Protótipo original do Cizeta Moroder V16T vai ser vendido em leilão
Construído por Claudio Zampolli e Giorgio Moroder nos anos 80, o Cizeta Moroder era um superdesportivo muito à frente do seu tempo equipado com um motor de 16 cilindros. No total, foram construídas apenas dez unidades, dada a sua complexidade, mas o modelo que vai estar presente no leilão da RM Sotheby’s em Phoenix no final do mês é o protótipo original, com o chassis número 001, que pertence atualmente a Giorgio Moroder.
Claudio Zampolli era um dos pilotos de testes da Lamborghini no final dos anos 70 e também um dos engenheiros de desenvolvimento da marca italiana. No início dos anos 80 mudou-se para Los Angeles, onde investiu num negócio de manutenção de automóveis exóticos, mas o seu sonho era mesmo criar o seu próprio superdesportivo.
Giorgio Moroder, vencedor de Óscares da Academia e Grammys era conhecido como o criador da Disco Music nos anos 80 e trabalha de perto com diversos nomes conhecidos da indústria. Além disso, era cliente da loja de Zampolli e no meio de diversas conversas, surgiu o desejo de Zampolli de criar o seu superdesportivo.
Moroder investiu em Zampolli, que criou o incrível motor V16T de posição transversal, inspirado na configuração do Lamborghini Miura e Marcelo Gandini desenhou a carroçaria deste modelo.
Os constantes atrasos e frustrações do projeto fizeram com que Moroder se tivesse afastado desta ideia, logo após a construção do protótipo do Cizeta V16T, retirando o seu nome dos modelos de produção. E é por essa mesma razão que apenas o seu, com o Chassis 001, inclui o seu nome na secção traseira do carro.
O protótipo do Cizeta Moroder V16T foi apresentado oficialmente no dia 5 de dezembro de 1988, num evento apresentado por Jay Leno e já marcou presença nos salões de Los Angeles e Genebra. Esteve com o próprio Giorgio Moroder desde a sua construção, e por se tratar de um protótipo, quase não saiu da garagem e está num estado de conservação imaculado.
Para Giorgio, no entanto, chegou o momento de se despedir desta obra de engenharia dos anos 80 e que inclui o seu nome no projeto, pelo que o modelo mais original dos dez produzidos, será vendido no final deste mês no leilão da RM Sotheby’s, em Phoenix, no Arizona.
A acompanhar este modelo estará uma obra de arte digital única, criada por Jeremy Ian Thomas, ou “Soulajit”, e que será acompanhada de um NFT (Non-Fungible Token), garantindo a sua originalidade.
As imagens do Cizeta Moroder são da autoria de Patrick Ernzen ©2021 Courtesy of RM Sotheby’s
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários