Renovado Nissan X-Trail com sistema semiautónomo chega em agosto
O novo X-Trail – o modelo de topo na linha de crossovers da Nissan – estreia uma série de atualizações que melhoram ainda mais a sua qualidade e requinte. Entre elas, um novo exterior distinto e robusto, um habitáculo de maior qualidade com novas funcionalidades e tecnologias inovadoras que tornam a vida na estrada ainda mais segura e confortável.
Sendo um crossover com capacidade de cinco ou sete lugares (em Portugal estão disponíveis apenas as versões de sete lugares), as melhorias introduzidas nesta geração do X-Trail são fruto das opiniões dos clientes atuais e concebidas para reforçar a posição do Nissan X-Trail como o automóvel perfeito para as aventuras em família.
As atualizações da frente do X-Trail incluem uma grelha em V mais ampla, com um novo design do para-choques, que aproveita melhor a cor da carroçaria e inclui um novo acabamento brilhante em preto.
Os conjuntos de faróis revistos apresentam uma nova e mais contemporânea versão dos característicos faróis diurnos em “boomerang” do X-Trail. Por outro lado, passa a existir uma maior diferenciação do design entre as unidades de halógeno e as de LED integrais, que incorporam pela primeira vez o Sistema de Iluminação Dianteira Adaptativo (AFS). Os faróis de nevoeiro em ambos os casos são agora retangulares em vez de circulares.
Na traseira, o para-choques foi redesenhado para possuir um aspeto mais robusto, com novos detalhes cromados. Os conjuntos óticos também foram atualizados e passam a ser integralmente de LED.
Quanto ao perfil do X Trail, também foi alvo de discretos melhoramentos, com o novo design das jantes de 17 e 18 polegadas e um friso lateral cromado na base das duas portas no topo de gama da versão Tekna. Existem quatro novas cores de exterior – Orange Pearl, Red Pearl, Blue Pearl Metallic e Dark Brown Pearl – para além das seis cores que se mantêm do modelo anterior.
As evoluções no interior são muito significativas e incluem um novo volante em D, o que significa uma entrada e saída mais fáceis do condutor. Oferecendo uma visibilidade melhorada dos instrumentos, o volante inclui também os novos comandos de quatro posições que permitem uma mais fácil utilização e consequentemente permitem mais tempo de “atenção à estrada”. O volante tem também disponível pela primeira vez a funcionalidade de aquecimento integrado.
Novos materiais foram utilizados no habitáculo, incluindo nos bancos agora de pele de maior qualidade. Os bancos aquecidos traseiros estão disponíveis pela primeira vez (os dianteiros já dispunham desta funcionalidade na geração atual). Um surpreendente novo interior em pele de dois tons – preto e bronze – constitui um opcional na versão Tekna.
Refletindo as exigências do cliente de uma opção áudio superior, a versão Tekna está agora equipada de série com um sistema áudio totalmente novo de oito colunas BOSE Premium. É o sistema de som mais completo jamais oferecido pela Nissan num automóvel na Europa.
O rádio digital DAB de série também é uma estreia, e o ecrã táctil de navegação por satélite NissanConnect introduz uma nova interface inteligente, similar a um smartphone, para maior facilidade de utilização. Um detalhe adicional é a nova antena de tejadilho do tipo barbatana de tubarão, para uma receção melhorada e um acabamento mais contemporâneo.
A versatilidade do interior do novo X-Trail torna-o perfeito para as aventuras em família. Oferece espaço e conforto excecionais, incluindo o melhor espaço para as pernas da sua classe na segunda fila de bancos. Soluções de arrumação inteligente e funcionalidades práticas, como a capacidade de deslizar/reclinar a segunda fila de bancos são os complementos ideais da versatilidade exigida para essas aventuras.
Graças ao “layout” interior revisto, a bagageira do novo X-Trail é agora mais ampla do que nunca, com capacidade (VDA) de 550 litros a 565 litros na versão de cinco lugares. O espaço total com todos os bancos rebatidos é de 1.996 litros.
O espeço de carga do X-Trail possui ainda o inovador Sistema Inteligente de Compartimento de Bagagem da Nissan, que permite que as prateleiras e divisores sejam ajustados em qualquer uma de nove diferentes configurações, incluindo um compartimento oculto para manter os itens valiosos longe da vista, tornando-se numa base ideal para as saídas em família.
Para condutores que procuram novos níveis de flexibilidade e mais liberdade quando necessitam, o novo Nissan X-Trail estará disponível com tecnologia de condução autónoma ProPILOT em 2018. A tecnologia ProPILOT controla a direção, aceleração e travagem numa única via em autoestradas, durante congestionamentos de tráfego ou a alta velocidade.
Este é apenas um dos recentes sistemas de Mobilidade Inteligente da Nissan aplicado no novo X-Trail. Outros incluem Sistema Anticolisão Inteligente com Reconhecimento de Peões e Alerta Tráfego Traseiro. Se o condutor tentar efetuar marcha atrás quando é detetado um automóvel em aproximação, o sistema emite avisos visuais e sonoros.
A gama de três motores eficientes do X-Trail mantém-se, incluindo o 2.0 litros de 177cv a gasóleo lançado recentemente. Isso significa que os clientes podem escolher o X-Trail perfeito para as suas necessidades, com a escolha de gasolina ou gasóleo de alta ou baixa potência, transmissões de seis velocidades manuais ou automática CVT XTronic, 2WD ou 4WD e cinco ou sete lugares.
Incluindo os EUA – onde o X-Trail adota a designação Rogue – mais de 3,7 milhões de automóveis foram vendidos desde o lançamento do modelo de primeira geração em 2000. Isso inclui quase metade de um milhão de automóveis na Europa, onde o X-Trail se afirma cada vez mais popular.
Aproximadamente 115.000 unidades foram vendidas na Europa desde que a terceira geração do X-Trail foi lançada em 2014 e a procura tem crescido significativamente ano apos ano; as vendas duplicaram de 2014 para 2015 e o total aumentou cerca de 40% no ano seguinte.
O novo Nissan X-Trail estará à venda na Europa, a partir de agosto de 2017. A gama, preços e data de início de comercialização em Portugal serão divulgados em breve.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários