Quem é o Fleximan, o “super-herói” que destrói radares de velocidade?
Um novo “super-herói” surgiu em Itália. O seu nome é Fleximan e tem-se tornado no terror dos radares de velocidade. Mas será um herói ou um vilão?
Flessibile, rebarbadora em italiano, é a palavra raiz para o nome “Fleximan”, o novo personagem italiano que usa a sua rebarbadora para derrubar radares de controlo de velocidade, com pelo menos 15 ataques bem sucedidos. O vândalo anónimo, deu origem a investigações por parte de uma força de intervenção especial da polícia e de vários gabinetes do Ministério Público.
Embora os ataques possam refletir a frustração do público com a proliferação de radares de trânsito, o número de mortes nas estradas italianas continua a ser elevado e o uso dos radares torna-se assim quase inevitável. Não se sabe ao certo se Fleximan é um indivíduo ou um grupo de vândalos imitadores. Apesar de um suspeito de 50 anos ter sido acusado no noroeste do país, a maioria dos ataques ocorreu na região de Veneto.
Os métodos consistentes de Fleximan têm granjeado o apoio das redes sociais, que o retratam como um Robin dos Bosques moderno. A Itália tem o maior número de radares de trânsito da Europa, o que contribui para o ressentimento do público. Alguns presidentes de câmara locais decidiram não substituir imediatamente os radares vandalizados para aliviar as tensões.
#Fleximan colpisce ancora 💪💪💪
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— Sabrina F. (@itsmeback_) January 19, 2024
Herói ou vilão?
Será esta obra do Fleximan um ato heroico ou apenas vandalismo puro e sem sentido. É verdade que o cerco tem apertado para os condutores que gostam de velocidade e para os mais distraídos, com o aumento das receitas vindas das multas a aumentar em Itália. Mas é importante relembrar que as estradas foram feitas para todos e que cumprir as velocidades estipuladas é importante para garantir a segurança. A Itália tem um historial pouco impressionante em matéria de segurança rodoviária. De acordo com o Conselho Europeu para a Segurança dos Transportes, o número de mortes em Itália por milhão de habitantes terá sido de 54 em 2022, quase o dobro dos 26 por milhão de vidas perdidas no Reino Unido e dos 37 por milhão em Espanha. 54 mortes por milhão é um número muito semelhante ao das estradas portuguesas no ano de 2021. Os radares podem ser uma das ferramentas necessárias para fazer parar os exageros que vimos diariamente nas estradas e colocam em risco os prevaricadores e os restantes condutores. Se alguns limites de velocidade são muito questionáveis, destruir propriedade pública de dar luz verde para que os “aceleras” possam provocar mais vítimas também o é.
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— Sabrina F. (@itsmeback_) January 19, 2024
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