Mercado automóvel europeu contrai 3% em maio. Elétricos em queda
23% dos veículos em circulação em Portugal são anteriores a 2010. Média europeia nos 14%

Reino Unido mantém-se como o principal destino das exportações de veículos da UE 

By on 5 Agosto, 2023

Os países da União Europeia exportaram em 2022 cerca de 5,6 milhões de automóveis, tendo sido o Reino Unido o principal destino das exportações, representando um quinto do total do mercado, segundos os dados do Eurostat compilados pela ACEA (Associação Europeia de Construtores de Automóveis). 

A associação que representa os construtores europeus, dá conta que mais de um milhão de automóveis da UE tiveram como destino o Reino Unido em 2022, o que equivale à soma dos veículos exportados para os EUA e a China, o segundo e quarto destino preferencial para a unidades europeias no top 10 revelado pela ACEA, respetivamente. O que acaba por não ser nenhuma surpresa, uma vez que são dois países fortes em termos de produção própria e no caso da China, assistimos a um avanço impressionante em sentido contrário, com várias marcas chinesas a entrarem no top de vendas de vários países europeus, sendo que a grande maioria dos veículos são importados daquela parte do mundo. 

A maior surpresa dentro do top 10 dos destinos dos veículos produzidos dentro do espaço da União Europeia, é a subida da Ucrânia para o terceiro posto, com mais de 436 mil unidades exportadas. Em 2021 era o quinto destino das exportações da UE (mais de 207 mil veículos) e no ano pré-pandémico de 2019 era apenas o oitavo país, recebendo pouco mais de 149 mil unidades exportadas. 

Em termos gerais, as exportações de veículos do espaço da UE ainda não estão ao mesmo nível do período antes da pandemia – numa altura em que os números já vinham em rota descendente – mas os dados de 2022 são mais otimistas do que aqueles acumulados em 2021.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)