Segmento B: Dacia Sandero é (de longe) o mais vendido na União Europeia
O segmento B é em termos de tamanho dos automóveis, e o terceiro em termos de volume de vendas de carros novos, representando cerca de 20% do total. Entre janeiro e agosto de 2023, na Europa, o Dacia Sandero foi de longe o mais vendido, e se é verdade que é também o mais barato, a cada ano que passa a imagem da marca melhora bem como os carros, que têm na sua simplicidade – e não só – um grande trunfo.
Podemos ‘levar’ com muito marketing “disto e daquilo”, mas há algo que nenhum marketing iguala e esse é a sabedoria de quem compra.
É óbvio que a vida para muita gente é mais fácil em alguns países, mais difícil noutros. Na Alemanha é o Opel Corsa, segundo mais vendido na Europa, que lidera as vendas alemãs do segmento B, em França, em 2022, o mais vendido foi o Peugeot 208 – e também o terceiro mais vendido em toda a União Europeia – na frente do Dacia Sandero e do Renault Clio.
São apenas exemplos, pois em muitos países, o Dacia Sandero é líder neste segmento e como se percebe no total, lidera, na frente do Opel Corsa, do Peugeot 208 e do Renault Clio.
O Dacia Sandero tem uma vantagem de quase 20.000 carros para o segundo, ou segundos, se preferirmos, pois entre o Opel Corsa e o Peugeot 208 a diferença são 300 carros e quase se pode considerar um empate técnico, quando se vendem quase um milhão de carros em oito meses, neste segmento, na UE.
O Renault Clio, 5º, ainda ultrapassa os 100.000 carros, e provavelmente vai subir muito na lista nos últimos quatro meses do ano, pois acabou de sair uma nova versão, e logo com motorização híbrida, o que vai fazer disparar as vendas do modelo.
Na segunda metade da tabela temos o Toyota Yaris, que vende cerca de menos 15.000 carros que o Clio, ainda assim bem mais que o sexto classificado, o Citroen C3, 68.817, que fica também 15.000 mais atrás. Perto do C3 está o VW Polo, em 7º e a fechar o top 10, o Skoda Fabia, com 43.000, ainda assim mais do que o Ford Fiesta e o SEAT Ibiza.
Top 10 (UE, jan-ago-2023)
1-Dacia Sandero, 124,190
2-Opel Corsa, 105,705
3-Peugeot 208, 105,470
4-Renault Clio, 101,267
5-Toyota Yaris, 85,299
6-Citroen C3, 68,817
7-VW Polo, 65,069
8-Skoda Fabia, 43,002
9-Ford Fiesta, 41,330
10-SEAT Ibiza, 36,025
Nota: Fonte Dataforce
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários