O que se sente ao volante de um CUPRA R?
17 anos de evolução do Seat Leon Cupra

Seat apresenta Leon Cupra mais potente de sempre

By on 20 Fevereiro, 2017

Há casos em que a ficha técnica de um veículo deixa um ingrato desejo na boca. Desejo, pelo que apresenta, ingrato, por estarmos a ler algo que gostaríamos de ter nesse exato momento em mãos. O novo Leon Cupra é um Seat que cumpre essas mesmas prerrogativas. Apresentando-se com o motor e como o modelo de série mais potente de sempre na história da marca, oferece 300 cv extraídos do bloco 2.0 TSI e três carroçarias: 5 portas, versão SC e a familiar ST. A chegada ao mercado nacional é feita já no próximo mês, março, com o preço a começar nos 45.078€. A produção arranca esta semana. Em Portugal serão apenas comercializados modelos com a caixa automática DSG.

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Preços:

Seat Leon SC 2.0 TSI Cupra DSG 45.078€
Seat Leon 5P 2.0 TSI Cupra DSG 45.629€
Seat Leon ST 2.0 TSI Cupra DSG 46.779€
Seat Leon ST 2.0 TSI Cupra DSG 4Drive 48.779€

 

Motor

A potência subiu em 10 cv, dos 290 cv para os 300 cv, e o binário máximo passou de 350 Nm para os 380 Nm, estando disponível entre as 1800 e as 5000 rpm. Esta amplitude de binário deve-se ao variador de fase das válvulas na árvore de cames combinado com a injeção direta e indireta. A velocidade máxima está eletronicamente limitada aos 250 km/h. As emissões de CO2 variam entre os 153 e 164 g/km, dependendo da versão. O consumo médio da versão SC com caixa automática fica-se pelos 6.7 l/100 km e nos 6.8 l/100 km para a versão de 5 portas. O consumo médio sobe para os 7.2 l/100 no caso do Cupra ST DSG 4Drive. O SEAT Leon CUPRA também receberá quatro rodas motrizes na versão familiar ST em conjunto com a caixa de dupla embraiagem DSG.

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Chassis e modos de condução

 O novo Leon Cupra conta com amortecedores específicos com controlo electrónico; controlo de chassis adaptativo; sistema de direção progressiva como equipamento de série; diferencial autoblocante Haldex VAQ – depois de analisar a aderência de cada pneu, os discos de embraiagem Haldex abrem e fecham de forma a concentrarem 100% do binário numa única roda. Este funcionamento é coordenado com a restante atuação dos sistemas de assistência eletrónica, tratando de aplicar e de repartir a potência de forma a eliminar os sacões à saída das curvas apertadas. Isto permite que os travões sejam menos utilizados e reduz as interrupções na entrega de potência.

Há ainda cinco modos de condução à escolha – Comfort, Sport, Eco, Individual e CUPRA. Neste último, o acelerador; caixa de velocidades; DCC; sistema de direção progressiva; e o diferencial autoblocante ganham uma resposta mais imediata. O Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) apresenta três escolhas disponíveis. No arranque do motor o Sistema ESC fica integralmente ativo, permitindo uma experiência de condução desportiva. Para uma condução mais dinâmica, como por exemplo numa pista, pode ser desativado em dois níveis: no primeiro desliga o controlo de tração mantendo ativa a função ESC; um segundo nível vai mais além desligando integralmente o ESC.

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Tecnologia

 O novo Seat vem com faróis Full LED; indicadores de mudança de direção agora integrados com as luzes de dia Full LED, assim como luzes de nevoeiro e indicadores de mudança de direção traseiros – estes de  maiores dimensões. No interior: travão de estacionamento eléctrico; o sistema keyless entry; carregador de telefones sem fios; e o ecrã tátil de 8 polegadas com toda a atual tecnologia in-car  – colocados na consola central. A iluminação ambiente também recorre à tecnologia LED, podendo ser escolhida uma de 8 cores e ajustada a intensidade de acordo a disposição. No auxílio à condução contempla: câmaras e radares atualizados para servirem o sistema de proteção de peões; e o de assistência de emergência. O sistema de assistência em trânsito está disponível para as versões DSG

Design

 No exterior, além dos referidos faróis, os pilares B e C em preto e os pára-choques dianteiros e traseiros foram desenhados especificamente pela Seat para a versão Cupra. Destaque também para as maiores entradas de ar na dianteira; ponteira de escape dupla e cromada; pinças de travão vermelhas e soleiras das portas com logótipo Cupra; spoiler traseiro exclusivo para esta versão; vidros escurecidos. Está também disponível um Pack Performance para o novo Seat Leon Cupra, que acrescenta detalhes ao mais desportivo da série, como as jantes de 19 polegadas com rebordos na cor da carroçaria e pinças de travão Brembo em preto ou vermelho.

Por dentro, o logo CUPRA domina o volante forrado a pele com costuras em linha branca. Os painéis das portas são forrados a Alcântara com detalhes em fibra de carbono que são repetidos nos bancos desportivos. Também estão disponíveis os estofos em Alcântara com pele perfurada e o logo Cupra marcado nos encostos de cabeça; e os bancos tipo baquet em Alcântara são também outra opção. Os pedais e o apoio do pé esquerdo são revestidos em alumínio. A gama de cores exteriores foi alargada com a disponibilidade de duas novas tonalidades metalizadas, o Azul Mystery e Vermelho Desire.

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