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Renault Scenic: O novo melhor amigo da família já tem preços

By on 21 Março, 2024

A ofensiva Renault para 2024 é muito forte, com grandes novidades para os clientes e depois do estrondoso sucesso da apresentação do Renault 5, chega outra grande aposta para marca do losango… o Renault Scenic. O Automais esteve em Málaga para os ensaios internacionais do novo Scenic, que convenceu (e de que maneira).

O Automais já tinha estado no pré-show do Scénic E-Tech e logo na altura ficamos agradavelmente surpreendidos, quer pela tecnologia, quer pelo aspeto visual. O exterior é muito bonito e moderno, o interior é confortável, com propostas inovadoras, tal como o Solarbay e o apoio de braços Ingenious. Agora com um teste a sério, pudemos comprovar o potencial desta nova proposta.

Novo exterior bem interessante

O exterior é digno de nota e as formas mais arredondadas de outros tempos deram definitivamente lugar a linhas mais retas e ângulos mais pronunciados. Destaca-se o esforço da marca em reduzir a altura do veículo, para o tornar mais aerodinâmico e para melhorar a dinâmica de condução. Assim, temos um carro com um ar moderno, robusto e muito agradável à vista. A aerodinâmica foi uma preocupação central no processo de design, para maximizar a eficiência e a autonomia, e isso é visível na silhueta. Na frente, as cortinas de ar, sob as luzes diurnas, melhoram a entrada de ar à volta do automóvel. A traseira esculpida elimina o arrastamento com uma linha visível e definidora de carácter de cada lado do para-choques.

As jantes de 20 polegadas foram concebidas para aumentar a eficiência do automóvel. Estas jantes Oracle, leves e forjadas em alumínio, são equipadas com acessórios para reduzir o espaço de entrada de ar e, assim, melhorar a aerodinâmica. E os puxadores das portas do novo Scénic E-Tech são embutidos, com um aspeto moderno, para além de melhorarem a aerodinâmica.

A longa distância entre eixos – 2,78 metros, mais de 20 cm face ao Mégane E-Tech elétric não são sentidos de forma muito vincada e o conjunto mantém-se muito homogéneo, com uma grelha frontal muito bonita, e uma traseira mais vincada que acompanha a grelha frontal na beleza.

Interior espaçoso e confortável

O interior é confortável para todos os passageiros. O teto plano e a distância entre eixos de 2,78 metros tornam-no espaçoso. Assim, há muito espaço para os passageiros (incluindo um raio de 278 mm para os joelhos na parte de trás) e para a bagagem (com uma bagageira de 545 litros que pode chegar aos 1670 litros). O inovador teto de vidro opacificante Solarbay é uma novidade que vai agradar. O teto panorâmico generoso torna-se opaco por si só, sem necessitar de proteção física que ocupa espaço. Com esta tecnologia o interior fica ainda mais amplo e apelativo, ganhando-se mais espaço em altura. O apoio de braços Ingenious é uma proposta que vai fazer as delícias dos ocupantes dos bancos traseiros, com funcionalidades tais como apoios para telemóvel ou tablier, com ligações USB e porta copos.

O sistema multimédia OpenR Link inclui mais de 50 aplicações para poder planear a sua viagem sem esforço e desfrutá-la com todos os que viajam consigo. É como ter um tablet Android à sua frente com todas as comodidades e com muitas apps, que ajudarão a tornar as viagens longas mais divertidas. A sua assinatura sonora caraterística está numa classe à parte – é resultado de um trabalho de equipa com o compositor Jean-Michel Jarre.

Amigo da família de do ambiente

Este novo carro usa 24% de materiais reciclados, sendo que 80% do alumínio do capot e das portas é reciclado. Nos plásticos também há valores interessantes com cerca de 40kg de plásticos reciclados a serem usados neste Scénic (em 200kg de plásticos usados), com alguns deles a já apresentarem qualidade suficiente para estarem em superfícies visíveis. Os materiais ferrosos reciclados são 37% do total usado neste carro. No interior o tema mantém-se com os têxteis, em alguns modelos (como o esprit Alpine) a serem feitos de plásticos PET e de cintos de segurança, com 100% de materiais reciclados. Em modelos com tecidos mais claros, a taxa de materiais usados é de 80%. Este cuidado com o meio ambiente faz-se sentir também na decisão de não usar couro no interior dos novos Renault, com o uso de soluções mais “verdes”. Por exemplo, no volante, 51% da cobertura é de origem biológica.

Na bateria, cerca de 90% do cobalto, níquel e Lítio serão recicláveis, sendo que o motor elétrico não usa as chamadas terras-raras (materiais que apesar de relativamente abundantes, estão presentes em baixas concentrações e são difíceis de extrair, sendo usados para motores elétricos, discos rígidos, turbinas eólicas, painéis solares, baterias entre outros) reduzido o impacto no meio ambiente. Também nas baterias, o uso de módulos que podem ser facilmente trocados, evita as trocas completas de baterias, evitando desperdício e permitindo reparações menos onerosas. A partir de 2027 as baterias da marca entram num ciclo fechado de utilização, com os materiais a serem reaplicados e não apenas descartados.

Preços a partir dos 40.690€

A Gama Scénic vai ser composta por quatro propostas: A gama de entrada Evolution, com duas opções de motorização (170CV e 430 km de autonomia, ou 220CV e 625km de autonomia), que conta com jantes em liga leve de 19 polegadas, com corte diamantado, sistema openR Link de 9 polegadas e sistema de som Arkamys Auditorium, câmara de marcha atrás e bomba de calor. O preço para a versão de 170 CV é de 40.690 €, com a versão mais potente a custar 46.500 €

Segue-se a versão tecno, com as mesmas opções de motorização, que conta com o sistema open R link de 12 polegadas, com Google integrado e sistema de som Arkamys Auditorium. Conta também com o apoio de braços Ingenious, porta traseira elétrica e travagem regenerativa regulável (quatro níveis). A versão de 170 CV custa 43.490 € e a de 220 CV custa 49.300 €.

A versão esprit Alpine conta com apenas com a motorização de 220CV e com jantes de 20 polegadas, com corte diamantado speedway, bancos desportivos, volante Alpine, painel de instrumentos específico e peças decorativas em azul. Conta também com sismtea de aquecimento de bancos dianteiros e volante aquecido, além do open R link de 12 polegadas com Google s. O preço é de 51.250 €

A versão de topo iconic recebe apenas a motorização mais potente de 220 CV, jantes com corte diamantado oracle, estofos claros mistos em tecido revestido granulado e tecido reciclado, com pespontos dourados, open R link de 12 polegadas com Google e sistema de som Harman Kardon, regulador de velocidade adaptativo, assistência manutenção de faixa de rodagem, entre outros. O preço fica nos 52.650 €.

Tendo em conta a tecnologia e a autonomia, o Scenic tornar-se numa proposta muito apelativa, com o preço a ficar bem abaixo de outros propostas. De notar que a autonomia de mais de 600km é muito difícil de encontrar em outras propostas que não sejam de gama alta, com o preço a condizer, com o Scenic a entrar no campeonato do VW ID. 7 Pro, Tesla Model S e BMW i7 eDrive50, entre outros.

As primeiras unidades do Scenic deverão chegar a Portugal em junho deste ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)