Sébastien Loeb testa… Citroën de condução autónoma
A condução autónoma está paulatinamente a tornar-se uma realidade. Desde ontem e até hoje, o Grupo PSA tem estado a realizar testes em estrada aberta, em França, dando a oportunidade a condutores definidos de “não especialidades” de testarem uma viatura autónoma nos lugares de condutores e passageiros – entenda-se como condutores especializados os funcionários do Grupo que têm vindo a trabalhar no desenvolvimento deste tipo de condução.
Uma operação que se enquadra na implementação do programa AVA, Autonomous Vehicle for All, apresentado no Salão de Genebra, e que se centra na conceção de uma viatura autónoma simples e intuitiva. O AVA congrega uma grande variedade de funções, com o intuito de gradualmente o condutor se ir desligando da ação de conduzir. Os veículos estão equipados com funções de nível 3 – eyes off – e 4 – mind off – prefigurando o veículo completamente autónomo disponível após 2020.
Entre os condutores “não especializados” que tiveram oportunidade de contactar com os veículos autónomos encontra-se um especialista, de outras lides, e para quem acreditávamos que ser conduzido, para mais, apenas por um carro, quando costuma ser ele a dominá-lo no limite, podia causar alguma estranheza. Mas, pelo contrário, a reação foi muito positiva. Falamos do nove vezes Campeão do Mundo de Ralis, Sébastien Loeb:
0 comentários