Renault 4 E-Tech: Mais uma bela viagem no tempo
Renault Twingo E-Tech: O regresso do pequeno ícone

Renault apresenta novo Arkana com um visual distinto e uma nova versão topo de gama

By on 12 Julho, 2023

O novo Arkana apresenta um visual distinto para afirmar o SUV Coupé da Renault no segmento C, destacando-se a nova versão topo de gama – Esprit Alpine – com um toque mais desportivo e requintado. Passam a existir três versões de equipamento e uma maior escolha de tecnologia, alimentadas pela unidade E-Tech, totalmente híbrida, até aos 145 cv de potência no SUV construído com base na plataforma modular CMF-B desenvolvida pela Aliança.

Depois de ter vendido 163 000 unidades deste SUV coupé desde o seu lançamento em 2020, a Renault apresenta o novo Arkana, com o logótipo Nouvel’R integrado na grelha, no centro da faixa em preto brilhante que liga os faróis e que fornece a base para o novo padrão da grelha. Dependendo do acabamento (Evolution, Techno ou Esprit Alpine), as características do logótipo são em Preto, Cromado Acetinado ou Cromado Escuro, para sublinhar a mudança para um nível superior do mercado.

A lâmina aerodinâmica, que marcou as versões R.S. Line e E-Tech Engineered, está agora presente no para-choques das versões Techno e Esprit Alpine. Ainda no exterior, os cromados dos elementos decorativos (grelha, molduras das janelas, etc.) foram substituídos por preto, preto acetinado ou preto brilhante profundo, consoante a versão.

Tal como os outros modelos mais recentes da Renault, o novo Arkana inclui agora, no topo da sua gama, um nível de equipamento Esprit Alpine de inspiração desportiva e requintada. Uma das características exteriores é a lâmina Cinzenta Acetinada no para-choques dianteiro. Outra é o emblema Shale Grey (cinzento xisto) embutida numa aplicação em Preto Brilhante Profundo, no friso do guarda-lamas. O Esprit Alpine também vem equipado com novas jantes de 19 polegadas e um novo corte no aileron a condizer com o tejadilho, que melhora a aerodinâmica da porta traseira.

No interior, os bancos nesta versão são caracterizados por uma mistura de Eco Tep (10% de materiais de origem biológica) e imitação de camurça. O interior das portas e o volante têm costuras vermelhas, brancas e azuis. Seja qual for o grupo motopropulsor escolhido, o interior do novo Arkana Esprit Alpine inclui a alavanca de velocidades e-shifter sem cablagem mecânica.

Com a gama do novo Arkana reduzida a três níveis de equipamento – Evolution, Techno e Esprit Alpine – a navegação integrada no sistema de infotainment Renault EASY LINK, que também se liga sem fios aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, passa a ser incluída de série no Evolution. O ecrã digital do painel de instrumentos continua a medir 7 polegadas na diagonal, mas apresenta agora informações numa área maior.

Para além da lâmina aerodinâmica a condizer com o tom da carroçaria, a versão Techno manteve as jantes das versões R.S. Line e E-Tech Engineered. O logótipo e as letras na traseira são em Cromado Acetinado.

A nova gama também apresenta uma nova cor de carroçaria, Midnight Blue (Azul Meia-noite), e inclui a mesma seleção de motores: o híbrido E-Tech de 145 cv e os mild hybrid a gasolina de 140 cv e 160 cv.

A unidade E-Tech totalmente híbrida (full hybrid), de 145 cv, é composta por dois motores elétricos (um motor principal de 36 kW e um gerador/motor de arranque de alta tensão de 18 kW) com um motor a gasolina de 4 cilindros, 1,6 litros e 69 kW (94 cv) de potência, uma caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem e uma bateria de 1,2 kWh de capacidade. O grupo motopropulsor totalmente híbrido E-Tech, tem até 14 combinações possíveis entre o motor a combustão e o elétrico para otimizar a eficiência energética.

O automóvel arranca sempre em modo elétrico e pode funcionar apenas com o motor elétrico até 80% do tempo em cidade, o que, segundo a Renault, reduz o consumo até 40% em comparação com um motor a gasolina convencional. As emissões de CO2 deste grupo motopropulsor de alta eficiência podem ser tão baixas como 105 g/km.

O grupo motopropulsor E-Tech do novo Arkana, com 145 cv, inclui a função e-save, que mantém a carga da bateria a 40%, no mínimo.

O novo Renault Arkana vai estar disponível para encomenda a partir deste verão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)