Foi revelado o interior do novo Mercedes-Benz Classe A
Com lançamento marcado para 2018, o novo Classe A revolucionará a partir do interior com uma nova sensação de espaço e exclusividade. A arquitetura será particularmente marcada pelo design vanguardista do tablier uma vez que confere ao interior uma agradável sensação de espaço e qualidade percecionada.
A arquitetura interior e os novos sistemas de controlo e display do novo Classe A serão, sem dúvida, os principais destaques da nova geração. O tablier encontra-se dividido em duas secções tridimensionais: a secção inferior é visualmente separada da estrutura principal por uma ranhura e aparenta flutuar. A iluminação ambiente (opcional), reforça este efeito e acentua a sensação de flutuação. O ecrã amplo fornecido de série é totalmente independente e, pela primeira vez, uma única peça que incorpora o painel de instrumentos e o display central. As desportivas saídas de ventilação de ar com visual em forma de turbina são outro dos destaques do interior.
O interior do novo Classe A foi inspirado nos modelos de luxo da Mercedes-Benz, como o volante multifunções, inspirado na nova geração do Classe S. Os bancos dianteiros são igualmente caracterizados pelo elevado conforto e incluem controlo de climatização ou função de massagem. Os elementos de revestimento apresentam um design envolvente e a seleção de materiais, como as madeiras porosas, salientam o posicionamento único e de elevada qualidade neste segmento.
O interior transmite assim uma elevada sensação de espaço e proporciona uma melhor visibilidade. A sua utilidade é reforçada pelo maior espaço para os ombros (dianteira +9 mm, traseira +22 mm), espaço para os cotovelos (dianteira +35 mm, traseira +36 mm) e espaço para a cabeça (dianteira +7 mm, traseira +8 mm). A maior facilidade de acesso aos bancos traseiros é outro ponto de destaque do novo Classe A. O compartimento de carga é agora mais adequado para uma utilização familiar e para o transporte de objetos de lazer, com um volume de 370 litros – mais 29 litros que o seu antecessor. Graças aos grupos óticos traseiros, de duas secções, o compartimento de bagagem tem uma abertura 20 cm mais larga e o seu piso é 11.5 cm mais comprido relativamente ao modelo antecessor. Caso seja necessário, o encosto do banco traseiro pode ser ajustado numa posição mais vertical para acomodar, por exemplo, caixas de elevado volume. A visibilidade a toda a volta também foi consideravelmente melhorada em cerca de 10%.
Interior e bancos
O interior do Classe A apresenta uma abordagem completamente nova e revoluciona a classe de compactos. A arquitetura exclusiva é particularmente marcada pelo design vanguardista do novo tablier. Pela primeira vez, o painel de instrumentos não tem revestimento superior e parece flutuar. Como resultado, a estrutura principal do tablier em forma de asa estende-se nas portas dianteiras sem descontinuidade visual. O painel de instrumentos de ecrã amplo de série é totalmente independente. As desportivas saídas de ventilação de ar com visual em forma de turbina são outro destaque do interior. Os bancos dianteiros caracterizam-se pelo elevado conforto e incluem controlo da climatização, função de massagem e geometria multicontorno.
A secção inferior do tablier acomoda a base para as saídas de ventilação em forma de turbina e para o generoso ecrã. Este está disponível em três versões: com dois ecrãs de 7 polegadas (17.78 cm), com um ecrã de 7 e outro de 10.25 polegadas (26 cm) ou com dois ecrãs de 10.25 polegadas. A integração do ar condicionado no ecrã central também ajuda consideravelmente a manter uma linha contínua do painel de instrumentos. O ar condicionado é controlado pelos interruptores do painel de controlo do A/C ou através do correspondente menu no ecrã. As cinco saídas de ventilação redondas apresentam um novo visual em forma de turbina inspirado no mundo da aviação e orientadas para o condutor, acentuando desta forma a desportividade do interior.
As transições dos painéis centrais das portas são contínuas até aos apoios de braços e destacam o princípio de design fluído e sensual. Os componentes recém-desenhados como o volante de 3 raios, os puxadores das portas, a consola central e os bancos, seguem um moderno idioma de design. O puxador da porta em forma de anel totalmente fechado apresenta um design invulgar e particularmente ergonómico.
Iluminação ambiente: padrão de luz vanguardista
As cores disponíveis para a iluminação ambiente do novo Classe A passam a ser 64, ao invés das 12 no modelo anterior. Não foi apenas a variedade que aumentou pois a apresentação emotiva da iluminação também estabelece novas referências neste segmento: as diferentes cores são constituídas por dez conjuntos de cor que permitem esquemas de iluminação modernos com espetaculares variações.
A moderna iluminação ambiente foi considerada numa fase de desenvolvimento e foi sistematicamente integrada no design interior. Isto é visível, por exemplo, na zona de união das secções superior e inferior do tablier. Graças a uma combinação da iluminação indireta e direta, é criado um ambiente extremamente especial que pode ser comparado com a iluminação noturna de um edifício histórico. O interior das saídas de ventilação de ar em forma de turbina e com superfícies galvanizadas é igualmente apresentado de forma emotiva pela iluminação ambiente. A iluminação do interior é gerada apenas com lâmpadas LED de baixo consumo de energia e de longa duração.
Bancos: o conforto de veículos de classes superiores
Durante o desenvolvimento dos bancos para o novo Classe A, a Mercedes-Benz utilizou, pela primeira vez para um veículo do segmento compacto, simulações por computador para verificar o nível de conforto dos bancos. Esta simulação permite prever de forma fiável a sensação de conforto dos bancos unicamente com base em dados de sistemas CAD.
Ao mesmo tempo foram introduzidas as características de conforto dos veículos de segmentos superiores. Os bancos dianteiros estarão disponíveis não só com aquecimento mas também com controlo de climatização e um pack de bancos multicontorno. Os bancos equipados com controlo da climatização possuem uma ventoinha radial em cada almofada. O ar admitido através do revestimento perfurado circula através da estrutura e sai através da secção inferior. Isto permite envolver os ocupantes numa agradável corrente de ar. Mesmo em situações em que o interior do veículo tenha aquecido excessivamente devido à elevada temperatura exterior, o controlo de climatização dos bancos rapidamente arrefece as superfícies dos bancos ao admitir ar mais fresco. A intensidade de ventilação é ajustável em três níveis.
Com o pack bancos multicontorno, as câmaras-de-ar laterais e o apoio lombar podem ser ajustados individualmente através de um compressor acionado eletricamente. As câmaras-de-ar que são insufladas e esvaziadas num movimento de pulsação ou cíclico, fornecem um efeito de massagem na zona lombar quando a função está ativada. Para o novo Classe A estão disponíveis dois tipos de bancos dianteiros: o banco conforto que poderá ter até 20 níveis de regulação e o banco integral desportivo.
Os bancos traseiros podem ser repartidos na proporção de 60/40 e os encostos podem ser rebatidos. Para uma maior versatilidade, em conjunto com as linhas de equipamento, está também disponível um encosto do banco traseiro com uma repartição na proporção de 40/20/40. Em combinação com o pack Compartimento de Carga (opcional), o encosto do banco traseiro pode ser ajustado numa posição mais vertical para acomodar, por exemplo, caixas de elevado volume.
Compartimento de carga e visibilidade a toda a volta
Apesar da Mercedes-Benz ter mantido um visual desportivo no novo Classe A, foi possível aumentar a utilidade do modelo: o aumento do espaço para os ombros, para os cotovelos, para a cabeça e ainda uma maior facilidade de acesso ao banco traseiro são claros benefícios, tal como a capacidade do compartimento de carga que agora é mais adequada para uma utilização familiar e para o transporte de objetos. A visibilidade a toda a volta também foi significativamente melhorada. Esta reforça a segurança e a sensação de espaço.
O volume do compartimento de carga é de 370 litros – mais 29 litros comparativamente ao seu antecessor. Graças aos grupos óticos traseiros de duas secções, o compartimento de carga tem uma abertura 20 cm mais larga e o seu piso é 11.5 cm mais comprido relativamente ao modelo antecessor. Os engenheiros de desenvolvimento do novo Classe A atribuíram uma especial importância à utilidade e ao conforto durante a carga e as descargas e testaram virtualmente o compartimento de bagagens com um extenso cesto de compras.
Comparativamente ao modelo antecessor, é possível transportar mais duas grades de garrafas no compartimento de carga. Também é possível transportar um saco de golfe, ou até dois se a chapeleira do compartimento de carga for removida. Se necessário, o encosto do banco traseiro pode ser colocado numa posição mais vertical para acomodar, por exemplo, caixas de elevado volume.
O conceito de arrumação é igualmente prático: o compartimento na consola central foi significativamente alargado para acomodar objetos como um smartphone, uma carteira, chaves ou um comando de portão de garagem. Um suporte para bebidas no túnel central com capacidade para suportar canecas, latas e garrafas até 0.5 litros, é uma nova característica. O suporte para bebidas é desmontável, o que permite criar um espaço de arrumação adicional.
O tamanho das bolsas de arrumação nos painéis das portas também aumentou. Nestas podem ser acomodadas garrafas de plástico de 1.5 litros ou revistas de formato A4. Os painéis das portas traseiras possuem suportes para garrafas de plástico de 1 litro. Os painéis das quatro portas incluem uma nova característica que corresponde à acomodação integrada de coletes refletores de segurança, estando desta forma imediatamente ao alcance dos ocupantes para a eventualidade de serem necessários.
Melhor visibilidade a toda a volta para uma maior segurança e conforto
A melhoria da visibilidade foi um aspeto que mereceu uma especial dedicação durante o desenvolvimento do modelo. O risco do condutor não detetar veículos ou pessoas durante as manobras de mudança de direção, mudança de faixa de rodagem ou de estacionamento foi significativamente reduzido. Em suma, a área ocultada no campo de visão do condutor foi reduzida em cerca de 10% comparativamente ao modelo antecessor. Este resultado foi principalmente alcançado através do estreitamento dos pilares A, B e C e dos seus revestimentos. A melhoria da visibilidade também foi assegurada pelo posicionamento dos espelhos exteriores nos painéis exteriores das portas e não nos triângulos dos espelhos.
A boa visibilidade traseira é assegurada pelo novo limpa-vidro traseiro. Para uma maior área de limpeza, o alojamento do spoiler traseiro possui uma cavidade interior que permite uma maior área de atuação e portanto a instalação de uma escova mais comprida.
Maiores dimensões para um conforto soberbo
Além da melhoria da sensação de espaço, os ocupantes têm agora à sua disposição uma largura significativamente superior conforme demonstrado na tabela:
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários