Próxima geração do Porsche Macan será elétrica
O Conselho de Administração da Porsche decidiu que a próxima geração do SUV Macan será totalmente elétrica, abolindo os motores de combustão interna.
Será o primeiro SUV compacto da história da casa de Zuffenhausen a receber motorização totalmente elétrica, com a Porsche a saltar dos motores a gasolina (depois de abolir os diesel na sua gama) para os elétricos, sem passar pela hibridização. Esta decisão vem reforçar a gama de produtos totalmente elétricos que a Porsche está a construir com o Taycan (o primeiro Porsche elétrico) e o Taycan Cross Turismo. Quer isto diser que o Macan irá usar uma versão da plataforma PPE (Premium Platform Electric) desenvolvida em colaboração com a Audi e terá a mesmo tecnologia de 800 volts do Taycan.
Segundo Oliver Blume, presidente do conselho de administração e gestão da Porsche AG, “a eletromobilidade e a Porsche rima de forma perfeita, não só porque partilham a abordagem pelo lado da elevada eficiência, mas particularmente pelo seu carácter desportivo. Em 2022 estaremos a investir mais de sei mil milhões de euros na mobilidade elétrica e em 2025, 50% de todos os Porsche vendidos terão uma motorização elétrica.” Um plano ambicioso, mas que não deixa de fora os adeptos dos outros motores. Segundo o mesmo responsável, “nos próximos dez anos estaremos focados num equilíbrio entre a otimização dos motores a gasolina, soluções híbridas Plug in e motores puramente elétricos. O nosso objetivo é ser pioneiros na tecnologia e por esta razão continuaremos a ajustar continuamente a empresa com a mobilidade do futuro.” Como diria um bom português, “cautelas e caldos de galinha” não fazem mal a ninguém e se a aposta é na mobilidade elétrica, ninguém sabe, ao certo, se será mesmo este o caminho no futuro.
A Porsche já tinha tomado a decisão de fabricar a próxima geração do Macan na unidade de produção de Leipzig em julho do ano passado, pelo que a fábrica terá de passar por uma resestruturação para produzir o Macan elétrico. O investimento será forte, uma fábrica que nasceu em 2002 para produzir o Cayenne, com 259 colaboradores. Dai para cá tem sido desenvolvida e é, hoje, uma das mais avançada e ecológicas fábricas do mundo. Já o Macan é uma história de sucesso desde 2011. A fábrica de Leipzig produz 90 mil unidades/ano, tem mais de 4 mil colaboradores e desde que foi lançada a primeira pedra em fevereiro de 2000, a Porsche já investiu mais de 1,3 mil milhões de euros.
0 comentários