Mercado de usados: Procura de SUV e citadinos aumentou
Audi RS 3 bate recorde no Nordschleife. Veja o vídeo

RS Q8 Performance: O SUV mais potente da história da Audi

By on 26 Junho, 2024

A Audi está a expandir a linha de modelos Audi Q8 com o lançamento do novo RS Q8, que possui uma potência de 441 kW (600 cv). Além disso, introduz uma segunda versão, o RS Q8 Performance, com aumento de potência para 471 kW (640 cv), tornando-se o SUV de produção em série mais potente da história da Audi Sport GmbH.

Ambos os veículos prometem excelente dinâmica de condução com um diferencial central autoblocante otimizado, mantendo adequação para uso diário. O design exterior do RS Q8 e do RS Q8 Performance é inspirado na recente atualização do Q8, com novos pacotes de equipamento que permitem maior personalização.

Potência para dar e vender

O novo Audi RS Q8 impressiona com um motor biturbo de oito cilindros que entrega 441 kW (600 cv) e 800 Nm de torque, disponíveis entre 2.200 e 4.500 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e tem uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h, podendo ser aumentada para 280 km/h ou até 305 km/h como opção. O RS Q8 performance eleva a potência para 471 kW (640 cv) e 850 Nm de torque, alcançando 0-100 km/h em 3,6 segundos. É o motor de combustão mais potente produzido em série pela Audi Sport GmbH, com um sistema de escape mais leve que intensifica a sonoridade.

O novo Audi RS Q8 e RS Q8 Performance vêm equipados com tração integral permanente quattro e uma caixa automática Tiptronic de oito velocidades com tempos de troca reduzidos. O diferencial central distribui a potência do motor numa relação de 40:60 entre os eixos dianteiro e traseiro, podendo ajustar até 70% do torque para o eixo dianteiro e 85% para o traseiro para melhorar a precisão em curvas e minimizar subviragem.

Dinâmica a toda a prova

Ambos os modelos incluem suspensão pneumática adaptativa desportiva com amortecimento controlado, ajustada especificamente para o RS, com altura ao solo variável até 90 mm. O sistema opcional de anti-rolamento eletromecânico (eAWS) minimiza movimentos laterais da carroçaria em curva, usando motores elétricos para estabilizar as barras estabilizadoras. Uma bateria de iões de lítio de 48V alimenta o eAWS, fornecendo até 1,5 kW de potência para cada motor elétrico.

O pacote dinâmico plus opcional aumenta a performance do RS Q8 com uma velocidade máxima de 305 km/h, incluindo estabilização eletromecânica ativa do rolamento, diferencial desportivo quattro e sistema de travagem em cerâmica RS. A direção integral melhora a agilidade, virando as rodas traseiras para melhorar o raio de viragem e estabilidade em mudanças rápidas de faixa de rodagem.

Desgin mais desportivo

No exterior, destacam-se novas opções de cores como Gold Sakhir, Azul Ascari e Vermelho Chili, além de variantes Audi exclusive para acabamentos personalizados. As jantes de liga leve são disponibilizadas em tamanhos de até 23 polegadas, com designs exclusivos e materiais variados como metalizado preto, Neodymium Gold mate e cinzento mate. Ambos os modelos são equipados com um sistema de travagem RS de alto desempenho, com discos ventilados compostos e pinças de travão disponíveis em preto, vermelho ou azul.

No interior, os pacotes de design RS oferecem opções de cores em vermelho, cinzento ou azul, com detalhes como Alcantara no volante e microfibra Dinamica em outras partes, incluindo a zona central dos bancos. Os bancos desportivos perfurados e as inserções decorativas estão disponíveis em diversos materiais como alumínio escovado, carbono e madeira Gray Oak.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)