Range Rover Sport HST estreia motorização híbrida com turbo elétrico e tecnologia 48 volta e custa 125.586€
É o primeiro pequeno híbrido (mild hybrid em inglês) da Jaguar Land Rover (JLR), tendo por base o motor Ingenium de seis cilindros com 3.0 litros de cilindrada, a debitar 400 CV.
Chama-se HST, é uma série especial e tem como destaque a motorização híbrida “mild”, ou seja, recorre á tecnologia 48 volts, a um turbo elétrico capaz de rodar a 120 mil rotações por minuto, durante meio segundo, para tentar eliminar o efeito de enchimento tardio do turbo, exibindo 550 Nm de binário. O que permite uma performance de 225 km/h e uma aceleração 0-100 km/h em 6,2 segundos. Reclama a Land Rover que o Range Rover Sport HST consome, em média, 9,3 l/100 km com emissões de 213 gr/km.
Este motor Ingenium é a estreia da Jaguar Land Rover com este tipo de hibridização, sendo o primeiro passo para consolidar o plano da marca de Solihull de oferecer uma versão eletrificada em cada gama a partir de 2020. Este novo bloco de seis cilindros em linha, foi desenhado e produzido internamente pela unidade de produção de motores da JLR em Wolverhampton, tal como tinha sucedido com a gama de propulsores de quatro cilindros Ingenium.
O sistema híbrido gira em volta de um sistema “stop&start” que desliga o motor quando o veículo está prestes a imobilizar-se, com um motor de arranque com função de motor elétrico e uma bateria com tecnologia de 48 volts, regenerando energia suficiente para que o arranque seja feito em modo elétrico. O turbo elétrico é de geometria variável, o mesmo se passando com o tempo de abertura das válvulas de escape e admissão. Tudo isto contribui para os 400 CV e 550 Nm de binário deste motor a gasolina que melhora em 12% as emissões de CO2 e reduz em 75% a emissão de partículas, utilizando um filtro de partículas para gasolina.
A edição especial HST com este motor já está disponível no Reino Unido por um preço de 93 mil euros, oferece, ainda uma combinação de cores exteriores única, melhorias no habitáculo, incluindo a aplicação de fibra de carbono em alguns locais, travões com maxilas pintadas de vermelho e mais alguns pormenores que destacam este Range Rover Sport HST, já disponível também em Portugal por 125.586 euros..
Leia também
Ranger Rover P400e PHEV – Ensiao Teste
Novo Range Rover Evoque chega a Portugal em março
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários