Sistema da Stellantis alerta condutores para proximidade de veículos de emergência
Quantas vezes está ao volante do seu automóvel e ouve a sirene de um veículo em marcha de emergência, mas demora a perceber de onde surge? Principalmente durante o dia, torna-se difícil ver as luzes de emergência e sem querer, pode estar a colocar em risco a chegada rápida de uma ambulância ou carro de bombeiros a uma situação onde são precisos. Por isso, e como a tecnologia permite agora fechar essa lacuna, do interior do grupo Stellantis surgiu a ideia de um sistema que avise com antecedência o condutor para a aproximação de um veículo em marcha de emergência.
São já mais de 1,8 milhões de veículos Chrysler, Dodge, Ram e Jeep® em circulação nos EUA e Canadá que utilizam o Sistema de Alerta de Veículos de Emergência (EVAS) da Stellantis fazendo parte da plataforma Uconnect. Este sistema avisa os condutores da aproximação de uma ambulância, de um camião de bombeiros, ou na eventualidade de outro perigo. Equipamento de série do Uconnect desde 2018, o EVAS é uma inovação que surgiu do programa Stellantis Star*Up, que estimula e recompensa a inovação dos funcionários da empresa.
“A ampla implantação do EVAS na América do Norte demonstra como a Stellantis está a aproveitar o poder da conectividade e da tecnologia integrada V2X para tornar a mobilidade mais segura para os nossos clientes”, disse Yves Bonnefont, Chief Software Officer da Stellantis. “O cuidado com os nossos clientes é primordial em todos os mercados em que atuamos, é a base da nossa transformação numa empresa de tecnologia de mobilidade. Temos orgulho de sermos o primeiro fabricante global de veículos a tornar o alerta digital do V2X num recurso de segurança de série para os nossos clientes conectados, estando, continuamente, a procurar expandir os seus recursos.”
Os alertas deste sistema provêm da plataforma Safety Cloud do sistema HAAS Alert, uma solução de alerta digital e do tipo vehicle-to-everything (V2X) usada por milhares de frotas públicas e privadas na América do Norte. Além dos veículos de emergência, o Safety Cloud recebe e fornece notificações geradas por camiões de reboque, veículos parados nas vias, troços em obras e zonas delimitadas por setas, entradas de autoestradas e outros ativos e equipamentos rodoviários conectados.
Partindo deste ponto, a Stellantis avalia uma próxima etapa nas notificações ativas de segurança V2X aos condutores, com o Protocolo de Localização Avançada de Perigos / Hazard Enhanced Location Protocol (H.E.L.P.®). Este próximo passo, pode gerar avisos aos condutores que se aproximem de um veículo parado na via.
Uma vez ativado num veículo parado, o H.E.L.P. envia um aviso sobre o veículo e a sua localização exata para o Safety Cloud do HAAS Alert, que, por seu turno, transmite uma notificação aos veículos que se aproximam, equipados com o Uconnect (ou condutores que usam outros sistemas móveis e no painel, conectados ao Safety Cloud). Isso dá aos condutores 15 a 20 segundos de aviso prévio, equivalente a uma distância de cerca de 500 metros, considerando a velocidade média da autoestrada.
O desenvolvimento de tecnologias avançadas que aumentam a segurança dos veículos e mantêm os condutores informados é um elemento fundamental do compromisso da Stellantis com o plano estratégico “Dare Forward 2030”, permitindo oferecer uma mobilidade de ponta que tem como objetivo tornar o grupo líder em satisfação dos clientes, para produtos e serviços, em todos os mercados em que a Stellantis opere.
Em desenvolvimento estão a STLA Brain, a STLA SmartCockpit e a STLA AutoDrive, três plataformas tecnológicas 100% novas que serão implantadas em escala nas quatro plataformas de veículos STLA para propulsão elétrica (BEV) a partir de 2024.
Com esta estratégia, a Stellantis visa gerar cerca de € 20 mil milhões em receitas anuais incrementais até ao final da década, apoiadas por um investimento planeado superior a € 30 mil milhões em eletrificação e software até 2025.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários