Sabia que o primeiro protótipo de cadeira infantil foi criado em 1964?
A segurança sempre foi um tema central para a Volvo. A forma exaustiva como a marca sueca trabalha e aprimora a segurança ativa e passiva sempre foi destacada. E no caso da proteção das crianças a marca está ligada a quase seis décadas de desenvolvimento.
Das cadeiras de segurança infantil até aos assentos elevatórios, a marca tem procurado garantir produtos de qualidade numa busca constante da melhoria da segurança das crianças quando viajam nos seus automóveis. Uma história recheada de inovação e de medidas que salvam vidas. Neste dia Nacional da Segurança Infantil recordamos algumas das inovações da marca neste capítulo cuja herança em matéria de desenvolvimento, testes e guias para a correta instalação de cadeiras de criança é inigualável, tendo sido iniciada nos anos 60. Foi em 64 que o Protótipo da primeira cadeira infantil foi apresentado, revelando uma visão muito à frente para os tempos de então, em que a segurança era um acessório pouco valorizado. Na Volvo, sempre foi uma das chaves do sucesso, senda a pesquisa e implementação de novas soluções uma constante na marca sueca. Eis uma breve viagem pelo tempo, em que o mundo do automóvel se tornou cada vez mais seguro para as crianças:
1964 – Protótipo da primeira cadeira infantil
Bertil Aldman apresenta o primeiro protótipo de cadeira infantil estando a Volvo intimamente envolvida no desenvolvimento com testes realizados num PV544.
1967 – Cadeira com encosto especial para crianças
A primeira cadeira infantil vendida a clientes foi criada rodando o banco do passageiro dianteiro. Ao adicionar um encosto acolchoado com alças a Volvo garantia que a criança voltada para trás fosse mantida no lugar.
1972- Apresentação da primeira cadeira de segurança de criança voltada para a retaguarda.
Uma novidade mundial de um fabricante de automóveis. A cadeira para criança era virada para trás, concebida para distribuir forças em caso de colisão e podia acomodar crianças até cerca de seis anos de idade.
1975 – 2ª geração de cadeira de criança voltada para trás
Tal como a sua antecessora, foi concebida para distribuir forças em caso de colisão para minimizar os ferimentos. Fixado por correias à estrutura da cadeira, este era um novo tipo de fixação, que era mais flexível e mais fácil de utilizar em comparação com a primeira geração.
1978 – Primeiro banco elevatório para criança
O primeiro banco elevatório para crianças mais velhas foi apresentado pela Volvo Cars em 1978 e foi uma estreia mundial. Este banco elevatório posicionou a criança para uma proteção ótima através do cinto de segurança e estabeleceu um novo padrão global para a segurança infantil.
1985 – Segundo banco elevatório para criança
Banco elevatório com espuma de conforto e um encosto removível, melhorando o conforto. Este booster elevou a criança para ajudar a posicionar o cinto nas ancas, e a posição do cinto no ombro.
1986 – 3ª geração de cadeira de criança voltada para trás
Esta cadeira para criança foi pioneira nos princípios de fixação ainda hoje utilizados, incluindo uma perna de apoio para instalação no banco traseiro, que foi aprovada em 1990. A cadeira foi também desenvolvida para utilização no mercado dos EUA, onde esteve disponível durante alguns anos.
1989 – Banco elevatório totalmente novo
Este novo banco surgiu com guias de cinto redesenhadas e um encosto amovível e regulável em altura. O apoio lateral da cabeça do encosto proporcionou maior comodidade e conforto.
1990 – Primeiro assento elevatório integrado no banco.
Estreia mundial da Volvo Cars, fornecendo proteção integrada para crianças com quatro anos ou mais. Desenvolvido em conjunto com os sistemas de retenção do veículo, proporcionava proteção e conforto de primeira qualidade. Foi introduzida nas séries Volvo 850 e 900 com um design inteligente de dobragem e de saída
1994 – 4ª geração de cadeira de criança voltada para trás
Capaz de oferecer melhor proteção da cabeça e do impacto lateral. Era mais leve e fácil de transportar
1995 – Bancos traseiros duplos com reforço de assento
As primeiras almofadas elevatórias integradas para os assentos traseiros exteriores foram apresentadas pela Volvo Cars em 1995, permitindo a construção de duas almofadas elevatórias para crianças. Este novo design foi introduzido no Volvo S40.
2000 – Cadeira de criança virada para a retaguarda com ISOFIX
Apresentação da primeira cadeira mundial para crianças virada para trás com ISOFIX. Uma forma segura e fácil de instalar corretamente uma cadeira de criança e uma cadeira para bebé.
2005 – Novas cadeiras ISOFIX com Britax
Associação à Britax para desenvolver novas cadeiras ISOFIX voltadas para trás – Britax Baby Safe ISOFIX e Britax Fixway ISOFIX para crianças até aos quatro anos de idade.
2007 – Almofada elevatória integrada em duas fases
O primeiro banco elevatório mundial com duas alturas de assento, adaptável para crianças em crescimento. Permitiu uma melhor posição sentada, dependendo da altura da criança. Introduzido no Volvo V70 e XC70 com pré-tensores de cinto de segurança e limitadores de carga adaptados para crianças.
2009 – Nova geração de cadeiras para crianças
Novamente em cooperação com a Britax numa faixa etária desde o recém-nascido até aos dez anos de idade. Cadeiras para trás para crianças até 25kg (aprox. seis anos) e cadeiras elevadoras ajustáveis e confortáveis para crianças maiores.
2014 – Conceito de cadeira insuflável para criança
Cadeira infantil insuflável virada para trás, feita de tecido insuflável único e muito forte. É fácil de transferir entre automóveis quando não está a ser utilizada. Com apenas 5kg.
2015 – Conceito de cadeira de criança Excellence
Concebido exclusivamente para o XC90 Excellence. Esta é uma cadeira de criança giratória e trancada no lugar na zona do passageiro da frente, facilitando a entrada e saída de uma criança. Também permite o contacto visual com os passageiros dos bancos traseiros e tem um espaço de arrumação na lateral e na base do banco.
2016 – Nova coleção de cadeiras para criança
Desenvolvida em cooperação com a Britax. Tecido Volvo único com 80% de lã natural respirável para conforto e design escandinavo.
2019 – Introdução da função giratória
A inovação mais recente da Volvo Cars foi concebida para tornar a vida mais fácil. Com função giratória que permite virar a cadeira 90º graus na direção da porta, tornando mais fácil sentar e fixar a criança.
2022 – Inovador sistema de radar interior
Em estreia absoluta no Volvo EX90 – novo sistema de radar interior suficientemente preciso e sensível para detetar os mais pequenos movimentos à escala sub milimétrica – movimentos semelhantes aos de um bebé que dorme. Primeiro sistema do género a ter um alcance capaz de cobrir todo o interior do automóvel, incluindo chão e zona de carga/porta-bagagens.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários