Óleo do motor: Dicas para evitar problemas
Sinistralidade nas estradas: Primeiro trimestre com indicadores positivos

PSA Group aposta na eletrificação

By on 20 Setembro, 2018

O Peugeot e-Legend é a revelação da estratégia de eletrificação do PSA Group, mostrando que o grupo francês está já bem avançado.

Contas feitas, todos os novos modelos desenvolvidos para as cinco marcas do grupo (Citroen, DS, Peugeot, Opel e Vauhxall) terão, pelo menos, uma versão eletrificada a partir de 2019. Quer isto dizer que seja um modelo totalmente elétrico ou um híbrido, cada um dos novos modelos que estão a chegar às gamas do PSA Group, terão um modelo eletrificado, sendo que 15 desses novos modelos vão já surgir nos próximos dois anos.

Assim, como parte desse número, vão ser lançadas versões híbridas “Plug In” do DS7 Crossoback, Peugeot 3008, Peugeot 508, Peugeot 508 SW e Opel Grandland X. O sistema híbrido que vai ser usado pelo PSA Group terá das versões: 4×4 e 4×2. Ambas se baseiam no motor 1.6 litros Puretech a gasolina com 200 CV associado a dois motores elétricos de 80 kW (108 CV) cada um. A bateria será uma unidade de 90 kWh. A segunda variante só terá tração dianteira, terá uma versão de 182 CV do motor 1.6 Puretech e conta, apenas, com um motor de 80 kW (108 CV). A bateria é de 80 kWh. Ambos estão equipados com a caixa automática de 8 velocidades. Assim equipado, o sistema híbrido PSA emite menos de 49 gr/km de CO2 e tem uma autonomia em modo elétrico de 50 quilómetros, podendo a bateria ser recarregada em uma hora com um carregador rápido. No lado puramente elétrico, o PSA Group vai lançar sete novos produtos, incluindo o mais recente DS3 Crossback e-Tense, um SUV que o AUTOMAIS já lhe deu a conhecer.

Para diminuir custos e racionalizar a produção, o PSA Group colocou todos estes modelos assentes em duas plataformas, apenas, a CMP e a EMP2, ambas desenhadas de forma inteligente para acomodarem unidades de potência de combustão interna, híbridas ou totalmente elétricas. Com esta ação, o PSA Group poderá poupar bastante sem perder qualidade dos produtos. Contas feitas, serão mais de duas dezenas de veículos todos feitos sobre as mesmas bases.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)