Sabe qual foi o segredo que Giorgetto Giugiaro guardou ao longo de 56 anos?
Em 1963, Giorgetto Giugiaro desenhou uma série de carros desportivos com o nome de Paul Sybille.
Foi este o segredo que guardou durante 56 anos e foi revelado no 40º aniversário da revista Auto&Design. Giugiaro, um dos nomes mais famosos e produtivos do design mundial, inventou o apelido do seu alter ego através de uma derivação do nome da sua mãe, Sibilla. Desta forma, evitou ter problemas com os patrões da Bettone, onde trabalhava.
Com 81 anos, Giugiaro continua com uma mente fervilhante de ideias e o ano passado criou um carro que voltou a ser inspirado na mãe, uma berlina de luxo chamada Sybilla, desenvolvida pela chinesa Envision e do qual só existem duas unidades. Uma delas pertence a Giorgetto Giugiaro que o conduz regularmente.
Nascido em Garessio, no dia 7 de agosto de 1938, Giugiaro não trabalhou apenas com automóveis. Desnhou máquinas fotográficas para a Nikon, protótipos de computadores para a Apple e até mobília para a Okamura Corporation, entre outras coisas como a marginal de Porto Santo Stefano, em Itália.
Em 1959, quando tinha 21 anos, o jovem Giugiaro entrou para a Bertone, começando a trabalhar em modelos da Alfa Romeo, tendo desenhado carros como o 105/115 que deram origem ao 2000 ou ao 2000 Sptint e desenhou ainda o Giulia Sprint. Uma das suas peças de maior destaque foi o protótipo Alfa Romeo Canguro.
Mas o seu nome fica colado a outros modelos como o De Tomaso Mangusta, Isso Grifo, Maserati Ghibli, BMW M1, Lotus Esprit S1, Maserati Bora, Lamborghini Cala, Maserati Spyder e Merak, e o Ferrari GG 50. Foi ele quem desenhou o De Lorean, o Bugatti EB112 e 118, Lexus GS, Lancia Delta e o seu maior sucesso comercial foi o primeiro Volkswagen Golf. Isto para não falar de imensos protótipos como o BMW Nazca, o M1 Hommage Concept. A lista é enorme!
Giorgetto Giugiaro foi nomeado “Car Designer of the Century” em 1999 e está desde 2020 no “Hall of Fame” dos designers.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários