítulo automóvel quando as marcas pensam um novo modelo. Por esse motivo, cada vez mais estas tentam equipar de série os seus veículos com os mais avançados sistemas de assistência à condução. Ainda assim, e como é normal, alguns vêm como opcionais e outros, pelo seu grau de especificidade ou evolução, são próprios de uma marca e/ou alguns modelos. Há também casos em que a finalidade dos sistemas é o mesmo de marcas para marcas, o nome é que muda ligeiramente.

Independentemente disso, fizemos uma recolha de 10 sistemas de segurança ativa que na atualidade já equipam a maioria dos veículos, de série ou como opcional. Obviamente que corremos o risco de faltarem alguns igualmente importantes ou os apresentados poderem ter sido substituído por outros que não constam. Porém, esta é uma lista que apresenta um leque de sistemas de assistência à condução que consideramos ser francamente úteis para o dia a dia.

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Assistente de Luzes de Máximos: deteta quer os veículos que se aproximam quer os veículos que rodam no mesmo sentido, à noite, à frente do i30, mudando o feixe de máximos para o de médios e vice-versa, de forma a reduzir os efeitos ofuscantes sobre os outros condutores. Sempre que não são detetados veículos, o sistema automaticamente reativa os faróis de máximos, otimizando o alcance da visão do condutor;

Alerta de Atenção do Condutor: É um recurso de proteção do condutor que ajuda a monitorizar os padrões da condução a fim de detetar movimentos imprudentes ou cansaço na condução e, assim, evitar possíveis acidentes. O sistema analisa vários sinais do veículo, tais como o ângulo de direção, o binário aplicado na direção, a posição do veículo na estrada e o tempo de condução. Além disso, o condutor pode definir uma configuração selecionável pelo utilizador para ajustar a sensibilidade do sistema. Se o sistema detetar padrões de condução desatenta um som audível e uma mensagem no painel de instrumentos irão alertar o condutor para essa circunstância;

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Alerta de Tráfego Transversal na Traseira: recorre aos sensores do Detetor de Ângulo Morto, o sistema de Alerta de Tráfego Transversal na Traseira reduz o risco de colisão com veículos que se estejam a aproximar em manobras de marcha-atrás para sair de zonas estreitas com fraca visibilidade. Utilizando um radar para ler numa área de 180 graus atrás do veículo à procura de viaturas em aproximação, o RCTA alerta o condutor visual e acusticamente nessa eventualidade;

Assistente de Travagem Ativo: avisa o condutor sobre situações de colisão iminente, fornecendo precisamente o nível correto de assistência na eventualidade de uma travagem súbita, aplicando também os travões automaticamente em caso de emergência. Adicionalmente à deteção de veículos que se deslocam lentamente, em processo de paragem ou parados, também deteta e reage por exemplo ao trânsito cruzado em cruzamentos, aos veículos parados em engarrafamentos de trânsito e aos peões na zona de perigo à frente do veículo;

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Câmara Visão 360°: facilita as operações de estacionamento ou movimentação em redor do veículo fornecendo ao condutor uma visão periférica do espaço em que se encontra. Um grande amigo na nem sempre fácil arte de estacionar;

Cruise Control Inteligente Avançado: utiliza os sensores dianteiros do veículo e mantém uma velocidade e distância constantes em relação ao veículo da frente ao acelerar ou travar automaticamente. Caso o transito pare, o sistema aciona automaticamente o travão até ao veículo ficar imobilizado e acelera até à velocidade desejada assim que a estrada fica livre;

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Deteção de Ângulo Morto: através da utilização do radar, monitoriza as extremidades traseiras e, no caso de ser detetada a presença de um veículo, exibe um alerta visual nos espelhos retrovisores exteriores. Se o condutor acionar os indicadores de mudança de direção é emitido um sinal sonoro. Isto também se aplica para uma situação de mudança de faixa, quando um outro veículo é detetado. Em alguns casos está incluída a assistência à direção que ajuda a evitar potenciais colisões recolocando o automóvel na própria faixa de rodagem e fora de perigo;

Função de Informação de Limite de velocidade: o sistema usa a câmara frontal e as informações do sistema de navegação para identificar os sinais de trânsito referentes a velocidade e exibe o limite de velocidade em tempo real. A informação pode ser apresentada tanto no monitor do sistema de navegação como no visor TFT no quadro de instrumentos. Este revela-se bastante útil ajudando-nos a saber qual o limite de velocidade máximo em cada situação, quando por vezes nos ‘escapa’ o sinal;

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Hill Assist Descent Control (Controlo de Assistência em Descida): talvez o sistema menos comum de todos os que figuram nesta lista. Esta é uma função de assistência em descida que permite o controlo do veículo e da sua trajetória nas inclinações mais fortes. Trata-se de um sistema inovador pois consegue manter o veículo a muito baixa velocidade, na ordem dos 3 km/h, proporcionando controlo e segurança nas situações suscetíveis de causar alguma ansiedade. Esta função pode ser ativável via um botão específico (de premir) alojado na consola central;

Travagem Autónoma de Emergência com deteção de peões: alerta o condutor para situações inesperadas de emergência, podendo travar o carro de forma autónoma, se necessário. Usando sensores de radar e câmara frontal, o sistema pode atuar em três etapas (depende das marcas). Inicialmente avisa o condutor – de modo visual e acústico -, controlando o travão de acordo com o nível de perigo de colisão, aplicando uma força máxima de travagem por forma a evitar a colisão ou minimizar os danos quando esta é inevitável. Quando um veículo ou peão é detetado à frente do carro, o sistema é ativado, operando a velocidades de 10 km/h ou mais altas.

André Duarte

 

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