Revelado ontem, o novo Audi A1 está mais agressivo
A Audi revelou ontem o novo A1, depois de uma publicação belga ter libertado online as primeiras imagens do modelo. O compacto alemão foi concebido para rivalizar com o Mini, apresenta-se com um carácter desportivo e está equipado com tecnologia normalmente associada a modelos de gamas superiores.
Exterior
Para apelar a um público mais jovem, a segunda geração A1 exibe, comparativamente com a actual, um visual bem mais agressivo evocatório da herança competitiva Quattro. A dianteira é marcada por uma ampla grelha (single-frame), largas entradas de ar e um capot com três fendas, uma clara referência ao Sport Quattro original de 1984. Um difusor e um spoiler integrado no tejadilho caracterizam a traseira. De perfil, as grandes jantes e as pronunciadas saias laterais captam a atenção.
Disponível em 11 cores diferentes e com tejadilho, espelhos laterais e saias contrastantes, este A1 é maior que o actual, mede 4,03 metros de comprimento, 1,74 metros de largura e 1,41 metros de altura, dimensões que são traduzidas num habitáculo mais espaçoso, nomeadamente na secção traseira.
Interior
O interior é centrado em torno do condutor e está “carregado” de tecnologia. De série, o modelo inclui um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e um volante multifunções. Todas as versões excepto a de entrada integram um touchscreen central de 8,8 polegadas (10,1 polegadas nas versões topo de gama). O sistema de multimedia do A1, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, pode ser controlado por voz e reconhece caligrafia humana, uma funcionalidade retirada do A8. O sistema de navegação permite recorrer ao Google Maps e o nível de equipamento MMI Plus disponibiliza, em tempo real, informação sobre o trânsito. Amantes de música podem escolher entre dois sistemas de som de alta-fidelidade, o mais potente é um Bang & Olufsen de 560 W com 11 altifalantes, sem rival no segmento de acordo com a Audi.
Adicionalmente, o novo hatchback alemão conta com uma extensa variedade de tecnologias de assistência à condução, como por exemplo um radar que através do reconhecimento automático de automóveis, peões e ciclistas procura diminuir a probabilidade de ocorrência de acidentes e mitigar a suas consequências caso se verifiquem. A mesma tecnologia permite accionar o cruise control adaptativo a velocidades inferiores a 200 km/h. O automóvel inclui ainda câmara traseira e uma funcionalidade de estacionamento automático.
Mecânica
A linha de motores é composta por três blocos TFSI turbocomprimidos: um de 1.0 litros com três cilindros e outros dois de 1.5 e 2.0 litros com quatro cilindros. A potência não foi especificada, os três motores variam entre os 95 e 200 cv. De série, as motorizações estão associadas a uma caixa manual de 6 velocidades, no entanto é possível optar por uma S tronic automática de 7 velocidades (standard na versão mais potente de 200 cv).
O novo Audi A1 chega ao mercado europeu em Novembro.
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