Renault Clio V6: o mítico desportivo celebra 20 anos
Um dos pequenos desportivos mais impressionantes das últimas
décadas está de parabéns. O Clio V6, uma criação da divisão desportiva Renault
Sport, surgiu pela primeira vez sob a forma de um protótipo durante o Salão de
Paris de 1998, seguindo-se a versão de produção em 2000.
Para além do visual impressionante, o seu grande destaque é,
sem dúvida, o motor 3.0 litros V6, com 24 válvulas, colocado em posição central,
tal como os melhores supercarros ou máquinas de competição como o seu avô 5
Turbo que animou o Mundial de Ralis na era dourada dos Grupo B.
Para o mercado britânico, por exemplo, estava inicialmente prevista uma produção anual de 400 unidades com volante à direita, mas logo no seu ano de lançamento estavam já feitas 500 encomendas. Alguns clientes esperaram, inclusivamente, até 2002 para receberem o seu Clio V6 numerado, com placa identificativa dedicada colocada na consola central.
Vinte anos depois, e dada a sua raridade, algumas unidades são
hoje comercializadas pelo dobro do valor originalmente pedido pela Renault. As
primeiras unidades declaram uma potência de 230 cavalos e 300 Nm de binário. Os
100 km/h chegam em 6,4 segundos. O Phase 2 chegaria alguns anos mais tarde, já
com a nova cara do Clio e com o V6 puxado para 255 cavalos. O sprint de 0 a 100
km/h passou a fazer-se em 5,8 segundos. A sua produção terminou em 2005.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários