Leapmotor: B10 lançado no Salão de Paris
As novidades da Citroën no Salão de Paris

Salão de Paris: a antevisão

By on 23 Agosto, 2018

Ainda falta pouco mais de um mês tempo para a sua realização, cheira a verão e muitos ainda estão no período de férias. Mas como gostamos de falar das coisas com antecedência e começamos já a revelar-lhe as novidades que vão estar presentes no certame francês que se abrirá portas no dia 4 de outubro.

Segundo maior certame europeu o “Mondial de L’Auto Paris 2018” é a segunda oportunidade do ano para revelações de novos modelos ou protótipos que possam antever o futuro. Porém, parece que há uma debandada das marcas que começam a olhar para os Salões Automóvel como algo do passado e que não faz sentido numa era completamente digital. Outras não vão estar presentes por motivos mais prosaicos como a falta de recursos para “desperdiçar” num ambiente de muito glamour e opulência.

Assim, estarão ausentes do “Mondial de L’Auto 2018”, Volkswagen, Nissan, Infiniti, Ford, Volvo, Subaru, Mazda, Mitsubishi, Opel e Lamborghini. O grupo FCA (Fiat Chrysler Automobiles) só terá a Maserati presente no espaço do salão parisiense, o que significa que marcas como a Alfa Romeo, Fiat e Jeep não vão estar presentes. Não se espera que mais construtores faltem ao certame, porém, esta tendência é um sinal para o futuro dos grandes salões.

Entretanto, já são conhecidas algumas das novidades que vão estar em exibição na Porta de Versailles.

Audi

Não será novidade absoluta, até porque já se sabe tudo sobre o novo modelo. Seja como for, será no espaço da Audi em Paris que o modelo será, oficialmente, revelado.  Paralelamente ao lançamento do A1, deverá ser revelada a versão Allroad do Audi A6 Avant e o renovado Audi A4 também é esperado em Paris.

BMW

Perdida a liderança do segmento Premium na Europa, a BMW tem estada muito ativa e a nova geração do Serie 3 será decisiva. Será lançado em Paris, destacando-se pelo facto de ser completamente novo e estrear a plataforma CLAR que utiliza adota várias medidas para reduzir o peso e assim ajudar na economia de combustível. As mecânicas também vão contribuir para reduzir as emissões, sendo esperados várias versões híbridas e, muito provavelmente, uma variante elétrica. Disputará os holofotes com o aguardado Z4, feito em parceria com a Toyota (do lado japonês dará forma ao regresso do Supra) e que estava ausente da gama BMW há dois anos. O coupé desportivo terá motor central dianteiro e tração traseira. Acredita-se que a BMW irá revelar, também, nova geração do X5 que será maior em todas as direções e terá como base a plataforma do Série e Série 7. O Z4 que será apresentado em Pebble Beach também estará no espaço da BMW.

DS

A marca Premium do PSA Group (Peugeot, Citroen, DS e Opel) estará a jogar em casa e vai revelar o segundo SUV da marca, o DS3 Crossback, juntando-se, assim, ao DS7 Crossback, já em comercialização. O modelo mais pequeno bebe inspiração no maior, com um estilo que pretende seduzir os clientes do Audi Q2 e do Mini Countryman. No espaço da DS estará, também, um modelo elétrico que utiliza a plataforma e-CMP que poderá ser a base de todos os modelos elétricos da Peugeot, Citroen e Opel.

Hyundai

Um dos modelos confirmados pela Hyundai é a versão N do i30 Fastback. Terá as mesmas características do i30N já conhecido.

Kia

Já foi anunciado aquando do lançamento do novo Kia Ceed, a marca coreana vai lançar uma “Shooting brake” à imagem do que a Mercedes fez com o CLA, que vem tomar o lugar da versão de três portas, cada vez mais marginal nas vendas. A influência do Stinger é evidente e o modelo promete deixar todos boquiabertos. O protótipo Proceed deixa algumas pistas…

Mercedes

A versão AMG do novo Classe A chegará ao mercado em 2019, mas os adeptos da AMG terão o privilégio de ter dose dupla: um A35 AMG e um A45 AMG. O primeiro será rival do Audi S3 e do VW Golf R exibindo, mais coisa menos coisa, 300 CV. Já o A45 AMG “atira-se” ao RS3 e ao BMW M2, com um motor a debitar para lá dos 400 CV. A versão de três volumes do Classe A também fará a sua aparição em Paris. Rival direto do Audi A3 três volumes, já foi revelado, mas na versão chinesa. O carro europeu será um nadinha diferente, até porque mais curto.

Peugeot

O novo 508 é um sinal que Carlos Tavares ainda acredita que é possível fazer negócio com as berlinas e carrinhas grandes. E em Paris vai se estrear a versão carrinha, apostando num estilo radical e em características inovadoras. Sabe-se, também, que uma variante híbrida “Plug-n” vai se juntar à gama e estará presente no Salão de Paris.

Porsche

Lançado em 2014, o Macan cumpre renovação após quatro anos de vendas. Nada de muito profundo, pois o que mais muda é debaixo do capô motor. Acabou o motor diesel, recebendo os modelos de base a gasolina muitas melhorias para reduzir consumos e emissões. Rumores dizem que o Macan irá receber uma versão híbrida. O motor 2.0 litros turbo é a base da gama e terá uma melhoria na potência para os 300 CV. O interior também terá alterações, nomeadamente, no sistema de info entretenimento.

Skoda

Pela primeira vez, a casa checa vai oferecer um SUV com características desportivas. Chama-se, sem surpresas, Kodiaq vRS e terá um motor de 240 CV. O carro está pronto, será exibido em Paris e, entretanto, juntou-se à moda dos recordes e bateu o melhor registo para um SUV de sete lugares no Nurburgring. O Karoq vai receber uma versão Scout, que se torna mais radical e mais de acordo com a vocação fora de estrada que as versões 4×4 têm.

Suzuki

A marca japonesa vai lançar, no mercado Europeu, o novo Jimny 4×4. É o regresso do mini SUV da casa japonesa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)