RB17: Da F1 para a estrada, graças a Adrian Newey
A Red Bull já não é apenas sinónimo de bebidas energéticas. A marca soube mostrar-se ao mundo através dos desportos radicais e da F1, transformando-se em muito mais que uma marca de bebidas. A equipa Red Bull é uma das mais fortes da F1 o sucesso recente com Max Verstappen evidenciam a qualidade do trabalho feito. Esse know how já foi transferido para a estrada numa pareceria com a Aston Martin, com o Aston Martin Valkyrie.
A Red Bull prepara-se para lançar o seu primeiro hipercarro, o RB17, fruto da experiência bem-sucedida da marca na Fórmula 1. Projetado pela Red Bull Advanced Technologies e pelo renomeado engenheiro de F1 Adrian Newey, o RB17 inicialmente apresentaria um motor V8 biturbo, mas foi atualizado para um V10 naturalmente aspirado.
Com uma cabine para dois ocupantes, suspensão ativa, pneus Michelin personalizados e produção limitada a 50 unidades (49 disponíveis para clientes), o hipercarro será vendido por 5,81 milhões de euros, mais impostos. A Red Bull planeia realizar testes de componentes em 2024, apresentar um modelo em escala real no verão de 2024, e iniciar os testes em pista no final de 2025, com a produção para clientes previstas para 2026.
Com um motor de combustão de 1.000 CV e um componente elétrico adicional de 200 CV, o carro devera pesar menos de 900 kg. Reconhecido como um dos carros mais aerodinâmicos, o Aston Martin RB17 visa alcançar tempos de volta comparáveis aos de um carro de F1, gerando força descendente limitada intencionalmente a 1.700 kg a 241 km/h.
O projetista Adrian Newey confirmou que o RB17 seria capaz de atingir níveis de desempenho de F1 em pista, devido à utilização de tecnologia que tinha sido anteriormente proibida.
Newey confirmou, ao falar para o podcast Talking Bull: “Se conduzido por um piloto profissional, é capaz de fazer uma volta de Fórmula 1. Para conseguir isso [performance], puxámos todas as alavancas, por isso tem um ‘ blown difuser’ e suspensão ativa também.”
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