Rede Mobi.E: 448 mil carregamentos em abril
A rede de carregamentos nacional continua a crescer e a ser cada vez mais usada, mostrando uma evolução positiva.
Em abril, foram registados aproximadamente 448 mil carregamentos, marcando um aumento de 66% em relação ao mesmo período de 2023. O consumo de energia alcançou cerca de 9 milhões de kWh, um aumento de 80% em comparação com o período homólogo.
O crescimento contínuo da rede, acompanhando o aumento do número de veículos elétricos, é um dos principais impulsionadores desses números. Em abril, a rede Mobi.E integrava cerca de 4.750 postos de acesso público, equivalente a cerca de 8.380 pontos de carregamento.
Outro destaque é a potência da rede, que ultrapassava os 261.000 kW, cerca de 4% acima do objetivo estabelecido no regulamento europeu AFIR. No final de abril, aproximadamente 1.730 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, representando 36% do total da rede.
Mais 66% de utilizadores
Nos primeiros quatro meses do ano, cerca de 132.500 utilizadores distintos carregaram os seus veículos na rede Mobi.E, registando um crescimento de aproximadamente 66% em relação ao período homólogo. Em média, cada utilizador realizou 13 carregamentos na rede Mobi.E durante este período.
Em termos de impacto ambiental, a rede Mobi.E contribuiu para a economia de mais de 27 mil toneladas de CO2 de janeiro a abril. Seriam necessárias mais de 468 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para absorver a mesma quantidade de dióxido de carbono.
Atualmente, há em média 90 tomadas a cada 100 quilómetros de rodovia e são disponibilizadas 122 tomadas por cada 100 mil habitantes.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários