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PSA Group: fase dois do plano “Push to Pass” faz regressar Peugeot aos EUA

By on 26 Fevereiro, 2019

Após resgatar o grupo da falência e devolvido aos lucros aumentando de peso com a compra da Opel, o PSA Group vai entrar numa fase de expansão com um plano ousado.

Contas feitas, o PSA Group liderado por Carlos Tavares, vai lançar 116 novos modelos até 2021 distribuídos pelas suas marcas – Peugeot, Citroen, DS e Opel – irá acelerar a eletrificação de toda a sua gama e lançar a Peugeot no mercado norte americano. Está aqui a segunda fase do ambicioso plano “Push to Pass” do PSA Group.

O plano estratégico do grupo francês, cujo primeiro andamento foi apresentado em 2016, está desenhado para tornar a PSA um construtor global, fugindo á dependência do Velho Continente. A primeira fase está concluída e foi sublinhada pelo quinto ano consecutivo de crescimento de todo o grupo e pelo facto da Opel ter regressado aos lucros em 2018, os primeiros em 20 anos, somente um ano depois da sua aquisição pela PSA.

Segunda fase do plano “Push to pass”

O plano estratégico “Push to Pass” entra, assim, na segunda fase de implementação com um intervalo temporal entre 2019 e 2021. Após a consolidação financeira e a recuperação da Opel, está chegada a hora de aumentar a presença global do grupo com a entrada em novos mercados, expansão da gama e focar recursos e competências na eletrificação da gama e na tecnologia digital.

Carlos Tavares referiu que “continuaremos a nossa transformação ‘Darwiniana’ e abordaremos cada desafio como uma oportunidade de nos afirmarmos face aos nossos concorrentes. E ‘darwiniana’ significa que ou nos adaptamos e mudamos, ou morremos. Por isso vamos nos adaptar e, agora, já estamos prontos para a mudança.”

E os objetivos não são pera doce: a segunda fase do plano “Push to Pass” tem como objetivo um aumento das vendas fora da Europa de 50% até final de 2021! Um alvo complicado que obriga o grupo gaulês a entrar no mercado norte americano com a Peugeot, no mercado indiano com a Citroen, no mercado russo com a Opel e na China com a DS. Ou seja, uma pulverização massiva do grupo nos maiores mercados mundiais, muito diferentes entre si.

Quando o plano “Push to Pass” terminar em 2021, a Peugeot já tem desenhado um novo projeto a nove anos para ser aplicado entre 2021 e 2030.

Regresso aos EUA e Rússia e entrada na India

O regresso da Peugeot aos EUA está a ser planeado com todo o cuidado desde 20’16, tendo o PSA Group recrutado uma enorme equipa que tem estado a compatibilizar os modelos da marca do Leão com as regras norte americanas. Por isso, Carlos Tavares sustentou que “o nosso regresso aos mercados norte americano e do Canadá será feito de uma forma não convencional, frugal e criativo.” Tudo começará com produtos importados da China e da Europa e foi desenvolvida uma rede que promete criatividade nas vendas e na distribuição. Naturalmente que o PSA Group está na expetativa do que irá acontecer com a guerra comercial existente entre a Europa, EUA e China para desenhar o plano final deste regresso. E com a habitual nota sobre a competição automóvel, Carlos Tavares justificou a escolha da Peugeot para regressar aos EUA dizendo que “acreditamos que levar para os EUA a marca que venceu três vezes as 500 Milhas de Indianápolis, é a coisa certa a fazer.” Não sabia? Pois é, a Peugeot venceu pela primeira vez a mítica prova norte americana em 30 de maio de 1913, com Jules Goux a ganhar ao volante de um Peugeot, em 30 de maio de 1916, com Dario Resta e em 1919 com Howdy Wilcox, embora com um chassis Premier.

A Peugeot foi lançada nos EUA em 1958, mas saiu do mercado em 1991, numa altura em que as vendas declinaram para lá do razoável. Vendeu carros no México, mas a presença foi sempre residual e os carros não podiam entre nos mercados americanos e canadianos, pois não respeitavam as normas daqueles dois países. Agora, a marca do leão está de regresso.

Também criativa será a abordagem ao mercado indiano com a Citroen, embora os planos para esta “invasão” estejam mais avançados pois já existe uma gama desenhada que será apresentada brevemente. Já o regresso da Opel ao mercado russo, de onde saiu há dois anos, justifica-se, pois existem mais de meio milhão de carros da Opel a circular em território russo, o mercado está recetivo e esta é, então, uma enorme oportunidade de regressar.

Eletrificação da gama

A ofensiva de produto que o PSA Group vai fazer com 116 novos modelos, inclui protótipos e veículos comerciais, um segmento que Carlos Tavares vê como chave para o crescimento. Contas feitas, o grupo francês quer reduzir a idade da gama toda para 3,5 anos. Portanto, o PSA Group tem como objetivo com centrar a sua oferta em 43 modelos chaves (62 atualmente) o que vai permitir que o foco esteja na qualidade.

A ofensiva de modelos híbridos e elétricos já começou e vai ser acelerada para alcançar o objetivo traçado de oferecer uma versão eletrificada em, pelo menos, metade da gama toda do grupo, já em 2021 e em toda a gama em 2025.

Mostrando estar atento, o PSA Group tem como objetivo, oferecer automóveis a hidrogénio (para frotas empresariais) e desenvolver os programas de mobilidade, com destaque para a “Free2Move”.

O PSA Group não vai investir na condução autónoma, pois Carlos Tavares entende que a completa autonomia é demasiado cara para os particulares comprarem, explicando “a não ser que desejem muito viajar sozinhos no banco traseiro, nenhum particular quer a condução totalmente autónoma.” Por isso, o PSA Group vai concentrar esforços no desenvolvimento de ajudas á condução para o futuro a médio prazo. Isso não quer dizer que deixem de lado a condução autónoma: o foco estará em desenvolver essa tecnologia para outro tipo de veículo e mobilidade.

Mudanças empresariais

Apesar dos lucros e da boa saúde financeira do grupo, Carlos Tavares continua fortemente empenhado em aumentar os lucros e tornar a empresa mais ágil. Nessa medida, o grupo francês vai reduzir a sua exposição imobiliária, reduzindo mais 14% até 2021, as propriedades que possui. As vendas online também são importantes e o PSA Group pensa vender 100 mil unidades/ano através deste canal.

Resultados 2018

A finalizar a reunião sobre a implementação da segunda fase do “Push to Pass”, o PSA Group forneceu os dados sobre os resultados de 2018. O grupo vendeu 3,88 milhões de unidades, um aumento de 6,6%, gerando um aumento de 14% no volume de negócio para os 74 mil milhões de euros. 

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