Renault apresentou nova Mégane Sport Tourer
A Renault apresentou a novíssima Mégane Sport Tourer, carro com que a marca francesa pretende chegar à liderança do segmento C. Argumentos não lhe falta, mas a luta será dura…
Foi este fim de semana apresentada na Ilha da Madeira a nova Renault Mégane Sport Tourer, um automóvel cujo design segue a a linha dos mais recentes lançamentos da marca francesa. Segundo a marca, o objetivo passa por conseguir com este novo Mégane a liderança do segmento C – somando berlina com carrinha – dando assim sequência ao sucesso que a variante de cinco portas tem conseguido.
O Novo Mégane Sport Tourer surge com uma gama de cinco motores Diesel, incluindo uma oferta Diesel elétrica, denominada Hybrid Assist, e três motores a gasolina, com preços que se iniciam nos 22.350 € da versão a gasolina com o motor Energy 1.2 TCe de 100 cv, a mais barata de todas, e se estendem até à versão Energy 1.6 dCi de 130 cv, Bose Edition, que custa 32.218,71 €, sendo que as duas versões GT, a TCe 205 EDC custa 33.100,00 € e a dCi 165 EDC, 36.100,00 €. Estas duas versões mais desportivas são as mais caras da gama.
Mas para que não fique por saber nada da nova carrinha francesa, aqui fica todo o detalhe.
A nova Renault Mégane Sport Tourer oferece um conjunto de tecnologias únicas no segmento C. Por exemplo a condução personalizável graças ao MULTI-SENSE e a tecnologia 4CONTROL de 4 rodas direcionais, – presente no Mégane Sport Tourer GT. O Novo MEGANE Sport Tourer, Sport Tourer GT LINE e Sport Tourer GT estarão disponíveis, a partir de agora, na rede de concessionários Renault.
DESIGN
O Novo MEGANE Sport Tourer é uma carrinha de design desportivo elegante. É mesmo o automóvel mais baixo e com as vias mais largas da sua categoria.
Dimensões Novo MEGANE Sport Tourer (em mm) Em comparação com o Mégane 3 Sport Tourer (em mm). Altura 1449 – 58; Comprimento 4626 + 45; Distância entre eixos 2712 + 9; Vias à frente 1591 + 45; Vias atrás 1586 + 39.
Possui acabamentos cromados, em todas as versões, que envolve a cintura da carroçaria e se prolonga à custódia traseira em preto brilhante. As barras de tejadilho integradas, em alumínio anodizado, são de série a partir do segundo nível de equipamento.
O Novo MEGANE Sport Tourer apresenta-se com uma assinatura luminosa distintiva. À frente, a assinatura luminosa, em forma de C, beneficia da tecnologia LED com guia de luz e efeito 3D. Nas versões superiores, o Novo MEGANE Sport Tourer dispõe de faróis “full LED”, com comutação automática estrada/cidade (tecnologia LED Pure Vision). Na traseira, as luzes alongadas proporcionam um efeito 3D, com a tecnologia Edge Light.
Um habitáculo refinado e ergonómico
O Novo MEGANE Sport Tourer propõe um habitáculo centrado no condutor e com uma melhor ergonomia do posto de condução. O conjunto das prestações tecnológicas (Head-Up Display a cores, quadro de instrumentos com ecrã TFT de 7 polegadas a cores e personalizável, tablet multimédia vertical de 8,7 polegadas R-LINK 2) está posicionado de forma a facilitar a utilização.
Tal como a berlina, o Novo MEGANE Sport Tourer dispõe de versões GT-Line com um design ainda mais desportivo. No exterior, possui para-choques dianteiro com design mais desportivo e uma entrada de ar alargada; Grelha inferior específica, em ninho de abelha, associada à grelha superior do Novo MEGANE Sport Tourer; Saída de escape elítica cromada na traseira, do lado esquerdo, e um difusor perfilado; Monograma GT Line de grandes dimensões nos guarda-lamas dianteiros e uma inscrição na traseira; Jantes de 17 polegadas Dark Metal de série; as jantes de 18 polegadas estão disponíveis em opção; Estruturas dos retrovisores e difusor na cor Dark Metal.
No interior, tem bancos envolventes com apoios de cabeça integrados, pesponto em azul e logótipo sport com padrão de xadrez; Estão disponíveis dois tipos de estofos: tecido e couro Alcantara® (em opção); Habitáculo com apontamentos em azul, nos frisos e nos pespontos, que estão em perfeita harmonia com a cor exterior exclusiva Azul Iron; Volante dotado de um revestimento específico para oferecer uma melhor retenção; Assinatura GT Line visível no friso do painel de bordo, a combinar com o monograma lateral exterior.
Bagageira fácil de configurar
O Novo MEGANE Sport Tourer dispõe um volume na bagageira de 521 dm3 VDA (580 l). Oferece escolha entre duas posições do piso: Uma posição alta, para obter um piso plano com o banco traseiro rebatido, de modo a facilitar o carregamento de objetos volumosos. Neste caso, fica disponível um espaço de arrumação de 50 dm3 VDA (55 l) sob o piso; Uma posição baixa, para obter um volume de bagageira máximo. Um sistema de compartimentação integrado, que permite dividir a bagageira em dois (dianteira/traseira) e evitar que os objetos deslizem; Espaços de arrumação laterais, de cada lado da bagageira, ao nível das cavas de rodas; Um gancho de cada lado, para pendurar um saco; Uma rede de retenção de bagagem, que pode ser aplicada na vertical, disponível em opção; Um tapa-bagagens maleável e fácil de enrolar, para simplificar o carregamento. Dispõe de um espaço de arrumação específico, sob o piso, de modo a conservar o volume da bagageira.
Graças aos manípulos situados na bagageira, o sistema “Easy Break” permite o desbloqueio e o rebatimento automático do banco traseiro para a configuração 1/3-2/3; Adicionalmente, no Novo MEGANE Sport Tourer, o banco do passageiro dianteiro pode ser rebatido na posição de mesa, de forma a carregar objetos que poderão chegar aos 2,70 m de comprimento – um recorde no segmento!
Habitabilidade melhorada
O Novo MEGANE Sport Tourer proporciona maior habitabilidade aos passageiros traseiros, com um raio à altura dos joelhos de 216 mm; Uma posição de assento mais confortável, com um banco traseiro mais inclinado que no Mégane 3 Sport Tourer (27° em vez de 25°); Uma largura ao nível dos ombros (1441 mm à frente, 1377 mm atrás) ao melhor nível do segmento.
Tecnologias
O Novo MEGANE Sport Tourer beneficia da arquitetura modular CMF C/D (Common Module Family), dispondo, por isso, de numerosas prestações do segmento superior, herdadas do Novo Espace e do Talisman. Assim, o MEGANE Sport Tourer propõe, tal como o Novo MEGANE berlina, uma oferta completa de tecnologias únicas no segmento: Uma condução conectada, graças ao R-LINK 2, o tablet multimédia tátil e intuitivo de 8,7 polegadas. O Novo MEGANE Sport Tourer propõe (consoante as versões) o R-LINK 2 com ecrã vertical tátil de 8,7 polegadas (22 cm) e um ecrã capacitivo semelhante à de um smartphone ou tablet. O tablet multimédia R-LINK 2 também está disponível no formato de 7 polegadas (18 cm) horizontal. O R-LINK 2 permite controlar a navegação, em particular com o reconhecimento de voz; As comunicações; O rádio; As aplicações; Os sistemas de ajuda à condução; O ar condicionado.
Nos automóveis equipados com sistema áudio Bose®, os engenheiros da Bose® e da Renault trabalharam em estreita colaboração para obter um som por medida, graças ao posicionamento otimizado de 11 altifalantes de alto desempenho. O altifalante central à frente oferece maior precisão na restituição do som; o subwoofer com dois altifalantes, integrado na bagageira, proporciona um ambiente musical extremamente envolvente. Este conjunto oferece um som realista, claro e equilibrado, onde cada nota, cada detalhe, cada timbre da música são fielmente difundidos.
Condução personalizável, graças à tecnologia Multi-Sense
A tecnologia MULTI-SENSE permite personalizar a experiência de condução consoante os desejos do condutor, atuando sobre a rigidez da direção, a resposta do pedal de acelerador e do motor, o tempo entre passagens da caixa de velocidades automática EDC, o sistema de quatro rodas direcionais 4CONTROL (versão GT), o ambiente luminoso do habitáculo, bem como a função de massagem do banco do condutor. Um comando MULTI-SENSE, posicionado na consola, permite aceder diretamente aos cinco modos de condução indicados no ecrã do R-LINK 2: Neutral, Sport, Confort, Personalizado, Eco.
Cinco ambientes luminosos estão associados a estes modos de condução: sépia, vermelho, azul, violeta e verde. A tonalidade de iluminação do habitáculo está em perfeita harmonia com a cor de exibição do ecrã TFT do quadro de instrumentos e do ecrã R-LINK 2. Além disso, também graças à tecnologia MULTI-SENSE, o condutor pode personalizar a sonoridade do motor com 3 modos à sua escolha: Neutral, Confort e Sport.
Head-Up Display a cores e sistemas de ajuda à condução
O Head-Up Display a cores e retrátil, melhora a segurança e o conforto do condutor com uma clara legibilidade das informações e uma maior eficácia dos sistemas de ajuda à condução (ADAS). Sem desviar os olhos da estrada, o ecrã permite-lhe visualizar informações úteis para a condução: velocidade instantânea, navegação, ajudas à condução. O Novo MEGANE Sport Tourer beneficia das mais recentes tecnologias de ajuda à condução, já integradas no Novo Espace, no Talisman e no Novo MEGANE. O conjunto dos sistemas de ajuda à condução, acessível e ativável a partir do tablet R-LINK 2, permite: Proteger: regulador de velocidade adaptativo (ACC), travagem ativa de emergência (AEBS), Alertar: alerta de transposição involuntária de faixa (LDW), alerta de distância de segurança (DW), alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), aviso de ângulo morto (BSW), Facilitar: câmara de marcha-atrás, comutação automática dos máximos/médios (AHL), ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e sistema de ajuda ao estacionamento Easy Park Assist (estacionamento mãos-livres).
Regulador de velocidade adaptativo (ACC)
Ajusta automaticamente a velocidade para manter a distância pré-selecionada. O radar dianteiro avalia a distância para o veículo da frente e calcula a sua velocidade. Em seguida, comunica com o motor e o sistema de travagem, para adaptar a velocidade e respeitar a distância. O sistema funciona entre os 50 e os 150 km/h.
Sistema de travagem ativo de emergência (AEBS)
Este sistema, ativo entre os 30 e os 150 km/h, avisa o condutor em caso de perigo de colisão com o automóvel que segue à sua frente. Na ausência de reação do condutor ou se a sua reação não for suficiente, os travões são automaticamente ativados.
Alerta de transposição de faixa (LDW)
Ativo a partir dos 70 km/h, o sistema avisa o condutor em caso de transposição involuntária de uma linha contínua ou descontínua. Este alerta contribui para a segurança prevenindo o condutor de que a trajetória seguida pelo automóvel pode levar a uma saída de estrada.
Alerta de distância de segurança (DW)
Esta função ajuda o condutor a respeitar a distância de segurança. Um pictograma de alerta, correspondente ao intervalo de tempo que separa o Novo Mégane Sport Tourer do automóvel da frente, é apresentado intuitivamente sob a forma de barras no quadro de instrumentos ou no Head-Up Display. O sistema está operacional entre 30 e 200 km/h.
Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR)
Graças à leitura dos sinais de trânsito por intermédio de uma câmara, o sistema indica ao condutor a velocidade regulamentar na zona em que circula e propõe-lhe registá-la como valor a utilizar pelo limitador de velocidade.
Aviso de ângulo morto (BSW)
Para garantir a segurança das manobras de ultrapassagem, este sistema alerta o condutor, através de um sinal visual nos retrovisores exteriores, se algum veículo se encontrar no ângulo morto. O sistema está operacional entre 30 e 140 km/h.
Comutação automática dos máximos/médios (AHL)
A comutação automática entre máximos e médios recorre a uma pequena câmara para detetar os faróis dos veículos com que se irá cruzar e as luzes traseiras dos automóveis que seguem à frente, para passar às luzes de médios. A função também tem em consideração a iluminação pública.
Sistema de ajuda ao estacionamento Easy Park Assist (estacionamento mãos-livres)
Depois de ajudar o condutor a identificar um lugar de estacionamento livre, medindo o espaço disponível com o auxílio de sensores, o sistema assume logo depois o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento. O sistema de ajuda ao estacionamento Easy Park Assist está apto a realizar as operações necessárias para estacionar em 3 posições diferentes: em paralelo, em espinha e na perpendicular. O ecrã central exibe o conjunto das informações relativas à manobra (representação gráfica da manobra, câmara de marcha-atrás e sensores). Em qualquer caso, o condutor controla a travagem e a aceleração durante as manobras. O sistema está operacional até aos 30 km/h.
Conforto
O Novo MEGANE Sport Tourer é um automóvel polivalente e familiar. O trabalho realizado ao nível da suspensão e do conforto acústico foi associado à qualidade do seu comportamento em estrada e a uma oferta de motores que respondem a todas as necessidades. É mais confortável graças: A uma melhor ergonomia do posto de condução; Ao trabalho realizado em termos de conforto e de poder de retenção dos bancos; Ao trabalho específico a que foram sujeitas as ligações ao solo: os amortecedores e os batentes de fim de curso foram melhorados para otimizar o conforto. A direção é mais rigorosa e reativa. O conforto foi preservado, graças ao trabalho específico de afinação da filtração dos triângulos dianteiros. As articulações do trem traseiro também foram trabalhadas para melhorar a filtração das irregularidades da estrada.
A evolução acústica associada aos ruídos de condução é significativa em relação ao Mégane 3 Sport Tourer nos seguintes domínios: Um melhor isolamento dos ruídos de ar, sobretudo em autoestrada, graças a uma maior espessura dos vidros, à utilização de juntas de estanquicidade exteriores na parte inferior das portas e à generalização do para-brisas acústico; Melhoria da sensação de “silêncio” do habitáculo graças à adição ou extensão de espumas e feltros sob o capô, nas cavas das rodas, nas zonas inferiores das portas, na moldura do para-brisas, por trás das guarnições laterais da bagageira e a rigidificação da estrutura da carroçaria para obter um melhor isolamento relativamente aos ruídos de vibração ao ralenti.
Motores para todas as necessidades, incluindo o Hybrid Assist
O Novo MEGANE Sport Tourer (exceto GT) propõe cinco motores Diesel, incluindo uma oferta Diesel elétrica, denominada Hybrid Assist, e três motores a gasolina (consumos e emissões homologados de acordo com a regulamentação aplicável):
MOTORES DIESEL E MOTORES A GASOLINA
Energy dCi 90, caixa manual de 6 velocidades Energy TCe 100, caixa manual de 6 velocidades
Energy dCi 110, caixa manual de 6 velocidades Energy TCe 130, caixa manual de 6 velocidades
dCi 110 Hybrid Assist, caixa manual de 6 velocidades Energy TCe 130, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades
Energy dCi 110, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades
Energy dCi 130, caixa manual de 6 velocidades
Energy dCi 90, caixa manual de 6 velocidades: 90 cv e 220 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm.95 g de CO2/km; 3,7 l/100 km. Associado a uma caixa manual de 6 velocidades, este motor oferece uma condução económica e dinâmica. Dotado do sistema Stop & Start, é económico em matéria de combustível, consumindo apenas 3,7 l aos 100 km.
Energy dCi 110 ECO2, caixa manual de 6 velocidades: 110 cv e 260 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm.
Este motor posiciona o Novo MEGANE SPORT TOURER entre os melhores do segmento em termos de emissões de CO2 (90 g CO2/km) e de consumo (3,5 l/100 km), o que lhe confere a assinatura ECO2. Oferece um conforto de condução reforçado, graças à utilização de tecnologias diretamente importadas da F1, como os pistões de aço.
Energy dCi 110, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades: 110 cv e 250 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm.
Este motor proporciona um conforto de condução reforçado, essencialmente graças ao trabalho aplicado à admissão e à combustão. O consumo de combustível e as emissões de CO2, mesmo com a caixa automática de dupla embraiagem, são bastante reduzidos (3,7 l/100 km; 95 g CO2/km).
Energy dCi 130, caixa manual de 6 velocidades: 130 cv e 320 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm.
Um verdadeiro concentrado de tecnologias. Graças à integração da tecnologia do downsizing, este motor diesel de 16 válvulas desenvolve uma potência de 130 cv para uma cilindrada de 1598 cm3. O motor Energy dCi 130 apoia-se numa conceção baseada numa arquitetura derivada da experiência da Renault na F1. Este motor Diesel apresenta um consumo de 4 l/100 km e emissões de CO2 de 103 g/km.
dCi 110 Hybrid Assist, caixa manual de 6 velocidades
O Novo MEGANE SPORT TOURER propõe uma motorização Diesel elétrica, denominada Hybrid Assist. Com um gerador elétrico e uma bateria de 48 V, a tecnologia Hybrid Assist recupera a energia nas fases de desaceleração e o motor elétrico auxilia o motor térmico nas fases de aceleração. Resultado: um consumo de combustível e emissões de CO2 reduzidas, entre as mais baixas do segmento.
Energy TCe 100, caixa manual de 6 velocidades: 100 cv e 175 Nm de binário disponível a partir das 1500 rpm
120 g de CO2/km; 5,4 l/100 km.
Reativo a partir dos regimes baixos, este motor é particularmente adequado a percursos urbanos. Associado a uma caixa manual de 6 velocidades, proporciona acelerações suaves e dinâmicas, com um custo controlado.
Energy TCe 130, caixa manual de 6 velocidades: 130 cv e 205 Nm de binário disponível a partir das 2000 rpm.
Este motor a gasolina de 1,2 l com turbocompressor oferece as prestações de um motor atmosférico de 2 litros. Graças à tecnologia de injeção direta e ao turbocoletor integrado, é suave e reativo. A injeção direta melhora a combustão de combustível, beneficiando o consumo (5,3 l/100 km) e as emissões de CO2 (119 g de CO2/km).
Energy TCe 130 EDC, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades: 130 cv e 205 Nm de binário disponível a partir das 2000 rpm.
Esta versão permite níveis de consumo e de emissões de CO2 equivalentes aos da caixa manual (5,4 l e 122 g), oferecendo o conforto e a reatividade de uma caixa automática de dupla embraiagem.
MEGANE Sport Tourer GT.
O prazer de condução do MEGANE Sport Tourer GT foi reforçado com o 4CONTROL. Em termos de design, o Novo MEGANE Sport Tourer GT reforça ainda mais o design desportivo da MEGANE Sport Tourer. No exterior, apresenta: Um para-choques dianteiro desenhado para reforçar o estilo desportivo; Grelhas dianteiras superior e inferior específicas, em ninho de abelha e entrada de ar mais baixa e mais larga; Jantes de 18″ diamantadas, desenvolvidas especificamente pela Renault Sport e com o monograma GT; Uma saída de escape cromada na traseira, do lado esquerdo, e um difusor perfilado, para reforçar o visual dinâmico; Estruturas dos retrovisores, difusor e goteiras dianteiras laterais na cor Dark Metal; Monograma “Renault Sport” na traseira esquerda e na lateral, nos guarda-lamas dianteiros.
No interior, o Novo MEGANE Sport Tourer GT oferece todo o universo da Renault Sport, com: Bancos envolventes com apoios de cabeça integrados, pesponto em azul e logótipo sport com padrão xadrez; Estofos em tecido (couro Alcantara® em opção); Habitáculo com apontamentos em azul, em algumas superfícies e nos pespontos, que reforçam a identidade do Novo MEGANE Sport Tourer GT e estão em perfeita harmonia com a cor exterior Azul Iron; O inédito volante desportivo em couro plena flor perfurado, de ergonomia otimizada, os pedais desportivos em alumínio e a alavanca de velocidades específica, associada às patilhas no volante, foram concebidos para proporcionar uma condução intensamente desportiva.
Sistema 4CONTROL é estreia no segmento C
O Novo MEGANE Sport Tourer GT é a primeira carrinha do segmento C a beneficiar da tecnologia 4CONTROL. O chassis 4CONTROL, uma tecnologia inovadora com a assinatura Renault, gere a brecagem das rodas traseiras. Configurado pelos engenheiros da Renault Sport especificamente para o Novo MEGANE Sport Tourer GT, o 4CONTROL oferece dinamismo e precisão em estradas sinuosas independentemente do modo escolhido. Em situações de emergência, as quatro rodas direcionais garantem um comportamento eficaz graças a uma reatividade imediata. Este sistema oferece estabilidade a alta velocidade e manobrabilidade a baixa velocidade (em manobras), conferindo ao automóvel uma agilidade absolutamente excecional. Cem vezes por segundo, o 4CONTROL calcula e ajusta o ângulo de direção das rodas traseiras para garantir a estabilidade ideal.
O Novo MEGANE Sport Tourer GT dispõe de quatro modos de condução que permitem satisfazer as diversas expectativas dos condutores: Sport, Neutral, Confort e Personalizado. Com o 4CONTROL, abaixo de 80 km/h em modo Sport e de 60 km/h nos restantes modos, as rodas traseiras viram no sentido inverso ao das rodas dianteiras. O automóvel parece, então, ter uma distância entre eixos idêntica à de um modelo do segmento inferior. Acima destas velocidades, as rodas traseiras viram no mesmo sentido que as rodas dianteiras e, neste caso, o automóvel comporta-se como se tivesse uma distância entre eixos do segmento superior, o que lhe confere uma extraordinária estabilidade.
O modo Sport permite explorar plenamente todo o temperamento do Novo MEGANE Sport Tourer GT. O botão R.S. Drive é um atalho que permite aceder imediatamente a esta configuração. No modo Sport, o 4CONTROL é mais reativo e permite reduzir 40% o ângulo do volante (mais 5% do que nos outros modos) relativamente ao de um automóvel idêntico sem 4CONTROL, o que favorece uma condução dinâmica quando as curvas e as contracurvas se sucedem. O modo Sport atua na regulação da direção, na cartografia do pedal de acelerador e na parametrização motor/caixa. O modo Neutral, ativo por predefinição no arranque, oferece a melhor combinação para o dia-a-dia, entre espírito desportivo e conforto. O modo Comfort permite otimizar o consumo com uma tipificação económica de algumas funções. O modo Perso pode ser configurado pelo condutor e permite-lhe modificar alguns aspetos do seu automóvel de acordo com os seus desejos.
As ligações ao solo do Novo MEGANE Sport Tourer GT receberam afinações específicas nos habituais domínios de competência técnica da Renault Sport, preservando o conforto e a polivalência. O Novo MEGANE Sport Tourer GT beneficia também de peças novas específicas: molas, amortecedores, barras estabilizadoras, direção. As molas e os amortecedores específicos proporcionam um melhor conforto vertical, contribuindo para a polivalência de um automóvel vocacionado para uma utilização quotidiana, preservando todavia o seu carácter desportivo. O diâmetro dos discos de travões foi aumentado em 30 mm relativamente ao dos do Novo MEGANE Sport Tourer: 320 mm à frente; 290 mm atrás.
Dois motores parametrizados pela Renault Sport
Energy TCe 205 EDC, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 7 velocidades: 205 cv e 280 Nm de binário disponível a partir das 2400 rpm. Este motor a gasolina de 1,6 l com turbocompressor, configurado pela Renault Sport para a versão GT, oferece excelentes acelerações e o seu desempenho mantêm-se compatível com emissões de CO2 (134 g/km) e consumos (6 l/100 km) controlados.
Energy dCi 165, caixa automática de dupla embraiagem EDC de 6 velocidades: 165 cv e 380 Nm de binário disponível a partir das 1750 rpm. Até ao final do ano, este motor Diesel, com a tecnologia Twin-Turbo da Renault, completará a oferta de motores no Novo MEGANE Sport Tourer GT. O primeiro turbo de muito baixa inércia possibilita uma resposta instantânea desde os regimes mais baixos e o segundo turbo assegura excelentes subidas de regime bem como acelerações dinâmicas numa grande amplitude.
O Novo MEGANE Sport Tourer GT beneficia, no modo Sport, de tecnologias específicas desenvolvidas pelos engenheiros da Renault Sport: o Launch Control, com o motor Energy TCe 205 EDC, permite um arranque tipo “arranque parado”, significativamente mais rápido; o Multi-Change Down, com os dois motores Energy TCe 205 EDC e Energy dCi 165 EDC, permite reduções múltiplas de caixa.
O Launch Control inspira-se nos sistemas de arranque automático utilizados pela Renault na competição. Com o “Launch Control”, o Novo MEGANE Sport Tourer GT é capaz de gerir totalmente os arranques do tipo “arranque parado” com toda a segurança, permitindo ao Novo MEGANE Sport Tourer GT fazer dos 0 aos 100 km/h em 7″4.
O modo de atuação é simples: com o pé esquerdo no travão, uma pressão longa e simultânea nas duas patilhas situadas por trás do volante fará ativar o Launch Control, o que é confirmado pela mensagem “Launch Control On” apresentada no quadro de instrumentos. Com o pé direito, carregar a fundo no pedal de acelerador. O automóvel arrancará assim que o pedal de travão for libertado. Para proteger a mecânica, o Launch Control está sempre sob vigilância eletrónica o que pode impedir temporariamente a sua ativação. Com o modo manual da caixa EDC selecionado, o Multichange Down permite reduzir várias velocidades de uma só vez através de uma simples ação longa na patilha esquerda do volante.
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