Salão de Paris: Skoda Kodiaq vRS revelado com 240 CV
O Kodiaq vRS está equipado com um motor diesel de 240 CV, o mais potente de sempre da marca checa.
É, também, o primeiro SUV da Skoda a receber o tratamento vRS, a marca desportiva do construtor checo. Oferecido nas versões de cinco ou sete lugares – embora o banco traseiro tenha o lugar central demasiado estreito para acolher os bancos vRS laterais – está equipado com o bloco 2.0 TDI Biturbo com 240 CV e 500 Nm, no qual está acoplada uma caixa DSG de sete velocidades, sistema de tração integral variável e sonorização dinâmica, uma estreia para a Skoda. O Kodiaq tem, também, controlo do chassis adaptativo que oferecem seis modos de condução e ajuste eletrónico dos amortecedores. A direção progressiva, também é de série.
Sendo um modelo a gasóleo, a Skoda reclama um consumo médio de 6,0 l/100 km com emissões de 157 gr/km de CO2, ambos com medição NEDC. O 0-100 km/h é cumprido em 7,0 segundos e a velocidade máxima é de 220 km/h.
Por fora e por dentro, há várias referências à vRS. No exterior, cavas das rodas são diferentes, os para choques foram ligeiramente redesenhados e jantes de 20 polegadas novas. O próprio logótipo vRS foi melhorado, com o v a aparecer pintado de vermelho.
Alcantara, a versão Skoda do Virtual Cockpit, luzes LED ambiente, vidros fumados, forro do tejadilho preto e pedais em aço inoxidável, completam as alterações ao interior do Kodiaq vRS. Este SUV desportivo a gasóleo vem fazer companhia ao Octavia vRS, indo juntar-se, mais tarde, o Fabia vRS, mas com motorização híbrida.
Recordar que o Skoda Kodiaq vRS fez uma volta ao Nurburgring, com Sabine Schmidt ao volante, em 9m29,84s, o recorde da volta para SUV de sete lugares (!). Apenas 1m38,1s mais que o recordista, o Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio. Na apresentação do modelo, Bernhard Maier chamou ao Kodiaq vRS “o novo ponta de lança na nossa oferta SUV.”
0 comentários