Renault e Nissan afetadas por ataques cibernéticos
Os ataques cibernéticos desencadeados na última sexta-feira, dia 12 de maio, atingiram dois construtores automóveis: a Renault e a Nissan. Segundo a Reuters, os ataques cibernéticos, que afetaram dezenas de milhares de computadores em cerca de 100 países, atingiram, pelo menos, duas unidades fabris pertencentes ao grupo Renault-Nissan.
As instalações em Sandouville (França) – que produz essencialmente veículos comerciais de passageiros e monovolumes – viram os dados dos seus computadores criptografados o que levou à paralização da produção. Os terroristas terão aproveitado uma falha de segurança no sistema Windows da Microsoft para entrarem no sistema – uma atualização do sistema informático, que deveria ter sido realizada há cerca de dois meses, poderia muito provavelemente evitado toda a situação.
Também as intalações em Sunderland (Reino Unido,) – que, recorde-se, produz os Qashqai, Note, Juke, Leaf, Infiniti Q30 e QX30 – terão sido afetadas, embora neste caso o grupo Renault-Nissan não tenha fornecido mais detalhes. A Nissan revelou ainda que sofreu ataques no Japão.
Luís M. Mota
0 comentários