Robotaxis em Munique em 2023
A Mobileye e a empresa de rent a car, Sixt anunciaram que os robotaxis começarão a operar nas ruas de Munique em 2023. Prevê-se que os primeiros testes com passageiros comecem em 2022.
A subsidiária da Intel, a empresa Mobileye e a gigante de aluguer de automóveis Sixt, planeiam lançar um serviço robotaxi em Munique nos próximos anos, anunciaram os CEO das duas empresas, durante o IAA em Munique. O serviço robotaxi aproveita o know how adquirido pela aquisição da Moovit pela Mobileye no ano passado, uma empresa israelita que analisa os padrões de tráfego urbano.
Através da parceria da Mobileye e da Sixt, os passageiros/clientes poderão aceder ao serviço robotaxi através da aplicação Moovit e também, pela app da Sixt ONE, que dará aos clientes a possibilidade de dar boleia, alugar, partilhar ou subscrever veículos.
Espera-se que os robotáxis comecem o programa de testes nas ruas de Munique em 2022. A frota passará então do teste para operações comerciais após aprovação regulamentar, anunciaram as empresas. A Intel e a Mobileye planeiam instalar o serviço em todo o país, assim como, noutros países europeus até ao final da década. As empresas escolheram a Alemanha, um país onde a Mobileye já está a testar a sua tecnologia automóvel autónoma, devido a uma lei recentemente promulgada que permite veículos sem condutor nas estradas públicas.
“A Alemanha tem demonstrado liderança global rumo a um futuro de mobilidade autónoma ao acelerar a legislação crucial sobre veículos autónomos”, disse o CEO da Intel, Pat Gelsinger. “A nossa capacidade de iniciar operações do robotaxi em Munique no próximo ano não seria possível sem esta nova lei”.
Já em julho, a Mobieye tinha anunciado os testes de veículos autónomos em estradas da cidade de Nova Iorque, depois de o terem feito em laboratório, em estradas fechadas e em estradas de Jerusalém. A Mobileye centra-se em sistemas e algoritmos avançados de assistência ao condutor, chips EyeQ e tecnologia LIDAR.
Esta tecnologia também está a ser integrada numa nova plataforma para veículos de transporte autónomos do fornecedor alemão de componentes automóveis, Schaeffler e será também utilizada nas empresas francesas de transporte Transdev ATS e Lohr Group: o Udelv Transporter e o autocarro de passageiros i-Cristal.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários