Renault revela Symbioz funcional
A Renault revelou uma versão real e totalmente funcional do Symbioz, um conceito apresentado no último Salão de Frankfurt. De acordo com o construtor, jornalistas podem agora testar a nova versão e experienciar o futuro em primeira mão.
Tecnologia
O Symbioz foi desenvolvido, desde o início, em torno da capacidade de condução autónoma e permite vislumbrar como será a mobilidade automóvel em 2023.
Integra sistemas de condução autónoma nível 4, o que significa que não necessita da intervenção do condutor para executar funções de condução essenciais. O Symbioz é capaz de ajustar a velocidade em função do veículo que circula à sua frente e manter-se centrado na faixa de rodagem, mesmo durante curvas apertadas.
Motor
Dois motores eléctricos propulsionam o novo protótipo da Renault. Cada motor acciona uma das rodas traseiras, a Renault afirma que este sistema de tracção traseira permite atingir elevados níveis de eficiência.
Os motores eléctricos são alimentados por uma bateria de 72 kWh e produzem 500 kW (680 cv) de potência e 660 Nm de binário. É necessário menos de 30 minutos para recarregar a bateria de 0% até 80%. O veículo integra ainda o sistema “4Control” da Renault que confere direcção às quatro rodas. Não foi divulgada informação relativa à distância que o Renault Symbioz consegue percorrer numa única carga.
Apontamentos aerodinâmicos são extremamente relevantes, pois permitem melhorar a eficiência energética, destaque para as entradas de ar verticais dianteiras, deflectores laterais que condicionam o fluxo do ar e um spoiler activo situado no tejadilho.O interior minimalista é caracterizado por três ecrãs, dois centrais e um que serve de painel de instrumentos.
Vídeo: Symbioz Demo car | Groupe Renault
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários