Renault 4 E-Tech: Mais uma bela viagem no tempo
Renault Twingo E-Tech: O regresso do pequeno ícone

Renault está a celebrar os 50 anos do seu icónico Renault 5 na Rétromobile deste ano

By on 16 Março, 2022

É um dos modelos mais conhecidos do mundo e está atualmente a comemorar os 50 anos desde o seu lançamento. E para comemorar, a Renault dedicou todo o stand do Retromobile deste ano para contar a história deste modelo.

O Renault 5 pode não ter sido o modelo mais vendido da marca francesa, mas está certamente no topo da lista dos modelos que nos lembramos assim que falamos nesta marca. Os seus 50 anos de história são carregados de momentos vividos por inúmeras famílias e amigos, seja em férias, no dia-a-dia ou em qualquer outro momento, passando mesmo pelas inúmeras presenças deste modelo na competição. Haverá sempre alguém com uma história para contar, que inclua um Renault 5.

Lançado em 1972 numa simples versão de três portas, muito compacta e simples de utilizar, foi dos primeiros modelos da marca a incluir para-choques plásticos. Chegou a ser produzido em oito países, incluindo Portugal e viu comercializadas mais de 5,5 milhões de unidades entre os anos 1972 e 1985, pelos cinco continentes em que esteve disponível. E se incluirmos o Supercinco nesta conta, o modelo que veio substituir o primeiro Renault 5, o valor das vendas passa para perto dos nove milhões de unidades, ao longe de 20 anos de comercialização. E em França, chegou mesmo a ser o modelo mais vendido entre os anos 1974 e 1983.

Em 1972 chegou mesmo a haver um Renault 5 equipado com um motor elétrico, criado através de uma parceria com a EDF. Foram produzidas apenas 100 unidades, sendo a unidade exposta na Rétromobile da segunda fase de produção. Com apenas dois lugares a bordo, o Renault 5 elétrico conseguia percorrer cerca de 60 quilómetros.

Ao contrário do que se poderia pensar, no entanto, a história do Renault 5 ainda não acabou, uma vez que a marca pretende mesmo lançar no mercado uma versão elétrica deste modelo que já revelou há uns tempos com o seu inovador concept. As vendas deverão começar em 2024 e a produção será feita em França, na fábrica de Douai.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)