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Raríssimo Ferrari de F1 disponível para venda no leilão de Monterey

By on 26 Julho, 2022

Já são conhecidos os lotes disponíveis para o próximo leilão da RM Sotheby’ss, que se vai realizar em Monterey, na Califórnia, e entre eles está um dos cinco Ferrari 500 F2 construídos pela marca italiana.

O início dos anos 50 foram incríveis para Enzo Ferrari e para a sua marca de automóveis, criada há pouco tempo. O 500 F2 foi um dos modelos mais incríveis daquela época, tendo sido construídas apenas cinco unidades. Uma delas foi a utilizada por Alberto Ascari nos campeonatos do mundo de 1952 e 1953 e esta é uma das restantes quatro. Aliás, esta é mesmo a quarta unidade, que foi comprada nova por Jacques Swaters e foi o primeiro Ferrari a ser utilizado pela equipa Ecurie Francorchamps.

Apesar de ter nascido como um 500 F2 e com o chassis 0208F, este foi também um dos modelos a ser convertido na fábrica da Ferrari para as especificações de Fórmula 1 no início de 1954, ficando com a designação 625. Seguiram-se diversas provas, ainda com a Ecurie Francorchamps, antes de ter regressado a Modena, para ser trocado por um 750 Monza.

Todos os Scuderia Ferrari Works 500 F2 “sobreviventes” viram o seu número de chassis de três algarismos substituído por um de quatro e começaram a ser vendidos a clientes privados em 1954, já no formato de 625, com as especificações de Fórmula 1. Segundo Marcel Massini, historiador da Ferrari, este foi um desses modelos. Já com o novo número de chassis 0540, foi vendido a Marquis Alfonso de Portago no início de 1955, que o utilizou em quatro provas de Fórmula 1 nesse mesmo ano: em Turim, Pau, Bordeaux e Silverstone, com a posição mais elevada a ser registada em Pau, com um oitavo lugar.

No final de 1955, o 625 voltou a trocar de proprietário, passando para o engenheiro britânico Donald Healey durante cerca de cinco anos. Desde essa altura, este Ferrari já viu o seu registo de propriedade trocado por diversas vezes. Já fez parte da incrível coleção de Pierre Bardinon’s Mas du Clos, entre 1967 e 1983, tendo recebido um restauro parcial no final dos anos 60. Entretanto, já passou por diversos outros proprietários e foi usado em provas como o Goodwood Revival ou as corridas históricas do Mónaco, pelo menos, até dezembro de 2000, o ano em que passou a fazer parte de uma coleção privada em Colónia, na Alemanha, onde esteve muito bem tratado durante duas décadas.

Em abril deste ano foi meticulosamente inspecionado pela Ferrari Classiche, confirmando-se a originalidade do chassis, motor e caixa de velocidades, tornando-o num dos Ferrari mais fantásticos de sempre para qualquer colecionador. Estará disponível em leilão no próximo evento de Monterey, no dia 20 de agosto e estima-se que o valor da venda fique algures entre os três e os quatro milhões de dólares.

As imagens usadas são da autoria da RM Sotheby’s.

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