Saiba como conduzir numa rotunda
Segundo um estudo realizado pela Axa em Espanha, citado pela Seat, dois em cada três condutores não sabe fazer uma rotunda da forma correta. Perante isto, a marca espanhola decidiu fazer um vídeo com todos os passos necessários para superar com êxito uma rotunda.
Em baixa velocidade
Um dos pontos mais delicados é a entrada na rotunda. Segundo
o estudo, cerca de 54% dos acidentes em rotundas têm como origem a entrada nas
mesmas. Ao entrar numa rotunda lembre-se que é necessário diminuir a
velocidade.
Ceder a passagem
O segundo ponto parece demasiado fácil para aqui estar, mas nunca
é demais relembrar que é necessário ceder passagem aos condutores que já se
encontram dentro da rotunda. Se tiver dúvidas de quando entrar, o recomendável
é esperar até sentir que pode fazer a manobra sem risco de acidente.
Eleger a faixa
Outro dos grandes problemas nas rotundas, principalmente em
Portugal, passa pela eleição da faixa de rodagem. Este é outro ponto em que se
pode ter uma maior dificuldade, porém, os especialistas aconselham a circular
na faixa exterior para cruzar menos faixas e tornar as manobras mais seguras.
Por outro lado, se o condutor vai mudar de direção ou fazer um trajeto longo na
rotunda, é aconselhável utilizar as vias interiores.
Não tenha medo de dar mais uma volta
Quando chega a altura de sair da rotunda, deve situar-se na
faixa exterior, sinalizando convenientemente a manobra. Porém, se na hora da mudança
da faixa esta estiver ocupada por outro veículo, o conselho é claro: contorne
novamente a rotunda até que esteja livre e possa sair em segurança. Não force.
“Piscas” são importantes
O uso das luzes de
mudança de direção em rotundas é um dos pontos que mais gera confusão. Só é
necessário ativá-las ao sair e ao mudar de faixa, não ao aceder à rotunda nem
para indicar que continua a circular nela. As novas tecnologias ajudam a
melhorar a visibilidade das luzes de direção.
O mais importante é manter a calma
As rotundas testam a paciência dos condutores em muitas ocasiões, mas é proibido usar a buzina para mostrar raiva ou recriminar as manobras de outros condutores. Só pode ser usada para alertá-los sobre um possível acidente.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários