Salvador Caetano vai produzir autocarros movidos a hidrogénio
As reforçadas ligações da Salvador Caetano Industrias à Toyota permitem que a CaetanoBus seja a primeira empresa europeia a beneficiar da tecnologia de pilha de combustível (hidrogénio) para a construção de um autocarro.
É mais um passo rumo à mobilidade sustentada dentro das grandes cidades com emissões zero e com chancela portuguesa. A CaetanoBus, empresa da Salvador Caetano Indústrias, será a primeira na Europa a utilizar os sistemas de pilha de combustível, tanques de hidrogénio e outros componentes chave da Toyota.
A Caetano Bus via produzir e comercializar estes autocarros numa parceria onde a casa japonesa reforça o seu contributo para a criação de uma sociedade baseada no hidrogénio, promovendo a tecnologia de pilha de combustível para outros meios de transporte, neste caso, transportes públicos.
O lançamento deste projeto inovador que aposta nas vantagens económicas e ambientais de uma fonte energética como o hidrogénio, foi feito em Lisboa com a presença do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, aproveitando a passagem do Energy Observer por águas portuguesas. O Energy Observer é a primeira embarcação movida a hidrogénio de forma autónoma e sem emissões de gases poluentes.
Segundo os responsáveis do projeto, este pretende ser uma resposta ás exigentes metas ambientais impostas pela União Europeia no que diz respeito à redução de emissões poluentes e com efeito estufa. Este projeto Fuel Cell Bus aprofunda a relação já longa e muito próxima entre a Toyota Motor e a Salvador Caetano.
José Ramos, presidente da Salvador Caetano Indústria, comentou “estamos muito orgulhosos por sermos a primeira empresa na Europa a beneficiar da tecnologia líder de pilha de combustível da Toyota. E é com satisfação que vamos demonstrar as nossas capacidades de excelência no desenvolvimento e fabrico de autocarros. Acreditamos que o hidrogénio é uma ótima solução para os autocarros com zero emissões.”
Por seu turno, Johan van Zyl, CEO da Toyota Motor Europe, lembrou que “os autocarros a hidrogénio têm vantagens significativas em comparação com outros veículos de emissão zero, nomeadamente uma autonomia superior e um tempo de reabastecimento reduzido. Estes benefícios permitem que os autocarros movidos a pilha de combustível de hidrogénio possam operar em rotas mais longas e possibilitam uma maior utilização” destacando a relação próxima com a Salvador Caetano Indústria. “O fornecimento dos nossos sistemas de pilha de combustível à CaetanoBus demonstra os muitos usos práticos e benefícios ambientais do hidrogénio para uma sociedade livre de carbono. Estamos realmente animados com a perspetiva de ver os primeiros autocarros do nosso parceiro automotivo de longa data nas estradas europeias.”
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários