Sabe quais foram os carros mais vendidos em 2018? O AUTOMAIS revela tudo! (Parte 1)
Os 30 mercados analisados – onde está Portugal! – conheceram fortunas diferentes ao longo de 2018. Não vamos olhar aos volumes de vendas de cada região ou de cada país. Vamos, apenas, ajudá-lo a fazer boa figura nas discussões de café quando explicar que nos EUA o carro mais vendido é uma pick-up, que no Japão é um “kei-car” ou qual o modelo mais vendido no Vietnam. Aqui fica a análise usando como fonte os dados da Jato Dynamics, publicados pelo Automotive News, alinhando os mercados por dimensão, do maior para o mais pequeno. Se as apostas meterem cerveja, não se esqueçam de guardarem uma para nós!
1º – EUA – FORD F SERIES (909 330 UNIDADES)
Há muitos anos que o veículo automóvel mais vendido nos EUA é uma pick-up, ou Truck como lhe chamam os americanos e, particularmente, o Ford F Series. A casa da oval azul vendeu, em 2018, 2,5 milhões de unidades nos EUA, sendo que dessas 909 330 foram da F Series. Uma liderança inabalável, já que a Chevrolet Silverado, a segunda mais vendida, ficou-se pelas 583 227 unidades. Convirá dizer que a F Series está disponível numa alargada gama de carroçarias, pesos, rodados e opções. Há, ainda, uma versão luxuosa Limited e a desportiva Raptor com 450 CV.
2º – CHINA – NISSAN SYLPHY (481 216 UNIDADES)
Se os americanos têm o maior mercado mundial, não é o maior mercado de carros novos, pois os chineses venderam 23,25 milhões de unidades em 2018, contra as 17,2 milhões de veículos nos EUA. O carro mais vendido na China é o Nissan Sylphy, com 481 216 unidades em 2018.
3º – JAPÃO – HONDA N-BOX (241 870 UNIDADES)
As vendas de veículos automóveis novos no Japão ultrapassaram em 2018, pelo segundo ano consecutivo, as 5 milhões de unidades. O Nissan Note é o carro mais vendido em 2018, mas o veículo mais vendido foi o Honda N-Box, um Kei Car. O Note vendeu 136 324 unidades em 2018, mas as vendas totais do N-Box chegaram às 241 870 unidades. Pelo visto estes pequenos caixotes são muito apreciados no Japão, equipado com um motor de 658 c.c. e 60 CV.
4º – INDIA – SUZUKI ALTO (234 471 UNIDADES)
O Maruti Suzuki Alto é produzido na India, o quinto maior mercado mundial, e é uma versão do modelo que a Suzuki vende um pouco por todo o mundo. Olhando para o panorama do mercado indiano, percebe-se que o Alto tenha seduzido 234 471 compradores. Um em cada 14 carros vendidos na India são Suzuki Alto. Mas mais impressionante é que a Suzuki venda mais nove carros dentro de uma gama que vale 53% do total das vendas do mercado indiano.
5º – BRASIL – CHEVROLET ONIX (210 451 UNIDADES)
O sexto maior mercado mundial é o Brasil e por terras de Ver Cruz domina um Chevrolet, o Onyx. Um de cada 12 carros vendidos no Brasil é um Onyx. Por isso são mais de 210 mil unidades em 2018.
6º – ALEMANHA – VW GOLF (172 434 UNIDADES)
Nem vale a pena explicar o domínio do Golf na Alemanha, apesar de ter perdido 17 mil unidades em 2018 face a 2017. O Golf vendeu 172 434 carros num mercado de 3,4 milhões de unidades vendidas no ano passado. São 5% de quota de mercado, mas o que mais impressiona é que depois do Golf, a VW coloca o Tiguan, depois o Polo e, ainda, o Passat. Ou seja, a casa de Wolfsburg, juntando os quatro modelos, vende um carro a cada oito que são vendidos na Alemanha.
7º – FRANÇA – RENAULT CLIO (151 434 UNIDADES)
Está a chegar ao fim a quarta geração do Clio, mas mesmo assim, ainda foi a tempo de ser o carro mais vendido no mercado francês, com 151 434 unidades, batendo o Peugeot 208 e o Citroen C3. O 208 vendeu menos 20 mil unidades e o Citroen menos 50 mil. Apesar de estar em fim de vida, ainda conseguiu subir as vendas 5% face a 2017.
8º – TAILÂNDIA – TOYOTA HILUX (149 336 UNIDADES)
O mercado tailandês é um caso de sucesso, com um crescimento em 2018 de 19,2% face a 2017. O líder, tal como nos EUA, é uma pick-up, no caso, a Toyota Hilux. Com quase 150 mil unidades vendidas, a Toyota toma conta de 15% de quota de mercado. Nada de espantar, já que as vendas totais da marca japonesa naquele país representam 31,4% de quota de mercado. Ou seja, quase metade dos veículos vendidos pela Toyota são Hilux.
9º – CANADÁ – FORD F SERIES (145 694 UNIDADES)
Vizinhos dos norte americanos, não espanta que os canadianos também gostem de “trucks” e a Ford volta a liderar com a F-Series, com números mais modestos, é verdade. Mas quase 146 mil unidades impressionam num mercado que vale 3 milhões de veículos. E a F-Series não conheceu um ano favorável em 2018, pois as vendas recuaram 6,5%. Isto porque os carros “convencionais” estão a ganhar terreno e o Honda Civic foi o quinto carro mais vendido, atrás da Ford F-Series, Dodge Ram, GMC Sierra e Chevrolet Silverado.
10º – ITÁLIA – FIAT PANDA (130 206 UNIDADES)
Como sucede em outros mercados, “o que é nacional é bom” e, em Itália, não espanta que o carro mais vendido seja o Fiat Panda, um carro citadino, económico e barato. Num mercado que contraiu em 2018, 3,1%, face a 2017, a cada 15 unidades vendidas, uma foi do Panda.
11º – COREIA DO SUL – HYUNDAI GRANDEUR (113 101 UNIDADES)
A Hyundai não dá hipóteses a ninguém na Coreia do Sul, um mercado que cresceu 1,3% em 2018 graças à redução dos impostos na compra de carros novos. A liderança da Hyundai é desafiada pela Kia, que pertence ao mesmo grupo, que reduziu para 5% a diferença em termos de vendas. O carro mais vendido é o Grandtour com mais de 110 mil unidades vendidas em 2018.
12º – RÚSSIA – LADA VESTA (108 363 UNIDADES)
Depois de alguns anos de sofrimento, o mercado russo está de novo na ribalta e em 2018, o crescimento foi de 12,8% face a 2017. Isso não fez a Lada perder a liderança no mercado e o Vesta domina, sem oposição, as vendas com 17,5% de quota de mercado. É curioso que desde 2015, ano em que foi lançado, o Vesta domina o mercado russo, com versões de 4 e 5 portas e carrinha, sendo que a oferta de versões a gás natural (algo que abunda na Russia) permite-lhe reforçar a liderança.
13º – REINO UNIDO – FORD FIESTA (95 996 UNIDADES)
O mercado do Reino Unido contraiu 7% em 2018, mas na frente do mercado nada mudou e a Ford continua a ser líder de vendas com uma quota de mercado de 10,7%, enquanto o Fiesta é o carro mais popular com 95 996 unidades comercializadas, o que significa 37,8% do volume de vendas da Ford.
14º – MÉXICO – NISSAN VERSA (91 230 UNIDADES)
Vendido nos Estados Unidos e no México, o Versa é barato, eficaz e isso explica porque é o modelo mais vendido no México, num mercado que contraiu 7,1% em 2018. O Versa é responsável por 6,4% de quota num mercado que é dominado pela Nissan, com 22% de quota de mercado.
15º – INDONÉSIA – TOYOTA AVANZA – (82 167 UNIDADES)
Com um crescimento de 6,7% para 1,15 milhões de unidades, permite que o mercado indonésio esteja entre os maiores do mundo. Ali, é o Toyota Avanza, um SUV, que domina com mais de 82 mil unidades comercializadas. O Avanza domina o mercado há 13 anos, mas em 2018, o Mitsubishi Xpander foi um duro rival. É que o Avanza perdeu vendas pelo quinto ano consecutivo (em 2018 perdeu 3,8% face a 2018), pelo que a Toyota, que domina o mercado (com 30,4% de quota de mercado), está a preparar um novo modelo.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários