18,2% dos carros novos em Portugal foram recolhidos para resolver defeitos
Seis em cada dez portugueses escolheriam comprar um carro usado em vez de um novo

Sinistralidade nas estradas da Europa caiu. Portugal entre as piores

By on 22 Agosto, 2023

A sinistralidade nas estradas da Europa segue uma tendência de diminuição e segundo o mais recente relatório publicado pela ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis), verificou-se um decréscimo de 13% na Europa.

É preciso realçar que os dados correlacionam os números de 2019 e 2021, ou seja, um ano em que a pandemia ainda afetou as deslocações, pelo que esta comparação deve ser feita com cautela. No entanto, podemos ver que países como Suécia, Irlanda e Países Baixos apresentaram as taxas de mortalidade mais baixas, não ultrapassando as 29 mortes por milhão de habitantes. No extremo oposto surgem a Letónia, Croácia, Bulgária (à volta das 70 mortes por milhão de habitantes) e a Roménia com o valor máximo de 92 mortes por milhão de habitantes.

No caso português, apesar de se ter registado uma diminuição de 19%, segundo este relatório, continuamos a ser dos países onde há mais sinistralidade nas estradas. Com 54 mortes por milhão de habitantes, estamos muito pior face, por exemplo, à vizinha Espanha, que apresenta 34 mortes por milhão de habitantes. Malta (43.8%), Dinamarca (34.7%) e a Lituânia (20,4%) foram os países que registaram uma maior diminuição da taxa de mortalidade.

Fonte: ACEA

Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)