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Renault Rafale: Abertas as encomendas para as versões E-Tech 4×4 300 cv plug-in hybrid

Renault Rafale: O vento da mudança ganha mais força

By on 30 Maio, 2024

A Renault prepara-se para lançar no marcado uma das suas mais recentes propostas, o Rafale. O SUV do segmento D está pensado para ser o topo de gama da marca do losango, com tudo o que de melhor a marca tem para oferecer, o que não é pouco.

Uma lição de história

O Rafale, apesar de representar o que de melhor a Renault faz na atualidade, é também uma referência ao passado da marca. Para os amantes da aviação, o nome Rafale faz lembrar o Dassault Rafale, um caça francês, bimotor, de asa delta. O seu nome deriva da palavra francesa para “rajada de vento”. Mas os conhecedores da história da aviação poderão chegar à referência correta. O Caudron-Renault Rafale foi uma série de aviões franceses da década de 1930, construídos pela Caudron-Renault.

Projetados para serem leves, aerodinâmicos e potentes, os Rafales foram usados para estabelecer vários recordes de velocidade mundial e tornaram-se alguns dos aviões de corrida mais famosos da época. O motor Renault 456 de seis cilindros sobrealimentado, invertido e arrefecido a ar, com uma potência de pouco mais de 300 CV, permtia que o pequeno e leve avião chegasse aos 500 km/h na sua versão C.460. Lembrar que a construção dos Caudron-Renault Rafale se iniciou em 1934.

É com esta herança que o Rafale chega ao mercado. Com a marca francesa a disparar em sucessão novos produtos (Rafale, em francês, também significa disparos sucessivos de uma arma), este Rafale tem o papel importante de ser o porta-estandarte da marca francesa.

Motorização

O Renault Rafale, construído na plataforma modular CMF-CD de nova geração, combina alta tecnologia e desempenho. Equipado com um motor híbrido a gasolina E-Tech de 200 cv e uma caixa de velocidades automática multimodo, pretende oferecer eficiência, sem esquecer a performance.

O grupo propulsor E-Tech full hybrid de 200 cv do Renault Rafale utiliza uma arquitetura híbrida série-paralela. Com um motor a gasolina de 3 cilindros e 1,2 litros, turbocompressor e ciclo de combustão Miller, o motor oferece 130 cv e 205 Nm de binário, alcançando uma eficiência de 41%. Inclui dois motores elétricos: um principal de 50 kW (70 cv) e 205 Nm, alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh/400V, e um gerador de arranque de alta tensão (HSG) de 25 kW/50 Nm.

O sistema permite uma condução elétrica em 80% do tempo na cidade, sem necessidade de carregamento externo, e a caixa automática multimodo, com tecnologia da Fórmula 1, oferece 15 modos de funcionamento diferentes para otimizar a condução e a eficiência.

O Renault Rafale, equipado com o motor E-Tech full hybrid de 200 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e de 80 a 120 km/h em 5,6 segundos. Com um depósito de 55 litros, o Rafale tem uma autonomia de mais de 1.100 km, ideal para longas viagens. Os ocupantes desfrutam de uma condução sem necessidade de recarga, complementada pelas configurações personalizáveis do sistema MULTI-SENSE, (esforço da direção, resposta do motor e agilidade do chassis) que permite quatro modos: Eco, Sport, Comfort e MySense.

Dinâmica de condução

O Rafale foi pensado também para andamentos mais acelerados. Como tal, o comportamento em estrada e a dinâmica de condução foi devidamente explorada e aprimorada. O Renault Rafale possui suspensões multi-link dianteiras e traseiras em todas as versões Comparado com o Renault Austral, que usa a mesma plataforma, o Rafale tem uma via 40 mm mais larga e pneus de 20 polegadas mais largos (245 mm vs. 235 mm no Austral). Essas características melhoram a aderência à estrada e o controle dinâmico, mantendo o conforto.

Para ajudar ainda mais à dinâmica de condução, o 4Control advanced tem um papel fundamental. O Renault Rafale, a partir da versão Esprit Alpine, vem equipado com direção às quatro rodas 4Control advanced, que melhora a agilidade e o desempenho, virando as rodas traseiras no sentido oposto às dianteiras (até 5 graus) para facilitar manobras em cidade, e no mesmo sentido (até 1 grau) em autoestrada para aumentar a estabilidade. Com isso, o veículo oferece uma excelente manobrabilidade e um círculo de viragem de 10,4 m, comparável a um carro citadino.

Entregas a partir do verão

O Renault Rafale é um automóvel que oferece uma excelente experiência de condução e viagem, combinando segurança, desempenho e conforto. Com um interior espaçoso e tecnologia avançada, graças ao sistema Open R Link, proporciona uma das melhores experiências a bordo. Além da motorização híbrida E-Tech de 200 cv, o Rafale introduz uma nova motorização E-Tech 4×4 de 300 cv, híbrida plug-in, com tração permanente às quatro rodas e suspensão ativa preditiva.

Numa primeira fase, estarão disponíveis as versões Techno (a partir de 45.500€) e Esprit Alpine ( a partir de 50.000€). O modelo de 200 cv poderá começar a ser entregue a partir do verão de 2024. Numa segunda fase, além das versões acima mencionadas, teremos a entrada no mercado da versão de 300 CV, de tração integral, disponível no outono de 2024 nas versões Esprit Alpine e Atelier Alpine.

A Renaulution segue de vento em popa e este Rafale, é talvez a mais forte rajada desta ofensiva francesa, em duas frentes. Para cada opção com motor térmico, há uma opção 100% elétrica, com a eletrificação presente em toda a gama, que conta com 11 propostas. Não falta escolha e talvez por isso algumas das novidades pareçam já algo conhecidas. Mas a Renault está presente em todos os principais segmentos, oferecendo soluções para a grande maioria dos consumidores. O Rafale é a proposta que se apresenta acima de todas as outras.

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