Renault 5 E-Tech com série especial Roland-Garros
Durante o Open de ténis de Roland-Garros, a Renault apresentará uma série especial do Renault 5 E-Tech 100% elétrico alusiva à mítica competição, antes da sua chegada aos concessionários em 2025.
O Renault 5 E-Tech elétrico, apresentado em fevereiro, é um automóvel diferente de todos os outros. Desenvolvido através de métodos inovadores, o modelo de produção conserva a magia e o charme do show-car. Dotado de tecnologias elétricas e digitais, inteiramente fabricado em França, tem um preço inicial competitivo de cerca de 25 000 euros.
Um ícone renascido
O Renault 5 E-Tech elétrico apresenta também um inovador carregador bidirecional AC compatível com as tecnologias V2L (vehicle-to-load) e V2G (vehicle-to-grid), posicionando o veículo como um ator-chave no ecossistema energético. Através dos serviços da Mobilize, os utilizadores podem contribuir com eletricidade isenta de carbono para a rede, o que resulta em poupanças substanciais nas contas de eletricidade.
Sob o capot, o motor do Renault 5 E-Tech electric é mais compacto em relação aos seus antecessores, o Megane E-Tech electric e o Scenic E-Tech electric, mas mantém-se fiel à tecnologia síncrona de rotor bobinado preferida pela Renault. Esta conceção de motor elimina a necessidade de ímanes permanentes, reduzindo assim o impacto ambiental ao evitar a utilização de terras raras. Com três potências disponíveis (110 kW, 90 kW e 70 kW), este motor apoia-se na experiência de durabilidade dos seus antecessores.
O Renault 5 E-Tech elétrico é um veículo polivalente, tanto em cidade como em estrada, graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 ou 100 kW e à sua bateria de até 52 kWh que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP. Uma raridade no segmento dos citadinos elétricos, pode mesmo rebocar um atrelado, com uma capacidade de reboque de 500 kg.
Edição Roland-Garros
Esta edição exclusiva destaca-se pelo seu design, disponível em quatro cores de carroçaria: branco nacarado, azul noturno, preto estrela e um cinzento shiste mate exclusivo. O interior apresenta estofos em cinzento-claro inspirados no vestuário técnico do desporto, com detalhes em TEP azul. Elementos como o seletor de velocidades e-pop, os tapetes de “argila vermelha” e as soleiras das portas em alumínio escovado adicionam um toque distintivo.
O logótipo de Roland-Garros é proeminente em vários pontos, incluindo as jantes, os encostos dos bancos dianteiros e o seletor de velocidades. Este Renault 5 E-Tech 100% elétrico Roland-Garros é uma fusão de estilo e desempenho, inspirado no prestigiado torneio de ténis parisiense.
Renault ajuda na mobilidade do evento
Para o torneio, a Renault coloca à disposição uma frota de 180 veículos, dos quais 88% são eletrificados. A frota inclui 70 Scenic E-Tech 100% elétricos, 30 Rafale E-Tech full hybrid, 40 Espace E-Tech full hybrid e 20 Austral E-Tech full hybrid.
O transporte de alguns convidados será, também, assegurado por quatro veículos R5 dos anos 70, adaptados para funcionar com energia elétrica pela The Originals Renault – La Collection.
Give Me 5, projetos desportivos em zonas desfavorecidos
Criado pela Renault em 2022 para favorecer o acesso a atividades desportivas, o Give Me 5 contribui para a construção e renovação de campos de ténis em França, no Brasil e na Argentina. Em França, a Renault associou-se à “Fête le Mur”, uma associação criada pelo antigo tenista Yannick Noah, para financiar três novos campos em bairros desfavorecidos de Marselha, Poitiers e Roubaix.
Os cinco embaixadores da Renault estão envolvidos no desenvolvimento desta iniciativa social para os jovens de zonas desfavorecidos.
Este ano, Diane Parry e Casper Ruud juntam-se à lista de embaixadores da Renault, ao lado de Félix Auger-Aliassime, Diede de Groot e Luca Van Assche, presentes desde 2023. Diane Parry, de 21 anos, é uma das estrelas em ascensão do ténis feminino francês, enquanto o norueguês Casper Ruud, de 25 anos, ocupa atualmente o sexto lugar no ranking oficial ATP. É três vezes finalista de torneios Grand Slam e vencedor de títulos consecutivos do Open de França em 2022 e 2023.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários