Setor Automóvel: o mais mencionado pelos portugueses nas redes sociais
Os hábitos e tendências das pessoas no mundo virtual revelam sempre interessantes e curiosos resultados. De facto, cada um de nós constitui apenas uma parte do conjunto de seres que ‘habita’ nas redes sociais, mas será que os nossos hábitos fazem parte da tendência? Somos uma minoria? Ou encontramo-nos no meio termo da equação?
No mais recente estudo levado a cabo pelo serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, intitulado, “As marcas nos social media”, podemos chegar a algumas conclusões e perceber o interesse social que existe e se move em torno do setor automóvel.
O referido estudo sistematizou a atividade nas redes sociais em 2016 através da recolha de “2 milhões de menções às marcas que compõem o seu painel fixo de marcas monitorizadas (denominado Barómetro de Marcas).”
Resultado, o setor automóvel foi o que obteve um maior número de menções durante o último ano, com mais de 376 mil, algo que constitui, em termos percentuais, 17.8% da procura social anual, e mostra bem que este é um setor que cada vez suscita maior interesse no ‘social media’.
Percorra a galeria acima para ver a informação gráfica disponibilizada pelo Grupo Marktest.
O exemplo do Facebook
O gigante Facebook é um caso interessante, percebendo-se claramente qual a atividade mais comum dos seus utilizadores nacionais, conforme revela o Grupo Marktest: “As páginas portuguesas no Facebook das marcas monitorizadas pelo serviço Social Media Explorer registaram um total superior a 38 milhões de interações durante o ano em análise. A grande maioria destas interações, 90%, são ‘Likes’ a ‘posts’ publicados na página da marca, 7.7% das interações são partilhas realizadas pelos internautas e apenas 2.5% comentários publicados nestas páginas.”
Marcas com maior nível de interação
Neste particular destacam-se a MEO e a NOS, com perto de um décimo (9,5%) do total de interações registadas em páginas portuguesas de marcas no Facebook. A MEO foi a mais forte em termos de ‘Likes’, com 1,7 milhões, e ‘Comments’, com 79 mil, enquanto o Licor Beirão liderou em número de Shares, com 188 mil que representa 4% do total.
“Durante o ano, registou-se uma média de 5775 menções por dia a estas marcas, tendo-se observado um mínimo diário de 2341 menções, no dia 31 de janeiro, e um máximo de 8879 menções, no dia 25 de novembro, num dia em que MEO e McDonald’s foram as marcas mais mencionadas.” Já numa análise mensal, vemos que Maio foi o mês que contabilizou maior número de menções, superando as 200 mil, 9.5% do total anual.
Nota: “Esta análise tem como referência os dados disponíveis no serviço Social Media Explorer do Grupo Marktest, que monitoriza e analisa menções em blogues, twitters, RSS Feeds, páginas de Facebook, Youtube, Fóruns, Google +, Instagram e Markets. A análise realizada através do Social Media Explorer compreendeu o período de janeiro de 2016 a dezembro de 2016 tendo-se avaliado 195 marcas divididas por 17 setores de actividade.”
André Duarte
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários